A psicomotricidade estuda o homem em sua unidade como pessoa. A intervenção psicomotora então se situa em âmbito global, numa tentativa de modificar toda uma atitude em relação ao seu corpo como lugar de sensação, expressão e criação. Entendemos a coordenação, lateralidade e equilíbrio como elementos psicomotores. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
A sequência CORRETA é:
Os fundamentos representam os movimentos e gestos básicos de uma modalidade esportiva. A sua correta execução é condição ímpar para que o aluno/jogador possa praticar o esporte de forma natural e desenvolta. Assinale a alternativa CORRETA sobre os fundamentos do basquetebol.
Certamente a preocupação principal para o executante de uma tarefa motora é a avaliação da informação, que levará à tomada de decisão sobre ações futuras. Na aprendizagem motora temos o estímulo, o processamento e a resposta motora. Assinale a alternativa CORRETA abaixo.
As crianças fazem uma transição das pegadas de potência para as de precisão durante o primeiro ano. O alcançar e o pegar são uma unidade suave do movimento. Existem algumas restrições que surgem ao longo do desenvolvimento para a aquisição das pegadas de precisão. Assinale a alternativa CORRETA.
Ao ver uma criança numa aula de Educação Física, correndo, pulando ou praticando esportes. Pergunta-se: quais as reações metabólicas que estão ocorrendo no organismo dessa criança, no sentido de liberar energia suficiente para manter essas ações? Assinale a alternativa CORRETA.
Todos sabem que as pessoas diferem em muitas maneiras. Em alguns casos, tais diferenças devem-se a coisas sobre as quais os indivíduos têm pouco controle, tais como: sexo, idade, raça, contexto cultural. Neste sentido, sabemos que estes fatores determinam a performance. Assinale V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo. ( ) Potencialidade são características dos indivíduos que não estão sujeitas a mudanças. ( ) Abordagem experimental método utilizado por cientistas para estudar variáveis que influenciam a performance. ( ) Abordagem diferencial método que avalia a potencialidade no desempenho motor. ( ) Capacidade traços duradouros determinados geneticamente. ( ) Habilidades são potencialidades desenvolvidas como um resultado da prática. A sequência CORRETA é:
Para o desenvolvimento motor existem alguns tipos de movimentos que são característicos às diferentes fases. É importante que o professor entenda as características e as necessidades de uma criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento motor. Assinale a alternativa CORRETA.
Para se alcançar os objetivos planejados e conduzir o aluno dentro do processo ensino aprendizagem, é necessário se buscar a utilização adequada dos métodos de ensino em Educação Física ou abordagens de ensino. Marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.
( ) A abordagem crítico-superadora foi elaborada por um grupo de professores conhecidos como Coletivo de Autores.
( ) Até a década de 1980, os modelos de ensino estiveram centrados na teoria “comportamentalista".
( ) Na abordagem desenvolvimentista o jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado.
( ) Na abordagem de ensino aberto é defendida a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.
( ) Na abordagem crítico-emancipatória se pretende o resgate da linguagem do movimento humano como forma de expressão do mundo social.
A sequência CORRETA é:
Dentro do contexto da aprendizagem motora as habilidades são classificadas pela organização da tarefa. Um esquema para classificar habilidades diz respeito à maneira como o movimento é organizado. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
A sequência CORRETA é:
A avaliação é um processo que deve ocorrer em todos os momentos das aulas. Ela pode ser diagnóstica, para nos informar o que os alunos já sabem em relação ao que vamos ensinar. Pode ser formativa quando informa aos alunos e professores sobre os avanços e dificuldades no processo ensino aprendizagem. E também pode ser somativa quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações. A avaliação pode-se apresentar em três dimensões. Assinale a alternativa CORRETA sobre tais dimensões.
Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Assinale a alternativa CORRETA sobre os distúrbios de coordenação.
É na escola que os profissionais iram buscarão atividades, brincadeiras e estratégias para focarem no desenvolvimento do aprendiz. Uma das necessidades neste período é a psicomotricidade, que dá suporte para a realização de manuseios e ações cotidianas. Assinale a alternativa CORRETA sobre a área psicomotricidade.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras sempre foram importantíssimos como instrumentos metodológicos para se alcançar os objetivos dentro da Educação Física escolar. Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo acercar desta informação.
( ) Jogo estruturado é aquele em que o professor entrega um objeto e diz o que o aluno deve fazer com o mesmo.
( ) O Jogo livre é aquele em que as condições são arranjadas para que o aluno alcance um objetivo.
( ) Brinquedo paralelo é onde a criança é apenas um espectador e não participa do brinquedo.
( ) Brinquedo associativo é o que duas ou mais crianças brincam lado a lado, e muitas das vezes com os mesmos brinquedos,
( ) Brinquedo cooperativo, onde as crianças dividem, tem objetivos em comum e envolvem-se em comportamentos.
A sequência CORRETA é:
O atletismo é uma modalidade esportiva que vem crescendo a cada dia e precisa ser trabalhada continuamente para o crescimento psicomotor, indo além de ser formador de atletas, fornece um excelente repertório de conteúdos para a formação global do educando.
Assinale a alternativa CORRETA abaixo acerca de tal modalidade.
O voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida por uma rede. Há uma série de versões do jogo disponíveis, cada uma delas adaptadas a uma circunstância diferente, de forma que o jogo possa se adaptar aos diferentes praticantes.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as regras do voleibol.