Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina? Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais: I.Urina de uma pessoa normal. II.Solução diluída (fraca) de glicose. III.Solução concentrada (forte) de glicose. IV.Água destilada. Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais
Duas garrafas pet de 500 mL tiveram o fundo retirado e foram
encaixadas, formando um tubo, como mostrado na figura.

Em uma das tampas foi colocado um algodão embebido em ácido
clorídrico (HCL) e, na outra, um algodão embebido em hidróxido
de amônio (NH4OH). As tampas foram atarraxadas e, em alguns
segundos, os alunos foram surpreendidos com a formação de
uma “nuvem" esbranquiçada, próximo ao centro da montagem.
O professor explicou que a nuvem correspondia a uma espécie de
poeira de cloreto de amônio (NH4CL).
O experimento pode ser utilizado para demonstrar uma reação
de
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.

Com relação às invasões holandesas do século XVII, e com base
na análise do frontispício, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
( ) As invasões holandesas se inserem no quadro das relações
internacionais entre os países europeus, disputando o
controle do comércio do açúcar.
( ) A capitulação holandesa, em 1654, imposta pelo poderio
português, é objeto de propaganda no frontispício mediante
a sobreposição do escudo da Restauração a um mapa que
alude aos domínios do Império ultramarino português.
( ) A especificidade do conflito em terras coloniais, marcado pelo
uso de emboscadas com pequenos grupos, em constante
movimento, está indicada na referência à “guerra brasílica"
no título da obra.
As afirmativas são, respectivamente,
A famosa frase “Nada se assemelha mais a um ‘saquarema’ do
que um ‘luzia’ no poder”, atribuída ao político pernambucano
Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti, testemunha a
convergência de interesses das elites que compunham os
partidos políticos do Segundo Reinado.
Entretanto, a historiografia assinala as especificidades de luzias e
saquaremas.
A respeito das interpretações historiográficas do quadro
partidário do Segundo Reinado, analise as afirmativas a seguir.
I. Para Caio Prado Júnior, as diferenças entre saquaremas e
luzias podiam ser entendidas como disputas entre os
interesses reacionários e progressistas da burguesia, sem
necessariamente se concretizarem em conflitos partidários.
II. Para José Murilo de Carvalho, a distinção entre saquaremas e
luzias estava em suas respectivas bases regionais: enquanto
os primeiros tinham mais força entre os proprietários rurais e
os burocratas da Bahia e de Pernambuco, os segundos eram
mais fortes entre os proprietários rurais e os profissionais
liberais de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
III. Para Raimundo Faoro, saquaremas e luzias representavam as
diferenças entre os conservadores ligados aos interesses
agrários, em oposição aos liberais ligados à burocracia e
defensores do fortalecimento do poder central.
Assinale:
“A complexidade dos problemas morais e materiais inerentes à
vida moderna alargou o poder de ação do Estado, obrigando-o a
intervir mais diretamente, como órgão de coordenação e direção,
nos diversos setores da atividade econômica e social.”
VARGAS, Getúlio, Discurso, 1938, vol.3, p.135-136
As opções a seguir apresentam exemplos desse alargamento do
poder do Estado, durante o governo Vargas (1930-1945),
à exceção de uma. Assinale-a.
Diante dos sinais de esgotamento do “milagre econômico” e da
ditadura militar, o governo Ernesto Geisel pôs em marcha o
projeto de abertura “lenta, gradual e segura”, visando à transição
para o regime democrático.
Assinale a opção que caracteriza corretamente um dos passos
deste processo.
As discussões sobre o ensino de História e sua relação com o livro
didático vêm crescendo nos últimos anos e passam por revisões
críticas como a elaborada por Luiz Estevam Fernandes e Marcus
Vinicius de Morais em seu “Renovação da História da América”
[in KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos,
práticas e propostas: Contexto, 2015]. Neste texto, os autores
identificam três formas explicativas de apresentar os conteúdos
de história da América Latina subjacentes às narrativas dos livros
didáticos em circulação: a tradição lascasiana, a dos vencedores e
vencidos e a cientificista.
A respeito dessas três tradições, leia o fragmento a seguir.
Jacques Soustelle, na década de 1950, incorporaria a tradição
_____ de Leopold von Ranke e William Prescott, historiadores que
forjaram a ideia da civilização espanhola como a dominante,
capaz de se impor sobre uma civilização passiva, supersticiosa e
mágica. Eduardo Galeano, na década de 1970, fez uma releitura
da tradição _____, enfatizando a exploração da América Latina e
o legado colonial de seus males sociais e políticos, sublinhando o
caráter violento do processo de conquista. Por outro lado, a
tradição _____ mescla elementos presentes nas outras duas e se
apresenta como um memorial para a história do continente e de
suas populações, acabando, no entanto, por fortalecer a tese do
derrotismo e consolidar uma imagem da América e dos
americanos em função do olhar do colonizador.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de 'reflexo' da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo".

As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.
Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Read the following extract from Text 1: “Multiliteracies
recognizes both the increasing cultural and linguistic diversity in
the new globalized society and the new variety of text forms from
multiple communicative technologies.” (L.11-14)
The alternative from Lotherington (2006) that has some analogy
to this passage is:
As regards Passage 2, analyse the assertions below:
I. A critical orientation may include a transformative view.
II. Critical and transformative perspectives in ESOL are
indistinguishable.
III. Transformative perspectives are wider than critical
orientations.
Choose the correct answer:
Consider the following statement: “the teaching of a foreign
language […] tends to place ‘non-natives’ locally involved in the
process of teaching/learning in a subordinate position when
confronted with the authority attributed to the ‘natives’ in what
is considered ‘their own language’” (our translation) (Jordão,
2013, p. 280).
Here, the writer is attributing this view to
New critical literacy assessment is discussed by Duboc (2016). The only statement that does not reflect this view of assessment is: