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O conteúdo de lutas ainda encontra, por vezes, certa resistência para sua inserção nas aulas de educação física nas escolas. O seu trato pedagógico suscita questionamentos e preocupações diversas por parte dos profissionais atuantes na educação física. Contudo, é importante considerar que esse componente da cultura corporal de movimento tem ganhado cada vez mais destaque no cotidiano de jovens e crianças, especialmente a partir de sua espetacularização na mídia e, por isso, a construção de um processo de ensino-aprendizagem crítico das lutas tem se tornado um movimento urgente para professores e alunos.

Sobre o trato pedagógico do conteúdo de lutas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) A falta de vivência pessoal em lutas por parte dos professores de educação física seja no cotidiano de vida, seja no âmbito acadêmico, na visão destes docentes, coloca barreiras para que o conteúdo seja abordado em aula.
(  ) A preocupação com o fator da violência, que, muitas vezes, os professores julgam ser intrínseco às práticas de luta, somada à falta de habilidade para lidar com a temática junto aos alunos, acaba tornando perigosa a abordagem desse conteúdo na escola.
(  ) A dificuldade de sistematização do conteúdo de lutas, de modo a garantir um processo de aprendizagem crítico e amplo, é fator que pode dificultar o trabalho com essa prática no âmbito da educação física escolar.
(  ) Para um trato pedagógico adequado das lutas nas aulas de educação física, torna-se necessário conferir prioridade ao plano procedimental, colocando como secundário o plano atitudinal, bem como o conceitual.

A sequência está correta em

A pluralidade da terminologia danças urbanas expressa a diversidade de modalidades e estilos de dança atribuídos a este conjunto de práticas. Tal diversidade guarda estreita relação com o multifacetado processo de constituição histórica dessas práticas, especialmente a partir de meados do século XX.

Diante do exposto, podem ser consideradas características do processo de constituição sócio-histórico das danças urbanas, EXCETO:

As discussões realizadas na área das políticas públicas de esportes e lazer precisam buscar contribuições operacionais para desvencilhar-se da gestão burocrática estritamente governamental. “É essencial a participação da sociedade _____________, das redes de serviço e da administração ______________. Para esse desafio, propõe-se a fundamentação teórica em bases técnicas filiadas ao _______________ e ao neoliberalismo estruturado na _______________ dos órgãos, na criação de unidades ______________ e no foco de atenção à família e à _________________.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

O currículo cultural da educação física está relacionando à análise de produção de identidades, interpretações, questionamentos e diálogos entre e a partir das culturas. Com base em uma educação democrática, os objetivos permeiam a formação de sujeitos para a promoção e a luta pela equidade social, proporcionando uma reflexão acerca dos problemas que envolvem o processo de construção.

Sobre o currículo cultural da educação física, são consideradas propostas curriculares discutidas por autores acerca da temática, EXCETO:

A educação física cultural potencializa o contato com diversos saberes, não apenas os hegemônicos e legitimados, considerando que as práticas corporais pertencem a todos os grupos sociais, independente da origem, sejam transformadas em objeto de estudos. Todos os envolvidos no processo de ensino devem considerar as situações didáticas dentro e fora da escola, relacionando-os com as práticas pedagógicas e aproximando-os ao senso crítico a ser desenvolvido no aluno. “O que se defende é que os saberes _____________ ou tergiversados referentes às práticas corporais e seus participantes recebam a mesma atenção que os conhecimentos _______________. Também se espera que o _______________ seja analisado com outros olhares, tomando como base as crenças epistemológicas pertencentes aos setores ______________.”

Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A chamada “Teoria Crítica do Esporte” foi engendrada na Europa a partir da década de 1960 e guardou estreita relação com o contexto da Guerra Fria e os usos que as superpotências mundiais fizeram do fenômeno esportivo.

São considerados argumentos característicos da Teoria Crítica do Esporte, EXCETO:

“Mas o que vem a ser a dança de salão? É aquela dançada aos pares, em contato, que desenvolvem estruturas de passos variados no salão harmonizando-os em relação à parceria e à música e deslocando-se no sentido anti-horário. É normalmente praticada em reuniões sociais das mais diversas e pode ou não ter um aspecto técnico associado ao seu desempenho.”

São aspectos a serem abordados no ensino da dança de salão, EXCETO:

As lutas, enquanto manifestação corporal, ganharam diferentes significados e configurações ao longo da história. Essa diversidade se relaciona, diretamente, com aspectos regionais, sociais e culturais de cada tempo e espaço onde essas práticas corporais surgiram e são praticadas. No Brasil, é possível identificar uma multiplicidade de práticas de luta que, em seu
contexto sócio-histórico, se constituem como manifestações legítimas dos diferentes grupos étnicos aqui existentes. Um exemplo é a luta marajoara, também conhecida como “agarrada marajoara”, “derrubada marajoara” ou “lambuzada”. A competição tem como objetivo desequilibrar o adversário, derrubando-o de costas no chão, para que o ponto seja marcado.

