Planejar é sistematizar a prática docente no que se refere ao currículo, aos sujeitos, o tempo e o espaço da ação pedagógica. O Planejamento é uma forma de organização do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É necessário que haja flexibilidade no que diz respeito a uma postura aberta à correção, ao diálogo, às avaliações e ao replanejamento do percurso.
( ) O planejamento traz responsabilidades e exigências determinadas pela gestão, que precisam ser cumpridas nos prazos
estabelecidos para que a escola caminhe num só ritmo.
( ) É desnecessário valorizar tanto o planejamento, visto que o contexto é que vai nortear a prática pedagógica.
( ) É fundamental planejar para que o professor possa prever de que forma trabalhará os conteúdos, no tempo que usará, nas avaliações que aplicará de acordo com os objetivos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A gestão democrática está disposta no Art. 206, Inciso VI da Constituição Federal, bem como nos Art. 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em relação à Gestão Democrática, analise as afirmativas a seguir.
I. É oferecida com ampla autonomia na instituição de ensino para definirem em conjunto as necessidades, peculiaridades e especificidades, de como será operacionalizada a gestão.
II. Esta forma de gestão está ligada à ideia de coletividade, participação, representatividade e democracia.
III. É uma prática pensada preferencialmente para as escolas privadas, uma vez que a gestão das escolas públicas ocorre pelo Poder Público.
Assinale a alternativa correta.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica são definidas pela Resolução CNE/CP Nº 1/2021, que estabelece os princípios e critérios que norteiam os sistemas de ensino e instituições, o planejamento, o desenvolvimento e a
avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. Analise as afirmativas a seguir.
I. A tecnologia, enquanto expressão das distintas formas de aplicação das bases científicas, como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo.
II. A interdisciplinaridade assegurada no planejamento curricular e na prática pedagógica, visando à superação da
fragmentação de conhecimentos e da segmentação e descontextualização curricular.
III. A dissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem.
IV. O veto às necessidades específicas das pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou
superdotação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras sobre esses princípios.
A prática docente é de extrema responsabilidade, comprometimento, de busca constante da formação continuada e ações reflexivas no que diz respeito à educação para a construção de uma sociedade transformadora.
Dentro desta perspectiva, assinale a alternativa correta.
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm trazendo uma nova proposta para as práticas docentes com o
objetivo de dar suporte aos professores(as) no desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e, desta forma, promover aprendizagens significativas. Acerca do que está relacionada à incorporação das TDICs na sala de aula, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Promover a alfabetização e o letramento digital,tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital.
( ) Incorporar as tecnologias digitais na educação se trata de utilizá-las, exclusivamente, como meio ou suporte para promover a interação digital nas redes sociais.
( ) Desenvolver competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais presentes em todas as áreas do conhecimento e objetos de aprendizagem variados.
( ) Implementar o uso de tecnologias no contexto escolar como objeto de conhecimento em si, preparando os alunos para o uso das TDICs nas esferas pessoais e profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394/96 legitima a Educação a Distância (EAD) como uma modalidade
educacional, na qual a mediação didático-pedagógica oportunize um processo de ensino-aprendizagem de qualidade.
Em relação à modalidade EAD, é correto afirmar que:
O autor Paulo Freire fazia uma severa crítica à educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo, em que o
professor vê o aluno como um depósito vazio que será preenchido com conhecimentos vindos exclusivamente deste professor. Em
contrapartida, Freire propõe a Educação Libertadora.
Assinale a alternativa que discorre sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire.
O Projeto Político Pedagógico – PPP – é um documento elaborado de forma democrática e executado pela própria instituição de ensino, o qual deve nortear todas as ações pedagógicas de cada instituição, com o objetivo de melhoria da qualidade do ensino.
Assinale a alternativa que está correta em relação ao Projeto Político Pedagógico – PPP.
De acordo com o Art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, a educação especial deve ser oferecida para
educandos com necessidades especiais.
Em relação à essa modalidade de ensino, é correto afirmar que:
Cipriano Luckesi (2011) destaca que na Avaliação da Aprendizagem Escolar os erros como fator participante do processo de ensino-aprendizagem: “Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados” (p. 200).
Diante desta perspectiva, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Alguns dos principais marcos legais fundamentais que embasam a educação no Brasil são: a Constituição Federal (CF) de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2013 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.
II. A Constituição Federal, em seu Art. 205 estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e visa o pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
III. No Art. 3º, Inciso II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, destaca que o ensino deve ser ministrado com base no princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
IV. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)aplica direitos às crianças e aos adolescentes, sem discriminação de nascimento, sexo, idade, raça, etnia ou cor, religião, e que preferencialmente, não tenham família.
Estão corretas as alternativas:
Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.
I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.
II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou
reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Assinale a alternativa correta.
Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira, o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído
pela Lei nº 13.005/2014 estabeleceu 20 metas a serem cumpridas, na busca de minimizar as barreiras e dificuldades para o acesso à
educação.
Assinale a alternativa que não faz parte dessas metas.
Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:
O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96.
Acerca da sua organização e estrutura, sabe-se que: