Ir para o conteúdo principal

O conteúdo de lutas ainda encontra, por vezes, certa resistência para sua inserção nas aulas de educação física nas escolas. O seu trato pedagógico suscita questionamentos e preocupações diversas por parte dos profissionais atuantes na educação física. Contudo, é importante considerar que esse componente da cultura corporal de movimento tem ganhado cada vez mais destaque no cotidiano de jovens e crianças, especialmente a partir de sua espetacularização na mídia e, por isso, a construção de um processo de ensino-aprendizagem crítico das lutas tem se tornado um movimento urgente para professores e alunos.

Sobre o trato pedagógico do conteúdo de lutas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) A falta de vivência pessoal em lutas por parte dos professores de educação física seja no cotidiano de vida, seja no âmbito acadêmico, na visão destes docentes, coloca barreiras para que o conteúdo seja abordado em aula.
(  ) A preocupação com o fator da violência, que, muitas vezes, os professores julgam ser intrínseco às práticas de luta, somada à falta de habilidade para lidar com a temática junto aos alunos, acaba tornando perigosa a abordagem desse conteúdo na escola.
(  ) A dificuldade de sistematização do conteúdo de lutas, de modo a garantir um processo de aprendizagem crítico e amplo, é fator que pode dificultar o trabalho com essa prática no âmbito da educação física escolar.
(  ) Para um trato pedagógico adequado das lutas nas aulas de educação física, torna-se necessário conferir prioridade ao plano procedimental, colocando como secundário o plano atitudinal, bem como o conceitual.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282