Dadas as afirmativas sobre identidades surdas,
I. Na identidade flutuante, o surdo se espelha na demonstração
hegemônica do ouvinte, na tentativa de se adequar ao mundo
do ouvinte.
II. Na identidade inconformada, o surdo não consegue
compreender a representação da identidade ouvinte,
hegemônica, e se sente numa identidade subordinada.
III. Na identidade híbrida, os surdos que nasceram ouvintes e
ficaram surdos têm duas línguas numa dependência dos
sinais e do pensamento na língua oral.
IV. Na identidade surda, ser surdo é estar no mundo visual e
adquirir a língua de sinais, assumindo uma identidade tal
como se apresenta.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Maria nasceu surda, passou a frequentar a escola regular aos seis
anos de idade, quando foi matriculada no 1º ano do Ensino
Fundamental. Atualmente, ela está com 12 anos e estuda o 3º ano
do Ensino Fundamental devido ao histórico de evasão escolar
decorrente de anos anteriores. Os pais de Maria são ouvintes e
demonstram preocupação com a situação da filha que, por
apresentar dificuldades para compreender o conteúdo escolar,
termina abandonando a escola sempre em meados do ano letivo.
Por compreender a fragilidade da filha diante de um contexto de
cultura predominantemente ouvinte, os pais cedem. A professora
atual de Maria sabe do caso da aluna, mas não se manifesta para
atuar pedagogicamente frente à situação porque atribui ao
intérprete a função de ensinar os conteúdos, e a Maria, a
responsabilidade em aprender. Nesse contexto, dadas as
afirmativas,
I. Deve haver uma interação entre os pais, a professora e o
intérprete, com vista a identificar as possíveis razões que
levam Maria à evasão escolar.
II. A professora e o intérprete precisam trabalhar juntos para
garantir condições de aprendizagem, desenvolvimento social,
cognitivo e afetivo a Maria.
III. A permanência de Maria na escola depende apenas de como
ela é motivada pelos familiares e amigos. Se tiver apoio
familiar, conseguirá enfrentar os processos de exclusão
escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)
João é intérprete de Libras há cinco anos, com experiência em
contextos extraescolares. Recentemente, assumiu o cargo de
intérprete de Libras por meio de um concurso público para atuar
no ensino fundamental com proposta educacional bilíngue.
Durante as aulas, tem enfrentado o desafio de atenuar a ausência
de referentes do aluno surdo no momento em que conceitos da
língua oral são apresentados pelo professor da turma. Para
propiciar ao aluno surdo a compreensão satisfatória dos conceitos,
João poderia
I. usar da datilologia seguida de exemplificação, estratégia
conhecida como “transferência com explicação”;
II. inserir elementos novos ao surdo, às vezes da cultura ouvinte,
antes desconhecidos pelos alunos surdos, fazendo o uso
oportuno da combinação de sinais;
III. certificar que não somente o sentido, mas também os níveis
linguísticos da língua de tradução sejam correspondentes à
língua de origem.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Na tradução da frase em português Eu quero sair para o cinema para Libras, quais sinais são indispensáveis para uma produção de mesmo sentido?
Ao realizar a interpretação da língua falada para a língua
sinalizada e vice-versa, o intérprete deve observar, dentre outros,
o(s) seguinte(s) preceito(s) ético(s):
I. confiabilidade;
II. parcialidade;
III. discrição.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Imagine que você foi convidado para interpretar uma palestra dada
em Libras. No decorrer da sinalização, o palestrante diz o seguinte
trecho:
MEU PAI JÁ SEPARAR MINHA MÃE. HOJE ELE
CONSEGUIR NAMORAR. EU GOSTO NAMORAD@ DELE.
AGORA PARECER EU TER DOIS PAIS.
O uso da @ em transcrições da Libras para o português indica que
o sinal pode servir para ambos os gêneros. Dadas as afirmativas,
I. O palestrante cometeu um equívoco ao deixar de mencionar
o gênero. Por conta disso, o autor é responsável por possíveis
problemas no texto alvo.
II. Se fosse possível prever casos como esse, a escolha da
interpretação consecutiva seria menos problemática.
III. Marcar o gênero, nesse caso, é opcional.
IV. Sendo uma interpretação simultânea, quanto mais o
intérprete conseguir acompanhar o autor, na medida em que
ele segue falando, menor a possibilidade de se cometer erros
e maior a credibilidade da interpretação.
V. O trecho não configura um problema de interpretação, pois
não há aspectos extralinguísticos nesse exemplo.
verifica-se que estão corretas apenas
Dadas as afirmativas em relação aos aspectos históricos, culturais
e identitários da cultura surda,
I. A cultura surda está relacionada ao jeito do sujeito surdo
entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível
e habitável.
II. A cultura surda está relacionada às percepções dos sujeitos
surdos, que se distanciam da construção da identidade e da
comunidade surda.
III. A cultura surda é constituída dos seguintes artefatos culturais:
experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, vida
social e esportiva, artes visuais, políticas e matérias.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Quanto aos conceitos de tradução e interpretação, em suas diferentes modalidades, é correto afirmar:
Dadas as ações,
I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e
surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por
meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais – Língua
Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais
desenvolvidas nas instituições de ensino, nos níveis
fundamental, médio e superior de forma a viabilizar o acesso
aos conteúdos curriculares;
III. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às
atividades-fim das instituições de ensino e repartições
públicas.
De acordo com a Lei nº 12.319/2010, são atribuições do tradutor
e intérprete de Libras
Analisando o perfil e a prática do TILS educacional, qual a alternativa que condiz com os papéis e responsabilidades desse profissional?
Considerando os diferentes tipos de verbo em Libras, a relação
entre a primeira e a segunda coluna da tabela é
Para cada sinal da coluna da esquerda, encontre a sequência de
sinais da coluna da direita que apresenta os mesmos parâmetros
de configuração de mão, locação e movimento, respectivamente.
Qual a alternativa corresponde à relação correta?
Dadas as afirmativas sobre sinais icônicos e sinais arbitrários na
Libras,
I. A arbitrariedade na língua não mantém semelhança do objeto
referente.
II. Copo, escova e bola são exemplos de sinais arbitrários.
III. Primo e tio são exemplos de sinais icônicos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Alguns sinais da Libras podem ter suas origens influenciadas pela
escrita da língua portuguesa. Com o passar do tempo, esses
sinais assumem outra forma, como é o caso de: i) AZUL, que
incialmente era soletrado A-Z-U-L e, posteriormente, passou a ter
a forma AL (conforme figura); e ii) NUNCA, que mudou de
N-U-N-C-A para NUN.
ados os fenômenos,
I. Empréstimo linguístico.
II. Nativização lexical.
III. Acomodação fonológica.
IV. Soletração manual.
qual a sequência cronológica correta do processo descrito?
A relação entre surdez e linguagem é comumente estabelecida em
textos acadêmicos. Isso se deve às especificidades que algumas
condições particulares de perda de audição são capazes de
revelar. Refletindo sobre esse contexto, dadas as afirmativas,
I. O desempenho insatisfatório da linguagem em casos de
perda de audição se deve ao grau dessa perda. Os outros
fatores são decorrentes do desempenho individual.
II. A surdez, por si só, não é responsável por um desempenho
insatisfatório de linguagem, uma vez que a cognição
permanece preservada.
III. A língua de sinais é mais apropriada para pessoas com
surdez porque é um instrumento linguístico reconhecido
legalmente como próprio do sujeito surdo.
verifica-se que está(ão) correta(s)