Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.
É preciso ressiginificar a avaliação infantil como:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A educação escolar deverá vincular-se:
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
A oferta de vagas está praticamente universalizada no País. O maior contingente de crianças fora da Escola encontra-se na região:
Segundo Libâneo, na pedagogia crítico-social dos conteúdos, alguns requisitos são fundamentais e indispensáveis para que o trabalho docente seja eficaz. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Conhecimento dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, tais como: processos cognitivos e afetividade. II. Conhecimento da dinâmica de grupo e formas de comunicação para ajudar no manejo de classes numerosas. III. Seleção e conteúdos representativos do saber cultural e científico em termos de se valor formativo, significância e utilidade para intervenção na prática social. Quais estão corretas?
Segundo Gadotti, a educação multicultural pretende reforçar a relação entre: I. Educação e vida. II. Educação no trabalho e reforma política. III. Objetivos e finalidade da educação. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo: I. A interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se. II. Somente a individualidade. III. A resolução de problemas como forma de aprendizagem. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, no que se refere às possibilidades para sua utilização. ( ) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. ( ) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos. ( ) Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula. ( ) Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:
Para Moretto, não basta o aluno adquirir informações isoladas (nomes, datas, fórmulas e definições), mas é preciso que estabeleça relações entre elas, dando siginificado à própria linguagem. A isso, o autor dá o nome de:
Para a dinâmica da sala de aula, diferentes momentos podem ser simultâneos ou sucessivos em termos de aprendizagem. Para Hoffmann, esses momentos podem ser: I. Algo novo a conhecer que o mobiliza, provocando-lhe desejo e/ou necessidade de aprender. II. Experiências educativas que constituirão o cenário de aprendizagem. III. A expressão do conhecimento através de várias formas de representação e diferentes patamares de reflexão. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
Um dos objetivos da escola deve ser o de oferecer ao aluno situações de experiências que o oportunizem realizar aprendizagens. Para tanto, os pressupostos teóricos de Vygotsky, reafirmam a importância das interrelações entre: I. Professor/aluno. II. Aluno/aluno. III. Desenvolver/aprender. Quais estão corretas?