Delia Lerner afirma que “Em primeiro lugar, para possibilitar a escolarização das práticas sociais de leitura e escrita, para que os professores possam programar o ensino, um passo importante que deve ser dado em relação ao projeto curricular é o de explicitar, entre os aspectos implícitos nas práticas, aqueles que resultam hoje acessíveis graças aos estudos [...].” Assinale a alternativa que não corresponde a um desses estudos que a autora cita:
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, a identidade marcada pela interação entre os homens e a natureza passou a ser designada como:
“No pós-guerra, a realidade tornou-se mais complexa. O desenvolvimento do capitalismo afastou-se cada vez mais da fase concorrencial e penetrou na fase monopolista do grande capital. A urbanização acentuouse e megalópoles começaram a se constituir. O espaço agrário sofreu as modificações estruturais comandadas pela_____________________, em função da industrialização e da mecanização das atividades agrícolas em várias partes do mundo; as realidades locais passaram a se articular em uma rede de escala mundial. Cada lugar ou região deixou de explicar-se por si mesmo." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
Telma Weisz diz que os alunos aprendem a dar informações que julgam importantes para o colega num ambiente:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, para La Blache a Geografia:
O conceito de escala geográfica expressa as diferentes dimensões que podem ser escolhidas para o estudo do espaço geográfico, passível de ser abordado a partir de recortes como o lugar, a região, o território nacional ou o mundo. No entanto, as diferentes escalas geográficas estão sempre inter-relacionadas: é preciso, por exemplo, considerar o mundo, a região e o território nacional na análise dos fenômenos que ocorrem no lugar. Os conceitos estruturadores devem considerar as seguintes dimensões:
I- Educação cartográfica.
II- Antropocentrismo.
III- Território.
IV. Natureza permanente.
Com base no Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta quanto às assertivas acima:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos. Assinale a alternativa que não se refere a esses requisitos:
“[...] quando dizemos que os alunos devem ter problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir, estamos nos referindo a uma questão de natureza ___________, que tem enormes consequências de natureza pedagógica (e vice-versa) [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
No que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a tendência lablachiana da Geografia e as correntes que dela se desdobraram mais tarde, a partir dos anos 60, passaram a ser chamadas de:
Telma Weisz diz que “[...] o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar [...].” A qual perspectiva a autora se refere?
A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se em alguns princípios:
I- Dignidade humana.
II- Igualdade de direitos.
III- Religiosidade do Estado.
IV- Centralização de atendimento às pessoas pobres.
De acordo com a Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que não condiz com a Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004:
Para La Blache, a região tem a dimensão de uma realidade territorial concreta, física, representando um quadro de referência para a população que a habita. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conceitos de região e paisagem eram:
“O ensino de Geografia na educação básica deve priorizar o estudo do ___________, da paisagem e do __________ em suas diferentes escalas, rompendo com uma visão __________, na qual a natureza segue o seu curso imutável e irreal enquanto a humanidade é vista como uma entidade a ser estudada à parte, como se não interagisse com o meio." Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente e na ordem em que aparecem no trecho retirado do Currículo do Estado de São Paulo:
Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, afirma que, para terem valor pedagógico e serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições e respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que ______________. Assinale a alternativa que não preenche corretamente a lacuna acima: