Diariamente a Terra é bombardeada por uma série de partículas
eletricamente carregadas oriundas principalmente das reações
nucleares ocorridas no Sol. A chegada dessas partículas à
superfície da Terra, algumas com alta energia, provocaria sérios
danos aos seres vivos. Somos protegidos de muitas dessas
partículas pela atmosfera e pelo campo magnético terrestre.
Na figura a seguir, as linhas indicam, aproximadamente, a direção
e o sentido do campo magnético em torno da Terra. Nela estão
mostradas as trajetórias de duas partículas carregadas M e N que
se aproximam da Terra e, representadas por segmentos
orientados, suas velocidades 

Sobre a figura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) A partícula M será defletida pelo campo magnético da Terra.
( ) A partícula N não será defletida pelo campo magnético da
Terra.
( ) Sejam ou não defletidas, a interação dessas e de outras
partículas carregadas com o campo magnético terrestre não
lhes altera a energia cinética.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a figura representada a seguir.

Uma esfera de aço de pequenas dimensões e com peso de
módulo igual a 25 N, que estava em repouso, suspensa por um fio
de 2,5 m de comprimento a um suporte, recebe um impulso
horizontal.
A esfera passa a percorrer uma trajetória circular, de centro no
ponto de suspensão do fio, num plano vertical e consegue
chegar, no máximo a 0,50 m de altura acima de sua posição
inicial.
O módulo da resultante das forças que atuam sobre a esfera no
instante em que ela alcança essa posição mais alta é
Há evidencias de que a microcefalia é uma patologia neurológica
relacionada à contaminação da gestante pelo zika vírus,
transmitido pela picada do mosquito aedes aegypt.
Normalmente, a microcefalia era diagnosticada após o
nascimento do bebê, mas o aumento significativo de casos tem
feito com que os profissionais da saúde façam investigações do
cérebro do feto, ainda no período da gestação. Um dos exames
utilizados é a ultrassonografia que, com a obtenção de imagens
de estruturas internas, permite detectar a patologia.
Numa ultrassonografia, ondas de ultrassom são transmitidas
através da barriga da gestante, ao interior do corpo da mãe e do
bebê. As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em
sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e
visualizadas no monitor de vídeo.
O fenômeno físico, característico a qualquer tipo de onda, em
que se baseia esse diagnóstico por imagem é
As figuras a seguir ilustram o experimento proposto pelo
professor e realizado pelos alunos no laboratório de uma escola
da rede de ensino da cidade de São Paulo.

Sobre a tampa horizontal da mesa do laboratório há um
recipiente contendo água em equilíbrio hidrostático. O recipiente
possui dois pequenos furos que estão obstruídos (figura 1).
Quando os furos são desobstruídos, a água jorra através deles,
seguindo as trajetórias mostradas na figura 2.
A respeito das evidências mostradas no experimento realizado,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os líquidos em equilíbrio exercem forças normais às
superfícies com as quais está em contato.
( ) São necessários enormes acréscimos de pressão para
provocar pequenos decréscimos no volume de um líquido.
Assim, os líquidos podem ser considerados praticamente
incompressíveis.
( ) Em um líquido em equilíbrio, a pressão aumenta com a
profundidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Um caminhão se desloca em uma estrada plana retilínea e horizontal em movimento uniforme, de modo que suas rodas, de 0,50 m de raio, rolam sem deslizar na estrada. Considere Π = 3,14. Sendo assim, enquanto o caminhão percorre a distância de 628 m, suas rodas efetuam
Observe a figura a seguir.

Um operário, com o auxílio de uma corda que passa por uma
roldana fixa, tenta arrastar um caixote apoiado em uma
superfície plana e horizontal.
Embora a força horizontal IMAGEM exercida pela corda sobre o caixote
tenha o módulo igual a 500 N, ele permanece em repouso.
O peso do caixote é 1200 N.
Nesse caso, a força exercida pela superfície horizontal de apoio
sobre o caixote tem um módulo igual a
Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:
Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em
“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
Leia o fragmento a seguir. “O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.” (BARBOSA, Ana Mae. “Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pósmodernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.) Com base no fragmento, analise os trechos a seguir. I.“Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”. II.“A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”. III.“Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”. Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.
A visualidade no mundo contemporâneo é um processo
extremamente complexo, que mostra, cada vez mais, a
intertextualidade de diversas manifestações artísticas, ocupando
espaços que, há muito, extrapolam a moldura tradicional do que
se entende por “obra de arte" e invadem a cultura visual urbana.
imagem
O docente apresenta aos alunos as imagens acima para que eles
reflitam sobre o uso, na cultura visual do nosso século, de
referências artísticas brasileiras de meados do século XX. Com
relação ao tema da intertextualidade e da cultura visual
contemporânea presente nas imagens, analise as afirmativas a
seguir.
I.No poema e na propaganda, a semelhança entre os objetos
do campo visual viabiliza a transmissão da mensagem.
II.A imagem da propaganda evoca a tradição brasileira da
poesia concretista, na medida em que explora os recursos de
comunicação visual.
III.Em ambas as imagens, são explorados aspectos sonoros e
semânticos, mediante a analogia com o movimento.
Assinale:
A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa. Assinale a opção que identifica corretamente essa função.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.