A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes.
O perfil do aluno da EAD é previsível, uma vez que as pessoas que buscam essa modalidade de ensino possuem fácil acesso aos meios tecnológicos e estão preparadas para lidar com tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que facilita a ação dos profissionais que trabalham com a EAD.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
O planejamento pedagógico é fundamentado nos objetivos a serem desenvolvidos e envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades de uma dada realidade.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A elaboração do projeto social articula elementos pedagógicos porque visa conscientizar a sociedade a respeito da realidade e promover a absorção coletiva de conhecimento.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
A gestão do conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional e se restringe à adoção de práticas gerenciais que visem aprimorar comportamentos individuais e transformar a organização em um ambiente favorável ao cumprimento das regras nela estabelecidas.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica.
Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.
De acordo com as disposições constantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os itens a seguir.
A partir dos quatro anos de idade, toda criança deve ter a garantia de uma vaga em escola pública, independentemente da distância entre sua residência e a escola.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens subsecutivos.
A avaliação é um processo de controle externo em que notas ou conceitos são atribuídos aos alunos para que estes possam monitorar seu desempenho.
Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Vygotsky, a aprendizagem envolve mediação e interação social em determinado contexto histórico-cultural e é essencial ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
A capacidade de autogerenciamento da carreira é atualmente uma necessidade para o desenvolvimento de outras competências exigidas no ambiente de negócios.
A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes
Para ser caracterizada como educação corporativa, a qualificação profissional deve ser promovida mediante a realização de treinamento dentro da organização.
A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes.
O tutor representa um elo entre docente e discente, pois auxilia nas atividades de competência do primeiro, bem como acompanha e apoia pedagogicamente o segundo.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Sob a concepção que considera o aluno sujeito de sua
aprendizagem, planejar e avaliar são ações dinâmicas,
interativas, que ocorrem ao longo de todo o processo de ensino
e que exigem do profissional permanente investigação
e atualização didático-pedagógica.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.