Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A psicomotricidade estuda o homem em sua unidade como pessoa. A intervenção psicomotora então se situa em âmbito global, numa tentativa de modificar toda uma atitude em relação ao seu corpo como lugar de sensação, expressão e criação. Entendemos a coordenação, lateralidade e equilíbrio como elementos psicomotores. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

A sequência CORRETA é:

Os fundamentos representam os movimentos e gestos básicos de uma modalidade esportiva. A sua correta execução é condição ímpar para que o aluno/jogador possa praticar o esporte de forma natural e desenvolta. Assinale a alternativa CORRETA sobre os fundamentos do basquetebol.

Certamente a preocupação principal para o executante de uma tarefa motora é a avaliação da informação, que levará à tomada de decisão sobre ações futuras. Na aprendizagem motora temos o estímulo, o processamento e a resposta motora. Assinale a alternativa CORRETA abaixo.

As crianças fazem uma transição das pegadas de potência para as de precisão durante o primeiro ano. O alcançar e o pegar são uma unidade suave do movimento. Existem algumas restrições que surgem ao longo do desenvolvimento para a aquisição das pegadas de precisão. Assinale a alternativa CORRETA.

Ao ver uma criança numa aula de Educação Física, correndo, pulando ou praticando esportes. Pergunta-se: quais as reações metabólicas que estão ocorrendo no organismo dessa criança, no sentido de liberar energia suficiente para manter essas ações? Assinale a alternativa CORRETA.

Todos sabem que as pessoas diferem em muitas maneiras. Em alguns casos, tais diferenças devem-se a coisas sobre as quais os indivíduos têm pouco controle, tais como: sexo, idade, raça, contexto cultural. Neste sentido, sabemos que estes fatores determinam a performance. Assinale V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo. ( ) Potencialidade são características dos indivíduos que não estão sujeitas a mudanças. ( ) Abordagem experimental método utilizado por cientistas para estudar variáveis que influenciam a performance. ( ) Abordagem diferencial método que avalia a potencialidade no desempenho motor. ( ) Capacidade traços duradouros determinados geneticamente. ( ) Habilidades são potencialidades desenvolvidas como um resultado da prática. A sequência CORRETA é:

Para o desenvolvimento motor existem alguns tipos de movimentos que são característicos às diferentes fases. É importante que o professor entenda as características e as necessidades de uma criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento motor. Assinale a alternativa CORRETA.

Para se alcançar os objetivos planejados e conduzir o aluno dentro do processo ensino aprendizagem, é necessário se buscar a utilização adequada dos métodos de ensino em Educação Física ou abordagens de ensino. Marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.

( ) A abordagem crítico-superadora foi elaborada por um grupo de professores conhecidos como Coletivo de Autores.

( ) Até a década de 1980, os modelos de ensino estiveram centrados na teoria “comportamentalista".

( ) Na abordagem desenvolvimentista o jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado.

( ) Na abordagem de ensino aberto é defendida a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

( ) Na abordagem crítico-emancipatória se pretende o resgate da linguagem do movimento humano como forma de expressão do mundo social.

A sequência CORRETA é:

Dentro do contexto da aprendizagem motora as habilidades são classificadas pela organização da tarefa. Um esquema para classificar habilidades diz respeito à maneira como o movimento é organizado. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

A sequência CORRETA é:

A avaliação é um processo que deve ocorrer em todos os momentos das aulas. Ela pode ser diagnóstica, para nos informar o que os alunos já sabem em relação ao que vamos ensinar. Pode ser formativa quando informa aos alunos e professores sobre os avanços e dificuldades no processo ensino aprendizagem. E também pode ser somativa quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações. A avaliação pode-se apresentar em três dimensões. Assinale a alternativa CORRETA sobre tais dimensões.

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Assinale a alternativa CORRETA sobre os distúrbios de coordenação.

É na escola que os profissionais iram buscarão atividades, brincadeiras e estratégias para focarem no desenvolvimento do aprendiz. Uma das necessidades neste período é a psicomotricidade, que dá suporte para a realização de manuseios e ações cotidianas. Assinale a alternativa CORRETA sobre a área psicomotricidade.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras sempre foram importantíssimos como instrumentos metodológicos para se alcançar os objetivos dentro da Educação Física escolar. Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo acercar desta informação.

( ) Jogo estruturado é aquele em que o professor entrega um objeto e diz o que o aluno deve fazer com o mesmo.

( ) O Jogo livre é aquele em que as condições são arranjadas para que o aluno alcance um objetivo.

( ) Brinquedo paralelo é onde a criança é apenas um espectador e não participa do brinquedo.

( ) Brinquedo associativo é o que duas ou mais crianças brincam lado a lado, e muitas das vezes com os mesmos brinquedos,

( ) Brinquedo cooperativo, onde as crianças dividem, tem objetivos em comum e envolvem-se em comportamentos.

A sequência CORRETA é:

O atletismo é uma modalidade esportiva que vem crescendo a cada dia e precisa ser trabalhada continuamente para o crescimento psicomotor, indo além de ser formador de atletas, fornece um excelente repertório de conteúdos para a formação global do educando.

Assinale a alternativa CORRETA abaixo acerca de tal modalidade.

O voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida por uma rede. Há uma série de versões do jogo disponíveis, cada uma delas adaptadas a uma circunstância diferente, de forma que o jogo possa se adaptar aos diferentes praticantes.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as regras do voleibol.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282