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Violência escolar é uma questão que insiste em fazer parte das discussões da sociedade educacional. Há muito que se discute o tema, 
bem como, se propõe ações educativas para a solução desse problema. Educadores explicam que o bullying é um tipo de violência específica e não pode ser banalizado ou negligenciado, dado que as consequências desta prática, interferem também em evasão e fracasso escolar e adoecimento emocional dos alunos vitimados. Analise as afirmativas abaixo.

I. O bullying é uma violência sistemática (repetitiva) que é praticada ao longo do tempo contra uma ou mais vítimas.
II. O bullying é uma violência sistemática (repetitiva) que é praticada somente por alunos mais velhos contra alunos mais novos.
III. O bullying é praticado intencionalmente sem motivos aparentes que justifiquem sua existência.
IV. O bullying apresenta-se na forma de desequilíbrio de poder entre agressor e vítima.

Assinale a alternativa correta.

A Lei nº 14.191 de 3 de agosto de 2021, disserta sobre a educação bilíngue de surdos. Definida como uma nova modalidade de ensino, o Art. 60-A esclarece como a nova modalidade deve se desenvolver.

Assinale a alternativa correta.

O século XXI é notoriamente digital. Drones, assistente por voz, eletrodomésticos robotizados, fazem parte do cotidiano da 
atualidade. Ao mesmo tempo, grande parcela da população não tem acesso à internet, não possui notebook para os estudos e por vezes 
um único celular com internet limitada, circula entre os membros da família seguindo rodízio de acordo a emergência de cada um. Vimos que essa situação se tornou rotineira desde o período pandêmico. Com base nessa reflexão, pensar o papel da escola no mundo da 
conectividade é fundamental para os dias atuais e futuros. 

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) As escolas públicas estaduais e municipais ainda não utilizam as tecnologias e mídias digitais como recurso pedagógico.
(   ) A escola não é mais o único lugar para aquisição de conhecimento e informação.
(   ) A geração chamada Millennials tem menos habilidades com as tecnologias digitais em relação à geração chamada Alpha.
(   ) As tecnologias de informação e comunicação, estão alterando a relação entre o aprender e o ensinar podendo melhorar de forma significativa o processo educacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, em seu Art. 2º declara que: “Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico”. Considerando os avanços da sociedade atual no entendimento do conceito de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar, apoiamo-nos em algumas proposições.

Analise as afirmativas abaixo.

I. Definir inclusão, abrange a ideia de direitos humanos, diversidade e políticas públicas.
II. Definir inclusão, abrange a ideia de potencialidade da aprendizagem e não somente dificuldades de aprendizagem.
III. Definir inclusão, comporta a ideia de que acessibilidade do ambiente escolar auxilia a autonomia, independência e consequentemente melhor desenvolvimento da aprendizagem.
IV. Definir inclusão, comporta a ideia de que a exclusão e marginalização de pessoas com deficiência, limita suas contribuições para a qualidade do ensino da escola e do desenvolvimento da sociedade.

Assinale a alternativa correta.

A Lei nº 12.852 de 5 de agosto de 2013, institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). A seção IV, que trata “Do direito à Diversidade e Igualdade”, em seu Art. 17, determina que o Jovem tem direitos à diversidade e à igualdade de direitos e de oportunidades e não será 
discriminado por: I- etnia, raça, cor de pele, cultura, origem, idade, sexo; II- orientação sexual, idioma ou religião; III- opinião, deficiência e condição social ou econômica.

Analise as afirmativas abaixo.


I. Em caso de o assistente de alunos presenciar ofensas sobre a orientação sexual de um(a) aluno(a), a ação correta será uma intervenção dialogada em defesa do(a) aluno(a) ofendido(a), e encaminhar a situação para o coordenador pedagógico ou orientador 
educacional ou diretor escolar.


II. Em caso de o assistente de alunos presenciar agressão física de um(a) aluno(a), devido sua religião, a ação correta será separar os alunos envolvidos na agressão e chamar os pais ou responsáveis do(a) aluno(a) agredido, pois a escola não pode se envolver em questões religiosas.


III. Em caso de o assistente de alunos presenciar um aluno cadeirante, isolado em uma atividade entre os colegas, a ação correta será orientar e auxiliar a interação do aluno cadeirante na brincadeira ou jogo com os demais alunos.


IV. Em caso de o assistente de alunos presenciar discussão entre os alunos por causa de apelidos ofensivos devido a cor da pele, etnia ou raça, a ação correta é não se envolver, pois entre os jovens esses assuntos são comuns e não existe racismo entre crianças e adolescentes.

Assinale a alternativa correta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes precisam desenvolver habilidades de vida para aprenderem a lidar com os desafios do cotidiano. As chamadas habilidades de vida devem estimular o bem-estar biopsicossocial do indivíduo em desenvolvimento.

