Leia o fragmento a seguir.
“O objetivo da atividade é evidenciar que esse tipo de
transformação envolve a formação de novas substâncias e que
podem ser acompanhadas de aspectos facilmente perceptíveis ou
evidências.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Em uma das práticas apresentadas pela autora, os alunos
deveriam misturar em um tubo de ensaio três gotas de solução
de nitrato de chumbo II e três gotas de bicromato de potássio.
Ao realizar esse experimento, os alunos deveriam observar
Leia o fragmento a seguir.
“A análise refere-se a um trecho da transcrição de uma aula na
qual um grupo de alunos vai discutir (...) sobre o fenômeno da
queima de uma fita de magnésio. A atividade proposta (...) inclui
a realização de cinco testes que correspondem a transformações
químicas que são acompanhadas por diferentes evidências.”
(MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Na prática citada com uma fita de magnésio, os alunos
observariam as seguintes evidências de transformações químicas:
I. a liberação de energia luminosa.
II. a formação de um sólido branco.
III. a necessidade de aquecimento.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.

Na conversa entre a mulher e o vendedor são citados dois grupos
denominados genericamente de “agrotóxicos" e “plásticos".
Sobre esses grupos, é correto afirmar que
“Em 1868, Mendeleiev estava debruçado sobre o problema dos
elementos químicos. Eles eram o alfabeto de que a língua do
universo se compunha.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 11).
Com relação à Tabela Periódica proposta por Mendeleiev, analise
as afirmativas a seguir.
I. Organizou a tabela em função dos números atômicos dos
elementos.
II. Propôs seu nome para um elemento que ainda não havia sido
descoberto, o Mendelévio.
III. Deixou lacunas na Tabela quando parecia que o elemento
correspondente não tinha sido descoberto.
Assinale:
Os ciclos biogeoquímicos contribuem para a troca de matéria e
energia entre a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
O ciclo hidrológico está relacionado à distribuição da energia
solar assim como as propriedades da água estão relacionadas às
seguintes funções:
I. ao transporte de nutrientes no meio aquoso.
II. à alta solubilização de espécies iônicas.
III. à flutuação do gelo e à circulação vertical de nutrientes na
coluna d’água.
IV. à estabilização da temperatura da biota.
A água realiza essas funções graças às seguintes propriedades:
O nitrogênio amoniacal é um parâmetro relevante para avaliação
da qualidade da água e pode ser determinado pelo método de
Kjeldahl.
Utilizando esse método, todo o nitrogênio de uma amostra de
um efluente foi adequadamente transformado em amônia que
foi recolhida em solução de ácido bórico. Posteriormente o
borato formado foi titulado, consumindo 24 mL de solução
padrão de ácido sulfúrico 0,5 mol.L-1.
A massa de nitrogênio (em mg) presente na amostra, é
aproximadamente igual a
Dados: Massa molares (g.mol-1) H3BO3 = 62, H2SO4 = 98, NH3 = 17 e N =14
Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"

Com base na charge, assinale a opção que caracteriza
corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso
comum.
Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos
Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na
nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma
realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais
características: é universal, é durável, foge dia a dia à
interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos
os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente
imaginar que um movimento social de tão remotas origens
pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após
ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar
ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e
tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”
Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele
considerado um movimento social cuja marcha está associada à
história da humanidade.
Esse movimento social corresponde à

Com base na charge, assinale a opção que caracteriza
corretamente o conceito de fato social de Durkheim.
Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura,
morrendo de fome, histéricos, nus,
arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada
em busca de uma dose violenta de qualquer coisa,
que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram
fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis
apartamentos sem água quente, flutuando sobre
os tetos das cidades contemplando jazz,
que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um
ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance
de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores
caíram nas suas cabeças por todos os dias
da década seguinte.
(Allen Ginsberg, Uivo, 1956)
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento
na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na
década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e
denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda
Guerra.
As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra
cultura, à exceção de uma. Assinale-a.
“Na sociedade aristocrática de corte, a vida sexual era por certo
muito mais escondida do que na sociedade medieval. O que o
observador de uma sociedade industrializada-burguesa amiúde
interpreta como ‘frivolidade’ da sociedade de corte nada mais é
do que essa orientação rumo à privacidade. Não obstante,
medidos pelo padrão de controle dos impulsos na própria
sociedade burguesa, o ocultamento e a segregação da
sexualidade na vida social, tanto quanto na consciência, foram
relativamente sem importância nessa fase. Aqui, também, o
julgamento de fases posteriores é com frequência induzido em
erro porque os padrões, da pessoa que julga e da aristocracia de
corte, são considerados como absolutos e não como opostos
inseparáveis, e também porque o padrão próprio é utilizado como
medida de todos os demais.”
(ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. 1, p. 178)
Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos
costumes, buscando compreender o curso das transformações
gerais da sociedade ocidental que, na longa duração,
contribuíram para um processo civilizatório.
A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as
reações dos indivíduos às condições materiais de vida.
( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e
costumes, como os processos de controle das emoções
individuais.
( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando
o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.
As afirmativas são, respectivamente,
A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela
Sociologia

A imagem critica