Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

[...] Fica claro, então, sem necessidade de outras provas, que a moeda é muito útil e oportuna para o bem da comunidade pública, aliás, muito necessária, como demonstra Aristóteles, no seu quinto livro de Ética. Mesmo que o poeta Ovídio diga:
S
e extraídas da terra as riquezas que dão origem aos males, e agora o ferro deletério e, mais deletério do que o ferro, o ouro etc.
O que quer dizer, em vernáculo, que as riquezas, isto é, o ouro e a prata, que se arrancam e extraem das entranhas da terra são as burlas e os logros dos homens maus, pois muitos males são feitos e perpetrados por causa delas, seguidos de infinitos homicídios, como ocorreu no passado e ocorre até hoje diante dos nossos olhos. Mas isso acontece por causa da cobiça perversa dos homens maus e não pelo dinheiro em si, pois ele é muito amigo e necessário à vida humana e seu uso é muito bom.
(adaptado de: ORESME, Nicole. Pequeno Tratado da Primeira Invenção das Moedas (1355). Tradução, introdução e notas por Marzia Terenzi Vicentini. Curitiba: Segesta, 2004, p. 36-37).
Nicole d'Oresme (1320-1382) natural da Normandia, em sua vida foi teólogo, bispo e participou da política. Realizou este tratado sobre as moedas a pedido do rei Carlos V no período da reforma monetária. Esta obra traz consigo diversas informações que desmistificam o uso da moeda e o comércio na Idade Média Ocidental.
Sobre o pensamento econômico medieval, assinale a alternativa CORRETA:

O período das grandes navegações e início da colonização ganhou expressividade a partir dos séculos XV e XVI. Esses intentos, aparentemente ousados, se deveram ao novo contexto e à mudança no pensamento do período, que vinha se desenvolvendo desde a Idade Média Ocidental. Acerca dessas mudanças, assinale a alternativa CORRETA:

“Anteriormente, salientou-se, para o caso da Europa, que a disciplina histórica na primeira metade do século XIX conferiu um espaço bastante limitado aos indivíduos e às suas biografias, e no Brasil não foi diferente. A monografia Como se deve escrever a história do Brasil, do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip Von Martius, que, em 1840, venceu um concurso do Instituto, não continha uma só palavra a respeito dos grandes homens ou dos heróis. Da mesma forma, nem Francisco Adolfo de Varnhagen nem Capistrano de Abreu, consagrados como “pais fundadores" da historiografia brasileira, têm biografias históricas entre suas obras mais significativas."
(SCHIMDT, Benito Bisso. História e Biografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 200).

A biografia surgiu ao mesmo tempo em que a narrativa histórica na Grécia Antiga, mas sua trajetória no campo de interesse não foi contínua e por vezes ficou à margem da historiografia. No caso do Brasil o caminho percorrido pela narrativa biográfica também enfrentou percalços, ora estando em evidência, ora sendo deixada em segundo plano. Sobre a biografia no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

Desde aproximadamente 1858 os franceses ocuparam a região do Vietnã sob o pretexto de proteger os missionários católicos. Os colonizadores da França passaram a explorar o território e proletarizar os vietnamitas. Porém, esses povos estiveram resistindo essa ocupação desde 1898, mas o movimento de libertação do Vietnã se deu com a explosão da II Guerra Mundial. Essas lutas em oposição aos colonizadores para a independência contou com especificações em táticas militares, que eram possíveis devido as características da nação; a respeito disso assinale a alternativa CORRETA:

“Como bem lembra Gianna Pomata, a história do gênero compreendida como a história da construção social, através de discursos e práticas, de categorias do masculino e do feminino é legítima e representa um território útil à pesquisa histórica. Mas não podemos confundi-la com a história das mulheres nem, tampouco, obliterar a necessidade de uma história social das mulheres. A tarefa da história das mulheres – insiste a mesma autora, com a qual concordamos – não é a desconstrução dos discursos masculinos, mas, sim, a ultrapassagem da pobreza dos fatos que tornou a vida dessas atoras sociais tão descarnada. É preciso fazer uma história erudita, baseada num máximo de informações, guiada por um fio que conduza, através da realidade concreta, ao fato material e social, história capaz de criar um entorno que nos ajude a compreender qual o efeito prático dessa avalanche de discursos sobre a vida da mulher ou quais são as relações entre discursos e práticas." (retirado de: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres: As vozes do silêncio. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998, p. 233).
O excerto anterior traz consigo a temática da história das mulheres, que compreende um território relativamente pouco explorado pelo historiador. Esse interesse pelas mulheres na história só foi possível no século XX depois de novas correntes historiográficas ganharem espaço, com novos objetos e novas abordagens. Sobre a escrita da história das mulheres neste novo contexto, assinale a alternativa CORRETA:

Observe o trecho de o documento a seguir:
O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino. Porque engenhos há na Bahia que dão ao senhor quatro mil pães de açúcar e outros pouco menos, com a cana obrigada à moenda, de cujo rendimento logra o engenho ao menos a ametade, como de qualquer outra, que nele livremente se mói; e em algumas partes, ainda mais que a ametade.

(Retirado de: ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 1649. Adaptado por João Antônio Andreoni. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. Cap. I: p. 75.) Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A concepção que orientou a estrutura de investimento e exploração econômica na colônia portuguesa foi inspirada no mercantilismo.
PORQUE

II. Apesar das dificuldades em adaptação no Brasil e o investimento para preparar a terra e montar os engenhos, o plantio e benefício da cana de açúcar gerou lucros em grande escala para a Coroa Portuguesa.

