Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia:

“É habitual pensar sobre a área de Língua Portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de “primeiras letras", hoje alfabetização, e o segundo, aí sim, o estudo da língua propriamente dita.

Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético de escrita (a correspondência fonográfica) e algumas convenções ortográficas do português — o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio do metafórico foguete." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília)

Seguindo o que é aprendido acerca da educação nos processos de alfabetização e no ensino da língua e considerando o raciocínio criado pelo texto do PCN, o segundo estágio do “foguete" seria composto de:

São importantes passos enquanto instrumentos pedagógicos e curriculares atentar sempre para a temática da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula. Desse modo, é incorreto afirmar que:

Segundo as leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, os sistemas de ensino definirão as normas de gestão do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme certos princípios. É correto afirmar acerca disso, que:

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky baseia-se principalmente na ideia de que o conhecimento será obtido quando a criança interage com:

Trata-se de uma tendência pedagógica ligada as ideias de Paulo Freire, sendo que a mesma vincula a educação ao embate, à luta e a atribuição de grande importância à classe do oprimido. Sendo assim é grande o posicionamento antiautoritário e que se baseie na autogestão pedagógica. Tal descrição refere-se à tendência pedagógica:

São consideradas tendências liberais, ou seja, voltadas a um ensino humanístico, dando importância ao nível cultural geral do aluno, buscando atingir sua plena realização através do seu esforço pessoal, exceto a tendência:

Uma prática comum no ensino da matemática é a de ensinar conceitos, procedimentos ou técnicas, logo depois sendo apresentado um problema para constatar se o aluno será capaz de empregar o que lhe foi ensinado. Enquanto a matemática passa a ser representada como um discurso contínuo, simbólico e abstrato, alheio a realidade prática, será:

São considerados objetivos gerais do Ensino Fundamental:

I – Aprender a utilizar diferentes linguagens como meio de comunicação e expressão de suas ideias;

II – Interpretar e usufruir de produtos culturais da sociedade;

III – Estabelecer metas de aprendizagem rigorosas, pautadas em um sistema pedagógico complexo e dedicado;

IV – Desenvolver capacidades técnicas e laborais, tal com o objetivo de desenvolver as capacidades ocupacionais desde cedo nos alunos.

Assinale a alternativa correta:

Atribuindo que o estudo da história e seu rigor metodológico precisam seguir certos compromissos, é correto afirmar que:

A realização de programas de atividades curriculares pode ser considerado o nível final para a concretização curricular, e é quando o professor faz sua programação, adequando as atividades a um grupo específico de alunos, ela é antecedida por um nível onde:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282