Uma usina alimenta uma fábrica dela distante por meio de uma linha de transmissão de resistência total 9Ωcomo ilustra a figura a seguir.

A tensão na entrada da fábrica é VJ – VK = 8,55.105V e a potência por ela consumida é de 42,75.108W. Nesse caso, da potência disponibilizada pela usina, a porcentagem dissipada na linha de transmissão foi
Recentemente, a verificação experimental do chamado bóson de Higgs pôs em evidência as teorias das interações entre as partículas elementares. Acerca dessas teorias, analise as afirmativas a seguir.
I. As interações fortes entre os prótons e os nêutrons de um núcleo contrabalançam a repulsão coulombiana entre os prótons permitindo que núcleos fiquem coesos. Consequentemente, o alcance da interação forte é bem maior que o da interação eletromagnética.
II. O processo n o p+ → e- (nêutron decaindo em próton mais elétron) pode ocorrer, pois, nele, a carga elétrica se conserva e isso basta para que um processo seja permitido.
III. Prótons e nêutrons não são partículas elementares, mas sim formados por quarks, considerados atualmente como elementares.
Assinale:
A respeito do conceito de entropia, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma expansão isotérmica de um gás ideal a variação de entropia do gás é nula, pois nesse processo, a temperatura permanece constante.
II. Dois corpos isolados do resto do universo, um quente (corpo 1) e outro frio (corpo 2), são colocados em contato térmico até atingirem a mesma temperatura. Nesse processo, a variação de entropia do corpo 1 é negativa, a do corpo 2 é positiva e a do sistema é nula, pois esse processo é reversível.
III. Em uma expansão adiabática quase.estática de um gás ideal, sua variação de entropia é nula.
Assinale:
Sobre uma partícula animada por um movimento harmônico simples, são dados três gráficos cartesianos:
Eles representam (durante um período) como variam, em função do tempo, a elongação x (gráfico x.t), a velocidade escalar (gráfico v.t) e a aceleração escalar (gráfico a.t), não necessariamente nessa ordem. Os gráficos, x.t, v.t e a.t são, respectivamente,
A figura representa, em um gráfico p – V, um processo através do qual determinada massa de um gás ideal evolui entre dois estados de equilíbrio termodinâmico A e B.

Durante esse processo, o gás recebeu, sob a forma de calor,
Elementos radioativos são muito utilizados em medicina nuclear, tanto no diagnóstico quanto no tratamento de diversas doenças. O tecnécio, primeiro elemento a ser sintetizado artificialmente pelo homem, é utilizado, por exemplo, em exames de cintilografia do miocárdio. Considere nesta questão, um certo isótopo do tecnécio que tem meia vida de 6 horas. Suponha que, em um dado instante t0, uma certa amostra contenha N0 núcleos radioativos desse elemento. Assinale a alternativa que indica o tempo necessário, a contar do instante t 0, para que o número de núcleos radioativos na amostra tenha diminuído para apenas 12,5% do valor existente em t 0.
Com a finalidade de ter um “visual” do campo elétrico existente em uma região, o físico inglês Michael Faraday propôs, no século XIX, que se desenhassem linhas imaginárias orientadas, denominadas “linhas de força”, por meio das quais fossem indicados a direção e o sentido do campo elétrico em cada ponto, além de permitir avaliar sua intensidade.
Considere a linha de força de um campo eletrostático desenhada na figura a seguir.

( ) O potencial eletrostático no ponto A é maior que o potencial eletrostático no ponto B.
( ) Uma carga pontual positiva, abandonada no ponto A, sob a ação exclusiva desse campo, se deslocaria até o ponto B ao longo dessa linha de força.
( ) A variação de energia potencial eletrostática de uma carga pontual negativa, ao se deslocar do ponto A até o ponto B, é positiva.
As afirmativas são, respectivamente,
Um garoto de 20kg, de pé em uma prancha, desliza ao longo da reta de maior declive descendo a rampa inclinada representada na figura com uma aceleração constante e de módulo igual a 5,5m/s2. Tenha em conta as dimensões da rampa indicadas na figura e considere g = 10m/s2
. O módulo da força exercida pela rampa sobre a prancha, durante a descida, é de

A figura a seguir mostra uma esfera condutora neutra que possui uma cavidade em seu interior. Dentro da cavidade há uma carga puntiforme Q mantida em repouso.

