Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d

As ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos:

A respeito da relação entre esporte e jogo é correto afirmar que:

Sobre o sistema cardiovascular, considerando de forma sucinta suas principais funções, é correto afirmar que possui cinco diferentes categorias, a saber:

“A Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos. Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se às demandas e exigências do cotidiano em termos de desafios motores” (RODRIGUES, 2018, p.4). A citação da obra: Educação Física na Escola Básica: debates contemporâneos, refere-se a qual abordagem pedagógica?

As metodologias aplicadas nas aulas de Educação Física são corretamente denominadas por qual binômio abaixo? Marque a alternativa correta.

As abordagens metodológicas da Educação Física conhecidas como crítico superadora e crítico emancipatória foram introduzidas como objetos de estudos e pesquisas desta disciplina em qual década?

Pode-se afirmar, segundo a concepção histórico-cultural, que a dimensão corpórea do homem se materializa em três atividades produtivas da história da humanidade:

As estruturas do nosso organismo: supra renal, hipófise e hipotálamo fazem parte de qual sistema do organismo humano? Marque a alternativa correta.

Na dinâmica curricular, a perspectiva da Educação Física escolar que tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aptidão física do homem baseia-se nos seguintes princípios:

I. Fundamentos sociológicos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e, enfaticamente, nos biológicos para educar o homem forte, ágil, apto, empreendedor, que disputa uma situação social privilegiada na sociedade competitiva de livre concorrência.

II. Procura, através da educação, adaptar o homem à sociedade, alienando-o da sua condição de sujeito histórico, capaz de interferir na transformação da mesma.

III. Recorre à filosofia liberal para a formação do caráter do indivíduo, valorizando a obediência, o respeito às normas e à hierarquia.

IV. Apoia-se na pedagogia tradicional influenciada pela tendência biologicista para adestrá-lo. Essas concepções e fundamentos informam um dado tratamento do conhecimento. Indique a alternativa CORRETA.

“[...] é a abordagem que compreende o movimento humano como cultural, ou seja, ele está relacionado à realidade do ser humano. Nessa concepção, conceitua o gesto como uma técnica corporal e cultural”. O fragmento citado refere-se a qual tendência pedagógica da Educação Física na escola.

O desenvolvimento das cavidades do coração são obtidas através de qual prática?

A contração e o relaxamento muscular dependem do somatório dos impulsos nervosos recebidos pelas unidades motoras, com origem no estímulo externo. Desse modo, é correto afirmar que:

I. Quanto maior for o impulso nervoso produzido por esses estímulos, maior será a quantidade de unidades motoras solicitadas para a contração muscular, de acordo com o tipo de fibras.

II. Se todas as unidades motoras de um músculo são ativadas, a força máxima produzida por esse músculo corresponde à soma de unidades motoras múltiplas, podendo apresentar ganhos de força sem a presença de modificações na área de secção transversa da musculatura, como, por exemplo, a hipertrofia do músculo e o aumento do seu tamanho.

III. O recrutamento das unidades motoras não depende do exercício que está sendo executado, poistodas as unidades motoras são solicitadas ao mesmo tempo.

IV. Geralmente, o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho do seu motoneurônio. Indique a alternativa CORRETA

Segundo Medina (1987), existem três concepções de Educação Física, são elas:

Os músculos gastrocnêmio e sóleo estão relacionados a quais movimentos humanos?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282