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“É habitual pensar sobre a área de Língua Portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de “primeiras letras", hoje alfabetização, e o segundo, aí sim, o estudo da língua propriamente dita.
Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético de escrita (a correspondência fonográfica) e algumas convenções ortográficas do português — o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio do metafórico foguete." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília)
Seguindo o que é aprendido acerca da educação nos processos de alfabetização e no ensino da língua e considerando o raciocínio criado pelo texto do PCN, o segundo estágio do “foguete" seria composto de:
São importantes passos enquanto instrumentos pedagógicos e curriculares atentar sempre para a temática da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula. Desse modo, é incorreto afirmar que:
Segundo as leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, os sistemas de ensino definirão as normas de gestão do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme certos princípios. É correto afirmar acerca disso, que:
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky baseia-se principalmente na ideia de que o conhecimento será obtido quando a criança interage com:
Trata-se de uma tendência pedagógica ligada as ideias de Paulo Freire, sendo que a mesma vincula a educação ao embate, à luta e a atribuição de grande importância à classe do oprimido. Sendo assim é grande o posicionamento antiautoritário e que se baseie na autogestão pedagógica. Tal descrição refere-se à tendência pedagógica:
São consideradas tendências liberais, ou seja, voltadas a um ensino humanístico, dando importância ao nível cultural geral do aluno, buscando atingir sua plena realização através do seu esforço pessoal, exceto a tendência:
Uma prática comum no ensino da matemática é a de ensinar conceitos, procedimentos ou técnicas, logo depois sendo apresentado um problema para constatar se o aluno será capaz de empregar o que lhe foi ensinado. Enquanto a matemática passa a ser representada como um discurso contínuo, simbólico e abstrato, alheio a realidade prática, será:
São considerados objetivos gerais do Ensino Fundamental:
I – Aprender a utilizar diferentes linguagens como meio de comunicação e expressão de suas ideias;
II – Interpretar e usufruir de produtos culturais da sociedade;
III – Estabelecer metas de aprendizagem rigorosas, pautadas em um sistema pedagógico complexo e dedicado;
IV – Desenvolver capacidades técnicas e laborais, tal com o objetivo de desenvolver as capacidades ocupacionais desde cedo nos alunos.
Assinale a alternativa correta:
Atribuindo que o estudo da história e seu rigor metodológico precisam seguir certos compromissos, é correto afirmar que:
A realização de programas de atividades curriculares pode ser considerado o nível final para a concretização curricular, e é quando o professor faz sua programação, adequando as atividades a um grupo específico de alunos, ela é antecedida por um nível onde: