As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em determinada festa junina, as primeiras 50 pessoas que chegaram ao local receberam números de 1 a 50 para participarem de um sorteio. Na horade sortear o número vencedor, os participantes foram reunidos e verificou-se que as pessoas que estavam com os números 14 e 27 já haviam ido embora. Sabendo desse fato, a organização excluiu esses dois números do sorteio. Assertiva: Nesse caso, a probabilidade de ter sido sorteado um número que não esteja no conjunto {n∈ ℕ ∶ 15 ≤ n ≤ 26} é inferior a 75%.
As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em uma brincadeira de determinada festa junina, os jogadores devem tirar de uma urna duas bolas em sequência e sem reposição. A urna contém 10 bolas, numeradas de 1 a 10. Para ganhar o jogo, os participantes da brincadeira devem tirar duas bolas cujos números mostrados possuam diferença, em módulo, igual a 1. Assertiva: Nessa situação, a probabilidade de ganhar o jogo é de 20%.
Julgue o item a seguir, relacionados à matemática financeira.
Uma taxa nominal de 60% ao trimestre com capitalização mensal corresponde a uma taxa efetiva de 44% ao trimestre.
No que concerne à avaliação em educação matemática, julgue o item a seguir.
As avaliações objetivas são ótimos instrumentos para avaliar, de forma rápida, a criatividade e a livre expressão dos estudantes em relação ao conteúdo ensinado.
Pitágoras e seus seguidores tiveram papéis fundamentais no desenvolvimento da teoria dos números. Eles foram influenciados pela filosofia da fraternidade, bem como por conceitos relacionados ao misticismo numérico. Acerca desse tema, julgue o próximo item, com base em definições associadas aos pitagóricos.
A fórmula de Bhaskara, que, segundo a maioria dos historiadores, não foi criada pelo próprio Bhaskara, tem o objetivo de calcular o vértice de uma parábola.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.
O reconhecimento da matemática como uma ciência humana e viva inerente às necessidades das diferentes culturas em diferentes contextos históricos é competência específica da disciplina de matemática para o ensino fundamental.
Julgue o próximo item, relativo a sequência de número real.
Existe uma sequência (an) que é, simultaneamente, uma progressão aritmética e uma progressão geométrica.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva preconiza a transversalidade da educação inclusiva desde a educação básica até a superior.
Julgue o seguinte item, a respeito de funções reais.
Considere-se que f :ℝ → ℝ seja um polinômio do segundo grau dado por f(x) = ax2+bx+c, cujo gráfico é mostrado a seguir.
Julgue o item a seguir, a respeito das propriedades dos números naturais, racionais, irracionais e reais.
O conjunto dos números irracionais é formado pelos números reais que não são racionais. Assim, como a soma de dois números racionais é sempre racional, a soma de dois números irracionais é sempre irracional.
Julgue o seguinte item, a respeito de determinantes e sistemas lineares.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.
Compete à matemática investigar, organizar e representar aspectos quantitativos das práticas sociais e culturais, porém investigar os aspectos qualitativos é responsabilidade das ciências humanas.
A respeito dos números complexos e de suas propriedades, julgue o item a seguir.
As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Para determinada apresentação de dança de quadrilha, quatro homens e quatro mulheres devem ficar em fila, de modo que a primeira e a última pessoa da fila sejam mulheres. Assertiva: Nesse caso, há 8.640 formas distintas de organizar essa fila.
Julgue o item a seguir, relacionados à matemática financeira.
Situação hipotética: Em uma promoção de queima de estoque realizada pela loja Beta, todos os produtos estão com 30% de desconto. Mesmo com esse desconto, a margem de lucro de cada produto ainda é de 40%. Assertiva: Nessa situação, a margem de lucro de cada produto antes da queima de estoque era de 150%.