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Folha de respostas:

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Dentre as diversas direções para a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras – Língua portuguesa, em nível médio, a Lei nº 12.319/2010 inclui a formação por meio de I. organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por instituições credenciadas por Secretarias de Educação; II. cursos de educação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou;
III. cursos de extensão universitária;
IV. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

No Brasil, mesmo após a oficialização da Libras, é comum constatarmos posicionamentos equivocados em relação a esse fenômeno da linguagem humana. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A Libras é uma língua natural e específica para surdos, pois emergiu da necessidade de comunicação dessa comunidade.
A naturalidade ocorre no processo de criação e divulgação dos sinais, geralmente desempenhado com o apoio de recursos tecnológicos por uma comissão de surdos eleita.
II. A Libras é de fato uma língua como qualquer outra língua, apresentando, assim, uma gramática própria, com propriedades linguísticas e níveis hierárquicos, tais como: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
III. A modalidade da Libras pode ser chamada gestuo-visual, apontando uma marca gestual na sua produção. Contudo, há gestos que são considerados extralinguísticos, ou seja, que não fazem parte nem do vocabulário nem da gramática dessa língua de sinais.
IV. A Libras apresenta variações regionais nacionais, variações históricas (vocábulos que mudam com o tempo) e difere de outras línguas de sinais, excluindo o rótulo de universalidade das línguas visuo-espaciais.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Os efeitos de modalidade que envolvem a língua oral e a língua de sinais no processo de interpretação requerem

Fonologia é o estudo das unidades mínimas da língua que possuem valor contrastivo. Para as línguas orais, essas unidades são os sons; para as línguas de sinais, são os parâmetros.
Na tentativa de compreender e descrever como os sinais são estruturados e organizados, diversos autores apresentaram propostas teóricas sobre a fonologia das línguas de sinais; dentre eles, temos: Stokoe (1960), Liddell (1989) e Brentari (1998).
Dadas as afirmativas sobre a relação entre fonologia e os estudos em línguas de sinais,
I. Apesar das inúmeras propostas teóricas sobre fonologia em línguas de sinais, as especificações dos parâmetros nessas teorias são consensuais, ou seja, dividem-se em: configuração de mão, locação, movimento, orientação e marcações não manuais.
II. As mãos são consideradas os articuladores primários das línguas de sinais. Isso implica posicionar as marcações não manuais em outra esfera de análise que não se enquadra no grupo de parâmetros articuladores. Esse deslocamento resolve o problema dos sinais que não precisam de expressão facial para fazer sentido.
III. Linearidade e simultaneidade são propriedades distintas. A primeira, geralmente atribuída às línguas orais, permite pensar em sequência de segmentos (fonemas); a segunda, geralmente atribuída às línguas de sinais, oferece uma ideia de segmento não sequencial e, por isso, não equiparável aos fonemas das línguas orais.
verifica-se que está(ão) correta(s)

[...] a tradução seria teórica e praticamente impossível se esperássemos dela uma transferência de significados estáveis; o que é possível – o que inevitavelmente acontece, a todo momento e em toda tradução – é, como sugere o filósofo francês Jacques Derrida, ‘uma transformação: uma transformação de uma língua em outra, de um texto em outro’.
ARROJO, Rosemary. Oficina de tradução: a teoria na prática. Ática: São Paulo, 2003, p. 42
Tomando o texto como base, assinale a alternativa correta quanto às discussões geralmente levantadas na área dos estudos da tradução.

O Decreto nº 5.626/2005 considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais. Esse Decreto trata da(o) I. inclusão da Libras como disciplina curricular;
II. garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
III. garantia do direito à saúde, moradia e lazer das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
IV. papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão da Libras.
Das afirmativas, verifica-se que estão corretas apenas


Os exemplos 1, 2 e 3 correspondem a

À educação vêm sendo incorporadas mudanças em decorrência da trajetória histórica do sujeito surdo, que se distanciam de uma visão curativa da deficiência e se aproximam das identidades constituídas pelos próprios surdos. Em se tratando de formas mais renovadas de conceber a educação de surdos, considera-se

O Decreto nº 5.626/2005 regulamenta a Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000 . Acerca desse Decreto, dadas as afirmativas.
I. A modalidade oral da Língua Portuguesa, na educação básica, deve ser ofertada aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, preferencialmente em turno distinto ao da escolarização, por meio de ações integradas entre as áreas da saúde e da educação, resguardado o direito de opção da família ou do próprio aluno por essa modalidade.
II. O Prolibras é um projeto que visa capacitar profissionais para o ensino e para a tradução e interpretação da Libras.
III. A escola bilíngue para surdos é considerada uma bandeira de luta de boa parte da comunidade surda brasileira, visto que esse espaço educacional ainda não está previsto no Decreto. Verifica-se que está(ão) correta(s)

Considerando a visão clínica e socioantropológica da surdez, é correto afirmar:

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