Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Quanto ao processo de apropriação do conhecimento pelo sujeito, segundo L. Vygotsky, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança: a construção da linguagem, mediada pelos adultos, ocorre a partir da interpretação do mundo real no qual os indivíduos recriam processos sócio-históricos e reinterpretam informações e conceitos com significados.

PORQUE:

II.A linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo. Faz parte do desenvolvimento cognitivo, produzido pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultura e pelo processo de interação dos sujeitos com outros sujeitos e consigo próprios. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Analise as afirmativas a seguir, considerando que o Projeto Político Pedagógico da escola é um instrumento que visa a organização do trabalho pedagógico, com base em princípios de gestão democrática e participativa:

I.Constitui-se como eixo organizador da ação de todos que fazem parte da comunidade escolar.

II.Infere que o êxito ou o fracasso da aprendizagem são responsabilidades do professor a quem cabe definir modos de enfrentar dificuldades da prática educativa.

III.Resulta diretamente das ideias e práticas da direção da escola e dos seus professores.

IV.Expressa a construção de espaços democráticos, definindo normas e tarefas levantadas com a participação da comunidade escolar, por meio do qual se desenvolve o sentimento de pertencimento ao grupo e de responsabilidade pelas decisões tomadas.

É correto o que se afirma em:

Para que a escola brasileira cumpra, na atualidade, com sua função social, é fundamental que o professor exerça papéis diversos daqueles que desempenhou no passado - no contexto das tendências pedagógicas tradicionais - em relação ao processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental que reconheça a importância da interação social na construção do sujeitos; que supere a lógica de transmissão de conhecimentos, substituindo-a pelo diálogo efetivo entre estudantes, professores, realidade e saberes diversos; que atue com intencionalidade pedagógica, auxiliando o estudante no
estabelecimento de conexões entre novos conhecimentos e aqueles já construídos e que incentive os alunos no desenvolvimento gradual de uma atitude de autonomia.

A reflexão apresentada tem relação com qual conceito pedagógico:

Para Corbellini (2021), a atuação da Orientação Educacional, é de extrema importância em todas as redes de ensino, atendendo às diferentes necessidades de cada nível, etapa e modalidade da educação. Quanto ao objetivo do fazer pedagógico da Orientação Educacional analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.Promove a comunicação entre todos os integrantes do processo de ensino e aprendizagem.

PORQUE,

II.Por meio da comunicação, fortalece-se os espaços para o diálogo entre gestão, docentes, discentes, família e comunidade, visando humanizar o processo, criando condições apropriadas para o/a estudante desenvolver-se integralmente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Pensar na formação inicial e continuada do profissional da educação requer, conforme Pérez Gómez (1998), um processo de profissionalização que pressupõe quatro perspectivas básicas: a acadêmica, a técnica, a prática e a de reconstrução social. Sobre a perspectiva acadêmica, tanto no enfoque enciclopédico quanto no enfoque compreensivo, é correto afirmar:

Analise e assinale a correta apropriação da reflexão de Souza (2018, adaptado) sobre ética:

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a (BNCC, 2017):

Analise as afirmações a seguir sobre avaliação escolar:

I.De acordo com a BNCC (2017), é fundamental que as redes de ensino e os professores adotem a avaliação formativa de processos ou de resultados, que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.

II.A avaliação formativa se baseia em três pilares: ela é contínua, cumulativa e sistemática.

III.Em relação à avaliação diagnóstica, podemos considerá-la como um tipo de avaliação em que se busca compreender os conhecimentos que os estudantes já possuem, de forma a se traçar o seu histórico de construção de saberes. Por meio de avaliações diagnósticas, é possível observar: o que o estudante já sabe; o que deveria saber, mas ainda não sabe e,
inclusive, as suas expectativas em relação ao seu processo de aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

Sobre os Projetos, como formas de organização da prática pedagógica para promover situações de aprendizagem, analise as afirmativas:

I.Projetos são atividades articuladas em torno da execução de um tema, uma curiosidade ou uma pergunta, planejadas e compartilhadas com os/as alunos/as, com a mediação do professor.

