O texto abaixo representa uma concepção de currículo, defendida por Lucíola Santos.
Currículo [são] as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
Desse excerto depreende-se que o currículo
Leia o excerto de Celso Vasconcellos sobre o papel do coordenador pedagógico na escola.
O coordenador, como todo educador, vive esta eterna tensão entre a necessidade de dirigir, orientar, decidir, limitar, e a necessidade de abrir, possibilitar, deixar correr, ouvir, acatar, modificar-se. Todavia, o dirigir, o orientar, mais do que o sentido restritivo, tem o objetivo de provocar, despertar para a caminhada, para a travessia, para abandonar o aconchego do já sabido, do já vivido.
(VASCONCELLOS, 2011, p. 3)
Considerando esses indicativos, são ações esperadas do coordenador pedagógico:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O cronista refere-se de forma irônica a um eventual desinteresse de seus leitores no seguinte trecho:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em:
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão
A discriminação racial no Brasil é um fenômeno histórico, social e político com capilaridade em todas as instituições, dentre elas, a escola. A luta dos movimentos sociais antirracistas promoveu a inserção, no âmbito da legislação brasileira, de leis que punem atos racistas, bem como aquelas que visam a implementação de ações educacionais que abarquem o debate, a problematização e o enfrentamento dessa questão, em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Espírito Santo visam atender a esta legislação, na medida em que:
I. Abarcam a educação das relações étnico-raciais, valorizando e aprofundando o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
II. Promovem o desenvolvimento de ações e projetos específicos sobre essa temática, de modo a contemplá-la.
III. Recomendam processos de formação continuada para que os profissionais da rede possam se apropriar melhor destes temas.
IV. Demarcam as singularidades das comunidades e povos tradicionais, tais como quilombolas e indígenas.
V. Indicam a integração de todas as áreas do conhecimento na implementação das ações curriculares voltadas para essa temática.
Está correto o que se afirma APENAS em
A Lei Federal no 13.146/2015, em seu Artigo 27, estabelece que A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Considerando o estabelecido nesse artigo, a escola e seus profissionais devem
A figura abaixo representa as relações evolutivas entre os grupos principais de plantas.
É correto afirmar que
Os anexos embrionários exercem importantes funções nos ovos amnióticos. Dentre eles,
Sobre doenças causadas por microrganismos, considere:
I. A sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum, pode ser transmitida apenas pela mãe durante a gestação ou ainda na hora do parto.
II. Malária, Doença de Chagas e Amebíase são causadas por protozoários.
III. No Brasil, o vetor da dengue é o mosquito do gênero Aedes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em uma escola em que a professora trabalha com metodologias ativas foi proposto um trabalho de resolução de problemas em grupos utilizando o quadro abaixo, extraído do 1o Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos – BPBES.
Vetores de degradação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos nos
biomas brasileiros, em ambientes aquáticos e terrestres
A professora dividiu os estudantes em cinco grupos, cada um responsável por apresentar uma proposta de preservação da biodiversidade de um bioma, acompanhada de justificativa com base nos dados apresentados no quadro. O único grupo que desempenhou corretamente a tarefa foi:
Três números de 4 dígitos são escritos em 3 pedaços de papel, observou-se então que a soma total dos números era de 17.215.
Porém, após algum tempo, 3 dígitos foram rasurados e os 3 papéis ficaram assim:
A soma dos três dígitos rasurados é

A personificação é um recurso expressivo por meio do qual se emprestam sentimentos humanos a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes. Observa-se esse recurso expressivo em:
De acordo com o texto, o papa Bonifácio VIII assumiu seu cargo de forma
pecados elegantes e outros que aspiram
sê-lo.
(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. O avesso das coisas: aforismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019)
Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por: