Delia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, fala sobre as “dificuldades envolvidas na escolarização das práticas". Sobre esse assunto, é incorreto o que se afirma na alternativa:
“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Ou seja, não existe um processo único de 'ensino-aprendizagem', como muitas vezes se diz, mas ______ processos distintos [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Quando _________ afirma que 1o interesse musical raramente cruzou o Atlântico', provavelmente se refere ao Atlântico Norte. Os escravos trazidos ao Brasil, mesmo separados por diferentes culturas, sempre revelaram uma fértil musicalidade, que se manifestava quer para exprimir a dolorosa saudade e o banzo insuperável, quer para expressar a euforia possível em seus raros momentos de alegria [...]." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Pesquisas realizadas desde a década de _____ (HARDY; PLATONE; STAMBACK, 1991) enfatizam que todas as crianças podem aprender, mas não sob qualquer condição. Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebês e crianças são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, faz-de-conta, entre outras) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes [...]." (Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil – Volume 1).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar." (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil).
A definição se refere à(ao):
Segundo Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, existe uma teoria que contribui para o avanço de sérias questões da pratica avaliativa e que leva ao professor a reflexão sobre suas tradicionais “culpas" e o entendimento de como se constrói o conhecimento em cada estágio de desenvolvimento da criança, percebendo a aprendizagem como um processo contínuo e inacabado.
A qual teoria pedagógica a autora se refere?
“O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os ___ e os ___ anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a não ser após os ____ anos." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a opção que preenchem as lacunas de forma correta:
De acordo com a Resolução CNE/CP nº 1 de 2004, indique a alternativa incorreta: