Assinale a alternativa CORRETA que condiz com o objetivo na prática de marketing pessoal nas organizações.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponda à função administrativa às suas características:
Considerando-se que as organizações são formadas por pessoas – seres em constante mutação, a comunicação interna precisa ser sempre um foco de investimento e de reorganização para não se tornar anacrônica. Para tanto, algumas diretrizes devem ser seguidas. Preencha os parênteses V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) É preciso compreender a comunicação interna como um fluxo. Ainda que estabelecidos os canais oficiais, todos os servidores têm direito de fazer considerações e contribuir com algo. As sugestões de pauta devem contemplar todos os interesses e diferentes opiniões.
( ) É preciso estimular a repetição de temas e pautas. As mensagens se tornam relevantes quando são trabalhadas e reproduzidas à exaustão.
( ) É preciso descentralizar as ações de comunicação interna, elegendo múltiplas equipes responsáveis pelas tomadas de decisão, já que os setores de comunicação e de recursos humanos trabalham separadamente nesse segmento.
( ) Os servidores precisam estar aptos a utilizar as diversas plataformas disponíveis para se comunicar. Não adianta desenvolver um aplicativo de sugestões para smartphones e tablets se o corpo funcional não sabe lidar ou não tem acesso aos gadgets.
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
Assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a comunicação e inteligência empresarial.
Pode-se definir barreira de comunicação como uma falha no processo comunicativo. Preencha os parênteses com a correspondência adequada que corresponde às circunstâncias que dificultam a compreensão da mensagem:
I- Presunção
II- Defensividade
III- Escuta ativa
IV- Precisão
( ) Acontece quando o receptor já tem uma imagem formada sobre o assunto em questão ou quando não simpatiza com o emissor.
( ) Ocorre quando uma pessoa supõe que a outra já conhece o conteúdo de sua mensagem.
( ) Muitas vezes é confundida com excesso de zelo. Entretanto, é melhor repetir a mensagem de diferentes formas e garantir que ela seja compreendida adequadamente do que correr o risco de surgir um problema de entendimento.
( ) Se há dúvidas sobre o que está sendo dito, questione, pergunte, esclareça; evite que uma dúvida passe, pois ela pode prejudicar a compreensão da mensagem na íntegra. Emissor e receptor participam juntos do processo comunicativo, sempre em sintonia!
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
Sobre comunicação e cultura organizacional, assinale os parênteses com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A comunicação organizacional deve englobar todo o processo de comunicação que ocorre dentro de uma empresa pública ou privada.
( ) A cultura organizacional refere-se à maneira como os servidores agem uns com os outros, como lidam com a falta de recursos e de capital humano, como reagem diante de crises e como seu comportamento se reflete no serviço público.
( ) Ao contrário da cultura organizacional – na maioria das vezes, rígida e imutável –, a estratégia tem como premissa a necessidade constante de reavaliação e de ajustes, visando sempre o cumprimento dos objetivos e das metas da organização.
( ) A comunicação operacional não se ocupa apenas de divulgar a marca, mas também de promover a identificação do público com ela, com seus valores e com suas políticas, gerando o engajamento das pessoas com o serviço oferecido.
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
A marca é o maior patrimônio de uma empresa, porque é o que confere sua especificidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras organizações. Sobre a gestão da imagem e das relações interpessoais no contexto profissional, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um importante instrumento que pode ser utilizado para a realização do planejamento estratégico é a Matriz, que ressalta a importância de recolher dados relativos ao ambiente interno e externo da organização para que a estratégia possa ser planejada considerando um cenário mais amplo.
( ) Networking é o conjunto de estratégias e ações para promover o lançamento, o desenvolvimento e a continuidade de um produto ou serviço no mercado consumidor.
( ) Marketing é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
( ) Networking indica uma atitude de procura de contatos com a possibilidade de conseguir subir na carreira.
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
O vínculo entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes cria uma relação de corresponsabilidade entre as empresas e os funcionários. Assinale a alternativa CORRETA sobre cliente interno e externo.