Imagine a existência de um planeta esférico de raio R e cuja massa esteja uniformemente distribuída em seu volume. Suponha que, nele, não haja atmosfera e que o referencial a ele solidário possa ser considerado um referencial inercial. Seja VR o módulo da velocidade de uma partícula em uma órbita rasante, ou seja, uma órbita cujo raio pode ser considerado como R (órbita tracejada na figura). Seja VE a velocidade de escape desse planeta, isto é, o menor valor para o módulo da velocidade de lançamento vertical de uma partícula da superfície do planeta para que ela não retorne mais ao planeta.
A razão VE / VR é
Dispõem.se de n resistores de mesma resistência e de uma fonte de tensão capaz de manter em seus terminais uma diferença de potencial constante sob quaisquer condições. Quando os resistores são ligados em série com a fonte de tensão, a potência total consumida por eles é de 25W. Quando são ligados em paralelo com a fonte de tensão, a potência total consumida por eles é de 900W. O número n de resistores utilizados foi
Sejam PE e PS as respectivas potências totais irradiadas por uma certa estrela e pelo Sol, cada um deles considerado como um corpo negro. A partir da observação dos espectros de radiação emitidos por essa estrela e pelo Sol, conclui.se que as temperaturas em suas superfícies são, respectivamente, 2900K e 5800K. Considere tanto a estrela quanto o sol como esferas perfeitas de raios RE e RS respectivamente. Verifica.se, ainda, que PE = 16 PS. Com essas informações, podemos afirmar que a razão entre o raio da estrela e o raio do Sol,EE / RS, é
Os carros modernos são dotados de freios ABS (popularmente chamados freios inteligentes) nas quatro rodas. Com relação à eficiência obtida com esse avanço tecnológico durante a frenagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.
( ) Permitem que a distância percorrida durante a frenagem seja sempre a mesma, seja qual for a velocidade do carro no instante em que são aplicados os freios.
( ) Fazem com que o tempo de duração da frenagem seja o mesmo independente do número de pessoas dentro do carro.
( ) Fazem com que, durante a frenagem, as forças que atuam sobre as rodas sejam dosadas eletronicamente, de modo que elas continuem a rolar sem deslizar sobre a estrada, aumentando a eficiência, pois o valor máximo do módulo da força de atrito estático é maior do que o módulo da força de atrito de deslizamento.
As afirmativas são, respectivamente,
O fenômeno da polarização de ondas eletromagnéticas se manifesta na natureza em várias áreas da Ciência, da Física, da Química e até da Biologia, e possui muitas aplicações tecnológicas.
Em Astronomia, o estudo da polarização da radiação emitida por galáxias distantes fornece importantes informações sobre elas. Em Química, esse fenômeno é fundamental na compreensão da atividade ótica natural de algumas moléculas orgânicas. Em Biologia, muitos animais são capazes de perceber a polarização da luz. E em tecnologia a polarização das ondas eletromagnéticas está presente, por exemplo, na transmissão de ondas de rádio por antenas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. É possível polarizar a luz por meio de absorção, como ocorre nos polaroides.
II. Em uma região plana e bastante refletora, como por exemplo à volta de um lago, a luz está parcialmente polarizada, com seu campo elétrico preponderantemente na direção horizontal.
III. A onda resultante da superposição de duas ondas eletromagnéticas planas e harmônicas, de mesma frequência e mesma direção e sentido de propagação pode não estar com polarização linear. Assinale:
As leis de Kepler foram fundamentais para os estudos sobre movimentos planetários feitos por Galileu e Newton, entre outros.
A figura a seguir mostra a órbita elíptica de um planeta, de semieixo maior a, com o Sol em um dos focos da elipse e quatro posições do planeta nessa órbita, representadas pelos pontos A, B, C e D, tais que os ângulos AÔB e CÔD são iguais.