“Os métodos de ensino baseados na memorização correspondiam a um entendimento de que 'saber história' era dominar muitas informações, o que, na prática, significava saber de cor a maior quantidade possível de acontecimentos de uma história nacional."
(retirado de: BITTERNCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 69).

O trecho discute a respeito do método de ensino de história utilizado no Brasil durante o século XIX. A respeito da proposta metodológica do ensino de história atual, assinale a alternativa CORRETA:

Observe a imagem a seguir:


A imagem apresentada demonstra a política de incentivo à imigração decorrente no Brasil entre segunda metade do século XIX e início do século XX. Com base na imagem e as políticas de incentivo à imigração no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

Apesar das primeiras atividades econômicas da região que hoje compreende o Rio Grande do Sul não demandarem muitos homens para o trabalho, a mão de obra escrava estava presente nesta região, desde, pelo menos 1680, para a comercialização com as nações da região do Rio da Prata. Após a fundação do Rio Grande do Sul em 1737 houve um aumento considerável no registro de escravos de origem africana, tanto provenientes da África, quanto os descentes que nasceram no Brasil. Sobre a mão de obra escrava no sul do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

“O livro didático é, de fato, o principal veiculador de conhecimentos sistematizados, o produto cultural de maior divulgação entre os brasileiros que tem acesso à educação escolar. Alguns educadores, ao se referirem ao uso recorrente do livro didático, afirmam: 'Ruim com ele, pior sem ele'." (FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2005, p. 49).
Selva G. Fonseca é uma das mais importantes pesquisadoras sobre ensino de história no Brasil. Devido a isso, é recorrente em seus trabalhos a análise acerca do uso dos livros didáticos, paradidáticos e outros materiais. A respeito dessa temática, assinale a alternativa INCORRETA:

A Revolução Farroupilha ou Decênio Heróico (1835-1845) ocorreu no extremo sul do país, na região que hoje pertence ao Rio Grande do Sul. Considerada uma das mais importantes revoltas do período por perdurar cerca de dez anos em forma de Estado Republicano. Essa guerra foi liderada pela elite da região, mas contou com a participação do povo nas lutas. Sobre as características e causas da Revolução Farroupilha, assinale a alternativa CORRETA:

A partir do início do século XX a forma de escrever história foi alterada. Como símbolo dessa mudança uma nova corrente historiográfica ganhou expressividade baseada na revista Annales d’histoire économique et sociale criada em 1929, no contexto da grande depressão, e ficou popularmente conhecida como école des Annales (Escola dos Annales). Essa escola historiográfica inovou na escrita da história, pois entre suas gerações defendeu a utilização de novos objetos, juntamente com novas abordagens, que requeriam o conhecimento que outras disciplinas poderiam oferecer. Acerca das gerações dos Annales, assinale a alternativa CORRETA:

“O projeto jesuítico era o mesmo para todo o Novo Mundo: reunir em aldeia diversas comunidades nativas submetê-las à autoridade colonial e convertêlas ao cristianismo e ao que se considerava como civilização. Jamais houve estratégia jesuítica de construção de “império teocrático-cristão", autossuficiente, nas Américas – Império Universal. Após algumas décadas, quando as comunidades nativas estivessem estabilizadas, elas se transformariam em doutrinas, ficando sob a autoridade eclesiástica dos bispos e, portanto, das Coroas ibéricas, responsáveis pela administração religiosa nas colônias. Desde sua fundação, os povos missioneiros espanhóis estavam submetidos às audiências, órgãos judiciário-administrativos criados pela Coroa ibérica para assessorar os vice-reis. A mesma submissão às autoridades coloniais e metropolitanas ocorria quanto às reduções jesuíticas portuguesas." (retirado de MAESTRI, Mário. Breve história do Rio Grande do Sul: da pré-história aos dias atuais. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2010, p. 62)
O modelo missioneiro foi uma “via de mão-dupla" que perdurou por cerca de um século na região que atualmente compõe o sul do Brasil, chefiado pela Coroa Espanhola. Acerca dos benefícios gerados para os espanhóis e para os nativos que esse modelo de organização proporcionava, assinale a alternativa CORRETA:

“[...] Toda a história do reinado de Augusto se resume nos seus esforços para traduzir para a realidade e os fatos esse caráter quase miraculoso de sua pessoa. Ele quer respeitar as formas tradicionais, embora elas sejam quase vazias de conteúdo. Conserva o consulado, a pretoria, a edilidade, o tribunato, porém, sorrateiramente, tira-lhes quase toda a importância real. Enquanto o consulado mantém alguma autoridade, ele mesmo é cônsul. Depois, um belo dia, deixa de querer sê-lo; é que encontrou outro meio de reter em suas mãos o comando do Estado. É o primeiro do Senado, e sua palavra arrebata sempre a decisão." (retirado de GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: Ed. UNESP, 2011, p. 129).

A política e a sociedade romana imperial mantiveram suas bases, ao menos idealmente, semelhantes às da República, porém, a figura do imperador passou a ser decisiva e de grande poder, como Pierre Grimal deixa claro no trecho anterior. Sobre a sociedade e política do sistema romano imperial, assinale a alternativa CORRETA:

“A construção do Estado Nacional na primeira metade do século XIX foi marcada pelo debate entre diferentes projetos que refletiam a diversidade de interesses e de concepções da elite dirigente." (retirado de: DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil do século XIX. São Paulo: Globo, 2005, p. 23).
Geograficamente o Brasil possui uma grande extensão de terra, isso significa que desde o período imperial brasileiro havia a dificuldade na unidade nacional, e isto se refletiu na formulação de uma constituição quando a República foi proclamada. Sobre as principais diferenças entre as regiões, assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282