Considerando as competências e habilidades do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de matemática nos ensinos fundamental e médio, julgue o item seguinte.
Entre as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, inclui-se a leitura das horas em relógios analógicos, em vez da leitura em
relógios digitais, visto que esta última, nos primeiros anos escolares, desestimula o interesse posterior no aprendizado de ângulos no círculo trigonométrico.
Julgue o item que se segue, em relação ao ensino de matemática.
Dada a importância das experimentações na aprendizagem de matemática, o professor deve estimular as soluções apresentadas pelos alunos, sem corrigir eventuais soluções
encontradas, mesmo que o estudante tenha chegado a uma conclusão errada, pois o erro é um fator inerente ao aprendizado.
As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Quatro equipes de dança — E1, E2, E3 e E4 — estão competindo no concurso de melhor quadrilha de uma festa junina. Sabe-se que as equipes E1 e E4 têm chances iguais de vencer a competição e que a equipe E3 tem duas vezes mais chances de vencer o concurso que a equipe E2. Sabe-se, também, que a probabilidade de que a equipe E1 ou a equipe E3 vença é de 60%. Assertiva: Nessa situação, a probabilidade de a equipe E3 vencer o concurso de quadrilhas é de 20%.
O ambiente escolar é rico em exemplos e situações em que as noções de estatística podem ser aplicadas. Com relação a esse tema, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Determinado professor calculou a média aritmética das notas de 19 alunos na primeira prova de matemática do bimestre. Porém, logo após o cálculo, o professor percebeu que se esquecera de incluir a nota de um 20.º aluno, que havia tirado na prova uma nota correspondente a duas vezes a média aritmética anteriormente calculada. Assertiva: Nessa situação, após a inclusão da nota do 20.º aluno, a média aritmética das notas dos 20 alunos será 3% maior que a média dos 19 alunos.
Com base nas informações e na tabela anteriores, julgue o item a seguir.
O ambiente escolar é rico em exemplos e situações em que as noções de estatística podem ser aplicadas. Com relação a esse tema, julgue o próximo item.