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O menor tempo possível, em hora, para conclusão da

construção da galeria, para atender às necessidades de

água do bairro, é de

Diante da hipótese do comprometimento da qualidade

da água retirada do volume morto de alguns sistemas

hídricos, os técnicos de um laboratório decidiram testar

cinco tipos de filtros de água.

Dentre esses, os quatro com melhor desempenho

serão escolhidos para futura comercialização.

Nos testes, foram medidas as massas de agentes

contaminantes, em miligrama, que não são capturados por

cada filtro em diferentes períodos, em dia, como segue:

- Filtro 1 (F1): 18 mg em 6 dias;

- Filtro 2 (F2): 15 mg em 3 dias;

- Filtro 3 (F3): 18 mg em 4 dias;

- Filtro 4 (F4): 6 mg em 3 dias;

- Filtro 5 (F5): 3 mg em 2 dias.

Ao final, descarta-se o filtro com a maior razão entre

a medida da massa de contaminantes não capturados

e o número de dias, o que corresponde ao de pior

desempenho.

O filtro descartado é

Os alunos de uma escola utilizaram cadeiras iguais às

da figura para uma aula ao ar livre. A professora, ao final

da aula, solicitou que os alunos fechassem as cadeiras

para guardá-las. Depois de guardadas, os alunos fizeram

um esboço da vista lateral da cadeira fechada.


Qual é o esboço obtido pelos alunos?


Nessa notícia, publicada no jornal argentino Página 12,

citam-se comentários de Estela Carlotto, presidente da

associação Abuelas de Plaza de Mayo, com relação a

uma decisão do tribunal argentino. No contexto da fala,

a expressão "una de cal y otra de arena" é utilizada para

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações,

o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de

atribuir-lhe o significado, conseguir relacioná-lo a todos os

outros textos significativos para cada um, reconhecer

nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da

própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se

contra ela, propondo uma outra não prevista.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo

de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem.

Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de

o texto

Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet

e a pirataria são inseparáveis", diz o diretor do instituto

de pesquisas americano Social Science Research

Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar

quem é o dono dos arquivos que circulam na rede. Isso

acabou com o controle sobre a propriedade e tem sido

descrito como pirataria, más é inerente à tecnologia",

afirma o diretor. O ato de distribuir cópias de um

trabalho sem a autorização dos seus produtores pode,

sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa

distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais.

Pelo contrário. Veja o caso do livro O alquimista, do

escritor Paulo Coelho. Após publicar, para download

gratuito, uma versão traduzida da obra em seu blog,

Coelho viu as vendas do livro em papel explodirem.

BARRETO, J.; MORAES, M. A internet existe sem pirataria?

Veja, n. 2 308, 13 fev. 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, o impacto causado pela internet

propicia a

Soneto VII

Onde estou? Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço

De estar a ela um dia reclinado:

Ali em vale um monte está mudado:

Quanto pode dos anos o progresso!

Que faziam perpétua a primavera:

Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era;

Mas que venho a estranhar, se estão presentes

Meus males, com que tudo degenera!

COSTA, C. M. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 jul. 2012

No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação

da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma

transparece uma

O senso comum é que só os seres humanos são

capazes de rir. Isso não é verdade?

Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão,

da expressão física do riso, do movimento da face e da

vocalização — nós compartilhamos com diversos animais.

Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas

— que nós não somos capazes de perceber — e que

eles emitem quando estão brincando de "rolar no chão".

Acontecendo de o cientista provocar um dano em um

local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa

vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o

outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia

dos animais é que não temos apenas esse mecanismo

básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o

senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de

humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não

é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais

que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações

entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo

de o cientista provocar um dano em um local específico do cérebro",

verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de

A partida de trem

Marcava seis horas da manhã. Angela Pralini pagou

o táxi e pegou sua pequena valise. Dona Maria Rita de

Alvarenga Chagas Souza Melo desceu do Opala da

filha e encaminharam-se para os trilhos. A velha bem-

vestida e com joias. Das rugas que a disfarçavam saía

a forma pura de um nariz perdido na idade, e de uma

boca que outrora devia ter sido cheia e sensível. Mas

que importa? Chega-se a um certo ponto — e o que foi

não importa. Começa uma nova raça. Uma velha não

pode comunicar-se. Recebeu o beijo gelado de sua filha

que foi embora antes do trem partir. Ajudara-a antes a

subir no vagão. Sem que neste houvesse um centro, ela

se colocara do lado. Quando a locomotiva se pôs em

movimento, surpreendeu-se um pouco: não esperava

que o trem seguisse nessa direção e sentara-se de

costas para o caminho.

Angela Pralini percebeu-lhe o movimento e perguntou:

— A senhora deseja trocar de lugar comigo?

Dona Maria Rita se espantou com a delicadeza,

disse que não, obrigada, para ela dava no mesmo.

Mas parecia ter-se perturbado. Passou a mão sobre o

camafeu filigranado de ouro, espetado no peito, passou

a mão pelo broche, Seca. Ofendida? Perguntou afinal a

Angela Pralini:

— É por causa de mim que a senhorita deseja trocar

de lugar?

LISPECTOR, C. Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 1980 (fragmento).

A descoberta de experiências emocionais com base

no cotidiano é recorrente na obra de Clarice Lispector.

No fragmento, o narrador enfatiza o(a)


Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não

verbais configura-se como estratégia argumentativa para


A principal razão pela qual se infere que o espetáculo

retratado na fotografia é uma manifestação do teatro de

rua é o fato de


Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como

texto teatral?

Você pode não acreditar

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em

que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado

de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela.

A gente ia de uniforme azul e branco para o grupo,

de manhãzinha, passava pelas casas e não ocorria que

alguém pudesse roubar aquilo.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em

que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na

janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo

como uma coisa normal.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em

que você saía à noite para namorar e voltava andando

pelas ruas da cidade, caminhando displicentemente,

sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para

trás, sem temer as sombras.

Você pode não acreditar: houve um tempo em que as

pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio da

tarde ou à noite, contavam casos, tomavam café, falavam

da saúde, tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de

bonde às suas casas.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo

em que o namorado primeiro ficava andando com a

moça numa rua perto da casa dela, depois passava a

namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da

família. Era sinal de que já estava praticamente noivo

e seguro.

Houve um tempo em que havia tempo.

Houve um tempo.

SANT'ANNA, A. R. Estado de Minas, 5 maio 2013 (fragmento).

Nessa crônica, a repetição do trecho “Você pode não

acreditar: mas houve um tempo em que..." configura-se

como uma estratégia argumentativa que visa

Um posto de saúde registrou a quantidade de vacinas aplicadas contra febre amarela nos últimos cinco meses: - 1° mês: 21; - 2° mês: 22; - 3° mês: 25; - 4° mês: 31; - 5° mês: 21. No início do primeiro mês, esse posto de saúde tinha 228 vacinas contra febre amarela em estoque. A política de reposição do estoque prevê a aquisição de novas vacinas, no início do sexto mês, de tal forma que a quantidade inicial em estoque para os próximos meses seja igual a 12 vezes a média das quantidades mensais dessas vacinas aplicadas nos últimos cinco meses. Para atender essas condições, a quantidade de vacinas contra febre amarela que o posto de saúde deve adquirir no início do sexto mês é

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