São características da luta marajoara, EXCETO:

O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência que envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem, ou não, devido a uma deficiência, reduzindo ou limitando-as como incapazes. Tais atitudes preconceituosas hierarquizam sujeitos em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade funcional.

O conceito em que as práticas corporais do indivíduo são sujeitadas a uma comparação e hierarquia denomina-se:

A vinculação da formação e desenvolvimento pessoal com políticas públicas na área de lazer e esportes não deve ser considerada de forma isolada, sem atentar-se para os programas de governo, em geral, e para as políticas sociais, de modo particular. O lazer tem sua especificidade, inclusive enquanto política pública, mas não pode ser tratado de forma isolada de outras questões sociais.

De acordo com os debates bibliográficos acerca desse tema, assinale a afirmativa INCORRETA.

Diversas análises de pesquisa enfatizam como as mídias influenciam na cultura corporal, seja através dos meios televisivos ou digitais, é unânime a opinião de que absorvemos comportamentos e atitudes de acordo ao que somos expostos pelos meios de comunicação. Os profissionais de educação física atentam-se às novas tendências pedagógicas que abordam novos significados e aprendizagens sobre as práticas da disciplina, analisando as influências positivas e negativas da mídia na cultura corporal dos indivíduos.

Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) O professor deve usar do instrumento didático-pedagógico estruturado para debater sobre o conteúdo televiso com seus alunos, de modo que os incentive a capacidade em fazer uma leitura crítica, construindo suas próprias conclusões.
(  ) A educação física deve, através de um programa de educação voltado para a mídia, impor para as pessoas que não usem os meios eletrônicos para obter informação, descartando, assim, um trabalho didático.
(  ) A educação física deve atentar-se aos conteúdos midiáticos que reforçam estereótipos corporais, propondo um debate crítico, de modo a assentir sobre essa cultura corporal excludente.
(  ) O profissional de educação física deve elaborar um plano de intervenção que o auxilie em seu trabalho didático, reconhecendo o papel importante dos recursos midiáticos e as informações que podem ser discutidas sobre as mensagens que veiculam na mídia.

A sequência está correta em

O slackline, considerado como uma possibilidade pedagógica relativa à disciplina de aventura nos cursos de formação, pode
gerar novas perspectivas de aprendizagem, auxiliando no processo de ensino de educação física. Embora esteja indicado pela
BNCC, ainda é pouco explorado pelos professores, principalmente pelas fragilidades na formação docente.

São considerados equipamentos ou técnicas utilizados no slackline, EXCETO:

Os jogos e as brincadeiras constituem-se como práticas educativas fundamentais nas aulas de educação física, especialmente na infância. Tendo em vista a infinidade possível quanto aos seus objetivos, materiais e espaços utilizados, suas regras, habilidades necessárias e àquelas propostas à aquisição, essas práticas corporais podem ser agrupadas a partir de diferentes aspectos. Considerando uma dessas possibilidades de classificação dos jogos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Jogos sensoriais.
2. Jogos de representação.
3. Jogos cooperativos.
4. Jogos populares.
5. Jogos coletivos.

(  ) Têm o objetivo de fomentar o lazer, sem que participantes enfoquem na competição e a vitória como ponto essencial.
(  ) Estimulam os sentidos humanos. Utiliza-se o cérebro como fundamental no processo de percepção do jogo, pois todas as sensações se processam dentro dele.
(  ) Proporcionam o desenvolvimento da capacidade de expressão através da linguagem corporal.
(  ) Jogos cuja prática requer a participação de duas ou mais pessoas em oposição à outra equipe.
(  ) Jogos de rua em que participantes podem ser alternados, decididos pelos próprios jogadores. Há flexibilidade nas regras sendo desnecessários muitos recursos sofisticados para sua execução, pois a origem está na cultura popular.

A sequência está correta em

As danças urbanas como manifestação da cultura corporal de movimento caracterizam-se como conteúdo de aprendizagem essencial na educação básica. Tal conteúdo é composto por um conjunto de práticas de dança que apresentam como característica comum a realização em espaços diversos da cidade como ruas, praças, clubes de dança etc.

São consideradas habilidades a serem desenvolvidas durante as aulas de danças urbanas, EXCETO:

O preconceito de gênero ainda é um desafio enfrentado na sociedade, sendo refletido em várias áreas como no âmbito escolar, principalmente na disciplina da educação física, em que as mulheres são excluídas de esportes estigmatizados como “masculinos”. Sobre isso, a lei assegura o regime da educação mista ou ensino misto, em que não é considerado o sexo (gênero) do educando na determinação do percurso escolar e acadêmico.

Trata-se do seguinte regime:

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