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Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que 
consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível 
destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e 
desdobram-se no tratamento didático proposto para as  três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, 
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível 
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

A competência 4, propõe utilizar diferentes linguagens, inclusive a digital, como forma de comunicação, bem  como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar  informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao  entendimento mútuo.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue o item 3:

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e devem garantir algumas experiências. (Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010, p. 25. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em agosto de 2021).

As experiências que envolvem recursos tecnológicos e midiáticos, não são contempladas nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, visto que podem prejudicar o desenvolvimento infantil. 

Leia o texto, a seguir, para julgar às questões 58 e 59:

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (fonte: MEC-BRASIL, 1998, p. 20). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Acesso em agosto de 2021.

Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o 
desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses. 

O texto abaixo foi retirado da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 33 e 34:

“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e 
cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o 
universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas 
aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.”

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

A BNCC para a Educação Infantil está estruturada em Campos de Experiências. Cada campo apresenta objetivos de aprendizagem e saberes e conhecimentos e estão divididos por faixa etária. São eles: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Leia o texto a seguir para julgar os itens 39 e 40:

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em 
Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões 
que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos.

(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 276. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: agosto de 2021)

O professor Rodrigo precisa ensinar a multiplicação aos estudantes do 3º ano. Para introduzir o assunto, ele 
escreveu a tabuada do 2 no quadro de giz e os estudantes realizaram a cópia. Pediu, como tarefa, para que 
memorizassem os resultados e no dia seguinte propôs um jogo de bingo, onde eles deveriam marcar na cartela, o resultado da multiplicação anunciada pelo professor. A estratégia de ensino utilizada pelo professor potencializa a compreensão da multiplicação, pois o jogo de bingo ajuda no processo de memorização.

A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52: 

Mesmo que não há retenção na Educação Infantil, devem ser criados procedimentos que garantam a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho. 

Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que 
consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível 
destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e 
desdobram-se no tratamento didático proposto para as  três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, 
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível 
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

A quinta competência da BNCC, foca no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico e responsabilidade de uso. Esta competência visa ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender, produzir, resolver problemas e exercer o protagonismo, tanto na vida pessoal como na coletiva. 

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma. 

Leia o texto para julgar o item 38

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a unidade temática Números é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados. No tocante aos cálculos, espera-se que os alunos desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras. 
(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 268. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.  Acesso em: agosto de 2021).

O ensino de algoritmos para resolver operações básicas requer o domínio das características do Sistema de Numeração Decimal. O estudante precisa compreender os agrupamentos e reagrupamentos na base 10, tal conhecimento pode ser desenvolvido por meio de jogos, materiais manipuláveis, brincadeiras e resolução de problemas, dentre outras abordagens metodológicas e recursos didáticos.

Leia o texto, organizado em duas partes para julgar os itens 44 e 45:

Parte- 1. O documento “Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no 
processo de alfabetização”, apresenta reflexões sobre o ensino e aprendizagem das letras enquanto uma tarefa sutil, porém, complexa porque exige conhecimentos linguísticos, como os conceitos que envolvem “O que é letra?”, para que os alunos compreendam o funcionamento do ____________________________.

 Parte- 2. Podemos afirmar que quando um aluno, do processo de alfabetização, não identifica as formas das letras, bem como não as diferencia ou seja, ele não faz a _______________________, ele também não vai realizar sem erros a _________________________ (o valor que cada letra tem dentro do sistema de escrita) o que dificulta e problematiza a apropriação da leitura e da escrita, a aprendizagem da Língua Portuguesa.

Documento: Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no processo de alfabetização.Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oeH0NeKvHEvpeTbTxXbbiw6KowbhZvd4/view?usp=sharing. Acesso em: 17/08/2021

A partir da leitura do trecho, julgue os itens 44 e 45:

Parte -2. Os termos categorização gráfica e categorização funcional completam, corretamente as lacunas.

A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52: 

O conhecimento sobre o trabalho que é proposto pela instituição e sobre o desempenho das crianças, deve ser apresentado às famílias em um documento específico.

O texto abaixo foi retirado da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 33 e 34:

“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e 
cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o 
universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas 
aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.”

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

Os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se e imaginar. 

Leia o texto para julgar o item 6:

A Lei nº 13.146, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se como 
definição de tecnologia assistiva:
(Fonte: BRASIL, 2015, p. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em agosto de 2021). 

Tecnologia assistiva ou ajuda técnica refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Leia o texto, organizado em duas partes para julgar os itens 44 e 45:

Parte- 1. O documento “Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no 
processo de alfabetização”, apresenta reflexões sobre o ensino e aprendizagem das letras enquanto uma tarefa sutil, porém, complexa porque exige conhecimentos linguísticos, como os conceitos que envolvem “O que é letra?”, para que os alunos compreendam o funcionamento do ____________________________.

 Parte- 2. Podemos afirmar que quando um aluno, do processo de alfabetização, não identifica as formas das letras, bem como não as diferencia ou seja, ele não faz a _______________________, ele também não vai realizar sem erros a _________________________ (o valor que cada letra tem dentro do sistema de escrita) o que dificulta e problematiza a apropriação da leitura e da escrita, a aprendizagem da Língua Portuguesa.

Documento: Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no processo de alfabetização.Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oeH0NeKvHEvpeTbTxXbbiw6KowbhZvd4/view?usp=sharing. Acesso em: 17/08/2021

A partir da leitura do trecho, julgue os itens 44 e 45:

Parte –1. O termo: sistema de escrita alfabética (SEA), completa corretamente a lacuna.

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