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Dadas as afirmativas sobre identidades surdas, I. Na identidade flutuante, o surdo se espelha na demonstração hegemônica do ouvinte, na tentativa de se adequar ao mundo do ouvinte.
II. Na identidade inconformada, o surdo não consegue compreender a representação da identidade ouvinte, hegemônica, e se sente numa identidade subordinada.
III. Na identidade híbrida, os surdos que nasceram ouvintes e ficaram surdos têm duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral.
IV. Na identidade surda, ser surdo é estar no mundo visual e adquirir a língua de sinais, assumindo uma identidade tal como se apresenta.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Maria nasceu surda, passou a frequentar a escola regular aos seis anos de idade, quando foi matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, ela está com 12 anos e estuda o 3º ano do Ensino Fundamental devido ao histórico de evasão escolar decorrente de anos anteriores. Os pais de Maria são ouvintes e demonstram preocupação com a situação da filha que, por apresentar dificuldades para compreender o conteúdo escolar, termina abandonando a escola sempre em meados do ano letivo. Por compreender a fragilidade da filha diante de um contexto de cultura predominantemente ouvinte, os pais cedem. A professora atual de Maria sabe do caso da aluna, mas não se manifesta para atuar pedagogicamente frente à situação porque atribui ao intérprete a função de ensinar os conteúdos, e a Maria, a responsabilidade em aprender. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. Deve haver uma interação entre os pais, a professora e o intérprete, com vista a identificar as possíveis razões que levam Maria à evasão escolar.
II. A professora e o intérprete precisam trabalhar juntos para garantir condições de aprendizagem, desenvolvimento social, cognitivo e afetivo a Maria.
III. A permanência de Maria na escola depende apenas de como ela é motivada pelos familiares e amigos. Se tiver apoio familiar, conseguirá enfrentar os processos de exclusão escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

João é intérprete de Libras há cinco anos, com experiência em contextos extraescolares. Recentemente, assumiu o cargo de intérprete de Libras por meio de um concurso público para atuar no ensino fundamental com proposta educacional bilíngue. Durante as aulas, tem enfrentado o desafio de atenuar a ausência de referentes do aluno surdo no momento em que conceitos da língua oral são apresentados pelo professor da turma. Para propiciar ao aluno surdo a compreensão satisfatória dos conceitos, João poderia
I. usar da datilologia seguida de exemplificação, estratégia conhecida como “transferência com explicação”;
II. inserir elementos novos ao surdo, às vezes da cultura ouvinte, antes desconhecidos pelos alunos surdos, fazendo o uso oportuno da combinação de sinais;
III. certificar que não somente o sentido, mas também os níveis linguísticos da língua de tradução sejam correspondentes à língua de origem.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Na tradução da frase em português Eu quero sair para o cinema para Libras, quais sinais são indispensáveis para uma produção de mesmo sentido?

Ao realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, o intérprete deve observar, dentre outros, o(s) seguinte(s) preceito(s) ético(s):
I. confiabilidade;
II. parcialidade;
III. discrição.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Imagine que você foi convidado para interpretar uma palestra dada em Libras. No decorrer da sinalização, o palestrante diz o seguinte trecho:
MEU PAI JÁ SEPARAR MINHA MÃE. HOJE ELE
CONSEGUIR NAMORAR. EU GOSTO NAMORAD@ DELE.
AGORA PARECER EU TER DOIS PAIS.
O uso da @ em transcrições da Libras para o português indica que o sinal pode servir para ambos os gêneros. Dadas as afirmativas, I. O palestrante cometeu um equívoco ao deixar de mencionar o gênero. Por conta disso, o autor é responsável por possíveis problemas no texto alvo.
II. Se fosse possível prever casos como esse, a escolha da interpretação consecutiva seria menos problemática. III. Marcar o gênero, nesse caso, é opcional.
IV. Sendo uma interpretação simultânea, quanto mais o intérprete conseguir acompanhar o autor, na medida em que ele segue falando, menor a possibilidade de se cometer erros e maior a credibilidade da interpretação.
V. O trecho não configura um problema de interpretação, pois não há aspectos extralinguísticos nesse exemplo.
verifica-se que estão corretas apenas

Dadas as afirmativas em relação aos aspectos históricos, culturais e identitários da cultura surda, I. A cultura surda está relacionada ao jeito do sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável.
II. A cultura surda está relacionada às percepções dos sujeitos surdos, que se distanciam da construção da identidade e da comunidade surda.
III. A cultura surda é constituída dos seguintes artefatos culturais:
experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, vida social e esportiva, artes visuais, políticas e matérias.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Quanto aos conceitos de tradução e interpretação, em suas diferentes modalidades, é correto afirmar:

Dadas as ações, I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
III. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.
De acordo com a Lei nº 12.319/2010, são atribuições do tradutor e intérprete de Libras

Analisando o perfil e a prática do TILS educacional, qual a alternativa que condiz com os papéis e responsabilidades desse profissional?


Considerando os diferentes tipos de verbo em Libras, a relação

entre a primeira e a segunda coluna da tabela é

Para cada sinal da coluna da esquerda, encontre a sequência de

sinais da coluna da direita que apresenta os mesmos parâmetros

de configuração de mão, locação e movimento, respectivamente.


Qual a alternativa corresponde à relação correta?

Dadas as afirmativas sobre sinais icônicos e sinais arbitrários na Libras,
I. A arbitrariedade na língua não mantém semelhança do objeto referente.
II. Copo, escova e bola são exemplos de sinais arbitrários.
III. Primo e tio são exemplos de sinais icônicos.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alguns sinais da Libras podem ter suas origens influenciadas pela

escrita da língua portuguesa. Com o passar do tempo, esses

sinais assumem outra forma, como é o caso de: i) AZUL, que

incialmente era soletrado A-Z-U-L e, posteriormente, passou a ter

a forma AL (conforme figura); e ii) NUNCA, que mudou de

N-U-N-C-A para NUN.


ados os fenômenos,

I. Empréstimo linguístico.

II. Nativização lexical.

III. Acomodação fonológica.

IV. Soletração manual.

qual a sequência cronológica correta do processo descrito?

A relação entre surdez e linguagem é comumente estabelecida em textos acadêmicos. Isso se deve às especificidades que algumas condições particulares de perda de audição são capazes de revelar. Refletindo sobre esse contexto, dadas as afirmativas, I. O desempenho insatisfatório da linguagem em casos de perda de audição se deve ao grau dessa perda. Os outros fatores são decorrentes do desempenho individual.
II. A surdez, por si só, não é responsável por um desempenho insatisfatório de linguagem, uma vez que a cognição permanece preservada.
III. A língua de sinais é mais apropriada para pessoas com surdez porque é um instrumento linguístico reconhecido legalmente como próprio do sujeito surdo.
verifica-se que está(ão) correta(s)

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