II.O envolvimento dos/as alunos/as é uma característica-chave do trabalho de projetos, que se caracteriza como aprendizagem ativa.

III.Um projeto percorre várias fases, realizadas com e pelos/as alunos/as: escolha do objetivo central, formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.

IV.Um projeto pressupõe a previsibilidade, variando quanto à duração de tempo, conforme o objetivo principal, sem que se alterem os prazos previstos no planejamento elaborado pelos/as alunos/as.

É correto o que se afirma em:

Desde o fim da década de 1990, a educação inclusiva passa a fazer parte das discussões sobre políticas e direitos educacionais. Com relação aos conceitos de educação especial e educação inclusiva, assinale a alternativa correta:

É fundamental ao profissional da educação realizar, continuamente, reflexões sobre a função social da escola pública na contemporaneidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I.Cabe à escola, na atualidade, promover a reflexão crítica sobre a sociedade e assumir um compromisso com: a educação integral; com a promoção da igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas; com a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes e a escola tem papel fundamental na redução da desigualdade.

II.Cabe à escola, na atualidade, privilegiar a memorização de conteúdos de ensino a partir do exercício mecânico e da repetição.

III.Dentre as funções sociais da escola está privilegiar o cuidado com a criança em detrimento dos processos de ensino e aprendizagem, os quais podem ocorrer em outros espaços não escolares.

É correto o que se afirma em:

Analise as asserções a seguir:

I.A Educação das Relações Étnico Raciais não é uma política somente para os negros ou para sujeito nenhum, se os negros não estiverem fisicamente presentes.

PORQUE

II.A Educação das Relações Étnico Raciais é para todos e traz centralidade em torno de um sujeito e seus conteúdos como forma de equilibrar as relações sociais e étnicas na escola e, sobretudo, como forma de potencializar a formação de sujeitos que se compreendam iguais nas suas identidades específicas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Normalmente, em qualquer empreendimento em equipe, seja ele pessoal ou profissional, tudo se inicia com um contrato de expectativas e responsabilidades. Nesse contrato, são definidas as normas de participação, as responsabilidades, as metas a alcançar, os prazos e afins. Enquanto todos os envolvidos cumprem sua parte, tudo segue bem. No momento em que alguém quebra um item do que foi acordado, inicia-se o processo de conflitos, que é um tópico comum a ser discutido nas relações humanas (Gramigna, 2004). Para as relações humanas, o conflito:

I.É um fator natural.

II.É algo inevitável.

III.Pode ser construtivo.

É correto o que se afirma em:

Considere as afirmativas relacionadas à Avaliação Formativa, de Jussara Hoffman (1993; 2002), apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O processo avaliativo deve observar, analisar e promover a construção dos conhecimentos e das aprendizagens dos educandos.

(__)A avaliação da aprendizagem se constitui como um processo objetivo, normativo e padronizado.

(__)O processo avaliativo se desenvolve concomitantemente ao desenvolvimento das aprendizagens dos alunos; portanto, a ação avaliativa é mediadora em benefício do aluno e se dá, undamentalmente, pela proximidade entre quem educa e quem é educado.

(__)A avaliação corresponde à aplicação de instrumentos avaliativos que devem ocorrer em etapas claramente delimitadas para expressar as notas ao término dos bimestres, trimestres e semestres letivos.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Analise as afirmativas quanto ao processo de apropriação do conhecimento pelo sujeito, segundo J. Piaget. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Proporciona aos alunos situações nas quais tenham possibilidade de manipular objetos concretos, aplicando seus esquemas mentais às situações reais e exercitando as operações concretas.

(__)Propõe atividades facilitadoras e organizadas que evitam situações-problema, pois a reflexão e a descoberta, por parte dos alunos, dificultam a ampliação dos esquemas mentais de pensamento.

(__)Observa as características de cada etapa do desenvolvimento e considera os interesses de cada fase estimulando a atividade funcional, natural do indivíduo.

(__)Utiliza métodos ativos de ensino e aprendizagem, de forma a ativar os esquemas mentais, ampliando as estruturas cognitivas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282