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Questões de Concurso SME - SP – Aprova Concursos

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Leia a manchete a seguir


Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes

Curriculares Nacionais

As políticas de avaliação da aprendizagem devem ter, como finalidade essencial, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos. De acordo com BONAMINO e SOUZA, esta finalidade pode perder força quando passam a focalizar os resultados dessas avaliações como subsídio a políticas de

Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",

apresentado por Sacristan.


Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,

assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

I.O texto curricular expressa um projeto de educação; é um

“currículo oficial".

II.O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de

ser um plano.

III.O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais

considera o seu contexto de atuação.

As afirmativas são, respectivamente,

Observe a imagem a seguir;

A imagem ilustra uma importante característica da Educação a

Distância.

Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.

I.A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e

aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e

comunicação.

II.Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas

em lugares ou tempos diversos.

III.É uma modalidade de ensino em que devem estar previstos

momentos presenciais para avaliação e estágios.

Está correto o que se afirma em

Em um laboratório de ciências de uma escola pública de São Paulo, o professor colocou algumas folhas de espinafre para ferver em água com bicarbonato e, depois, mergulhou-as em um pouco de metanol. Passados alguns instantes, foi decantado um líquido verde transparente. Os alunos logo perguntaram se aquilo era a clorofila. Para mostrar o que havia naquele líquido, o professor mergulhou a extremidade de uma tira de papel de um coador de café verticalmente sobre o extrato e, após alguns instantes, formaram-se quatro faixas coloridas no papel: ? uma alaranjada – correspondente aos carotenóides; ? uma amarelada – correspondente às xantofilas; ? duas verdes – uma correspondente à clorofila a e outra à b. A finalidade dessa experiência foi fazer com que os alunos percebessem que o líquido esverdeado era uma

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir. I.A ciência começa com a observação. II.A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento. III.A teoria precede a observação. Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado

Empédocles e Aristóteles, dois filósofos gregos, ofereceram importantes contribuições à evolução do pensamento científico, como as incluídas nas duas afirmativas a seguir. Empédocles: a cada geração nascem animais com dentes e outros sem eles, mas apenas os que os possuem sobrevivem. Aristóteles: animais nascem com os dentes que necessitam. Todos os cães nascem com grandes caninos e as ovelhas nascem sem eles. As afirmativas de Aristóteles e Empédocles são consideradas, em uma visão científica atual, respectivamente,

O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em

Observe a imagem a seguir.


A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

Observe a imagem a seguir:.


A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o

ensino será ministrado.

A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:


O tráfico de escravos, na Época Moderna, envolvia a sociedade

colonial da América Portuguesa e as sociedades africanas.

Com base no mapa, a respeito do tráfico de escravos, assinale a

afirmativa correta.

As opções a seguir caracterizam corretamente o processo de expansão e modernização da economia cafeeira, na segunda metade do século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.


A charge mostra o Presidente Getúlio Vargas em situações

distintas durante a década de 1930. A respeito das incertezas e

mudanças do quadro político dessa década, com base na charge,

analise as afirmativas a seguir.

I. O primeiro quadro (1931) faz referência à aproximação entre os

interesses centralizadores do Governo Provisório e o

tenentismo, como exemplificado pela nomeação de Juarez

Távora para o governo de São Paulo.

II. O segundo quadro (1935) faz referência aos dois polos

opostos que dinamizavam o quadro político depois de

promulgada a Constituição de 1934: a Aliança Nacional

Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).

III. O terceiro quadro (1937) faz referência ao fechamento do

Congresso, à criação do Estado Novo e à unificação dos

partidos políticos, sob a legenda da Ação Integralista

Brasileira (AIB).

Assinale:

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