Essa afirmativa indica que a educação deve ser vista como uma atividade:

Os recursos tecnológicos e/ou mídias digitais, contribuem para a educação no sentido de possibilitar maior interação entre os grupos, 
promovem rapidez no acesso às informações, comunicação e conhecimentos, estimulam a apropriação de outras culturas e aumentam a 
possibilidade de aquisição de novas e diferentes visões de mundo.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

A escola tem como papel, o desenvolvimento integral do educando, além de primar pela qualidade do ensino. Visando essa formação integral, o ambiente escolar deve ser exemplo de ética, valores sociais e morais além de estimular a liberdade e a criatividade dos educandos de forma atenta à realidade que os cercam. A ideia de liberdade de agir e pensar, muitas vezes se confunde, podendo gerar
principalmente, no ambiente escolar, libertinagem e até mesmo violência escolar.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Considerando que a escola é um espaço de inclusão e que o Brasil tem um conjunto de leis e decretos que garantem os direitos civis e de cidadania para pessoas com mobilidade reduzida, é de fundamental importância que todos os profissionais da educação 
tenham conhecimento sobre esse conceito.

Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:

No dia 4 de maio de 2022, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996 foi alterada pela Lei nº 14.333/2022, para dispor sobre a garantia de mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos adequados à idade e às necessidades específicas de cada aluno.

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Cadeiras e carteiras escolares que não correspondem à altura e peso dos alunos podem causar má postura da coluna vertebral e dores nas costas.
(   ) Não há necessidade de cada aluno ter seu próprio material pedagógico, pois as atividades coletivas são mais animadoras.
(   ) Ao organizar o número de alunos por sala de aula, deve-se levar em conta os espaços para os alunos cadeirantes.
(   ) Brinquedoteca é um espaço de recreação improvisado e pode conter qualquer tipo de brinquedo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois 
expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra 
e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos.
(   ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação.
(   ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares.
(   ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

No cotidiano escolar, os horários de intervalo e lazer, são os mais propícios às ocorrências de acidentes, tanto os mais simples quanto os mais graves, independentemente da faixa etária dos alunos. Um pequeno descuido, em fração de segundos, pode ocasionar um acidente entre os alunos e, solucioná-lo de forma eficiente, é papel de todos os profissionais da escola, principalmente daqueles que tem a incumbência de acompanha-los como os Assistentes de Alunos.

Sendo assim, assinale a alternativa correta.

O Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, é de suma importância para a sociedade brasileira e fundamental para a estrutura organizacional de uma escola. O referido decreto regulamenta e atualiza duas leis promulgadas anteriormente, a Lei nº 10.048 de 8 de novembro de 2000 e Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Com base nessas leis, o Decreto nº 5.296/04 garante direitos civis e de cidadania para uma extensa parcela da população.

Pensando nessa parcela da população, o Decreto nº 5.296/04 dá providências sobre:

Eliane Cavalleiro (2018), importante pesquisadora sobre racismo na educação, em especial racismo na escola, afirma que o 
preconceito é um julgamento negativo, precipitado, que sinaliza intolerância, ódio irracional ou aversão a indivíduos pertencentes 
a uma mesma raça, religião ou gênero. Analise as afirmativas abaixo.

I. É improvável que professores demonstrem atitudes de racismo em sala de aula.
II. Toda escola tem como papel pedagógico, desenvolver ações educativas para minimizar ou erradicar o preconceito racial.
III. Na escola, por ser um espaço genuinamente educativo, atitudes de discriminação étnico racial ou de discriminação de gênero, são raras.
IV. É papel da escola, promover um trabalho pedagógico antirracista que inclua famílias e comunidade.

Assinale a alternativa correta.

A adolescência é um período da vida do ser humano que requer um olhar atento da família, da escola e da sociedade. Cabe à escola, na 
figura de seus dirigentes, promover ações educativas e pedagógicas para a prevenção ao uso de drogas e, também encaminhar alunos 
que já se encontram dependentes aos profissionais especializados, bem como, desenvolver projetos que auxiliem as famílias dos alunos para a melhoria do trato dessa questão.

Considerando ações que contribuem para a resolução deste problema no cotidiano escolar, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Elaborar Projeto Pedagógico de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
(   ) Promover encontros com as famílias de todos os alunos para alertá-los sobre quais são os alunos da escola que fazem uso de drogas lícitas e drogas ilícitas.
(   ) Promover atividades de orientação sobre os efeitos e consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas. 
(   ) Promover formação de professores e funcionários ampliando o conhecimento sobre a temática, de forma que tenham ferramentas 
para enfrentar esse desafio sem discriminação ou intolerância.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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