As teorias situacionais sobre liderança, diversamente das teorias comportamentais, preconizam que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente. Exemplo desta corrente é o denominado Modelo de Fiedler, que isola três critérios situacionais, entre os quais:
Entre as metodologias comumente aplicadas para avaliação de desempenho existe a Avaliação Participativa por Objetivos - APPO e a Avaliação 360° ou circular, que consideram, respectivamente,
A aplicação das diferentes metodologias de avaliação de desempenho pode apresentar falhas, na maioria das vezes decorrentes de erros e distorções cometidos pelo avaliador. Uma dessas falhas é conhecida como efeito Halo, que corresponde a
A maturidade no gerenciamento de projetos é aplicável em se tratando de projetos repetitivos ou reiterados, onde o aprendizado oriundo de projetos anteriores e a implantação de inovações sugerem a melhoria das práticas e a sua padronização. Nesse sentido, um dos conceitos aplicados para identificar o grau de maturidade no gerenciamento de projetos é o benchmarking, que corresponde
Considere que determinada entidade integrante da Administração Indireta pretenda aprimorar seus processos de trabalho, redesenhando e otimizando os processos já padronizados, utilizando os conceitos de BPM - Business Process Management. Nesse contexto, uma das ferramentas disponíveis e consagradas no mercado, que pode ser utilizada para a automação dos processos de negócios da referida entidade é
Considere que, em uma abordagem acerca da motivação verificada em determinado ambiente de trabalho, um dos aspectos considerados sejam os denominados fatores de higiene. Referida abordagem diz respeito à Teoria
O Balanced Scorecard - BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores
O modelo de excelência em gestão preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade - FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em gestão. São exemplos desses fundamentos e critérios, respectivamente:
Cultura e clima organizacional são conceitos fortemente imbricados entre si, o que não impede, contudo, a identificação de elementos e aspectos próprios de cada um deles. Nesse sentido, a literatura enfatiza que
Considere que determinada organização esteja promovendo
uma ampla revisão de sua estrutura funcional,
redefinindo a configuração, a distribuição e inter-relação
dos cargos existentes. No âmbito de tal processo, deve
ter-se em mente que:
I. A análise de cargos diz respeito aos seus aspectos
intrínsecos e consiste em enumerar as tarefas,
atribuições e responsabilidades que compõem o
cargo.
II. A descrição de cargos leva em conta seus aspectos
extrínsecos, definindo os requisitos que o cargo
impõe a seu ocupante.
III. O desenho de cargos, quando adotado o modelo
contingencial, leva em conta as variáveis: pessoas,
tarefa e estrutura da organização.
Está correto o que consta APENAS em
Atualmente, o processo de gestão estratégica de pessoas tem como um dos principais objetivos sustentar o caminho das organizações na direção da visão, missão, objetivos estratégicos e valores organizacionais. Verifica-se, portanto, uma significativa mudança (na gestão de pessoas), passando de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica. É exemplo desse movimento:
Sobre os objetivos e características do Plano Diretor da
Reforma do Aparelho do Estado, implementado nos anos
1990, no âmbito federal, considere:
I. Publicização, que corresponde à assunção, pelo
Estado, dos serviços próprios do denominado
Núcleo Estratégico.
II. Flexibilização, oferecendo aos gestores maior
autonomia e estabelecendo o controle e cobrança
de resultados a posteriori.
III. Desestatização, que compreende a privatização, a
terceirização e a desregulamentação.
Está correto o que consta APENAS em
Considere que determinada organização tenha optado por agrupar suas atividades concentrando em um mesmo órgão aquelas da mesma natureza ou especialidade, contemplando, por exemplo, departamento de contabilidade, de vendas e de pessoal. O critério de departamentalização adotado pela referida organização é: