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Para fins de proteção da criança e do adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe, expressamente,

Segundo a Constituição Federal, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

No âmbito da proteção do Estado à Família, a Constituição da República prevê que o casamento

Conforme dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos do Espírito Santo, a investidura em cargo público

Conforme preconiza o Manual de Redação da Presidência da República, na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.

Os vocativos que devem ser empregados para Presidente do Congresso Nacional, Ministro de Estado e Secretário-Executivo de Ministério são, respectivamente:

Em um recipiente há apenas 240 mL de café com leite, sendo 60% leite. Foi adicionado mais leite a esse recipiente para que a proporção de leite passasse de 60% para 80%. A quantidade, em mL, de leite adicionada foi de:

Ana, Beatriz e Celina são irmãs e vão para a escola juntas. O uniforme pode ser saia ou bermuda com uma blusa. A mãe das meninas observou que:

- Se Ana e Beatriz escolhem uniformes diferentes, então Celina vai de bermuda.
- Se Ana e Celina escolhem uniformes iguais, então Beatriz vai de saia.
- Se Beatriz e Celina escolhem uniformes diferentes, então Ana vai de saia.
- Uma das meninas escolhe sempre o mesmo uniforme.

A menina que sempre escolhe o mesmo uniforme e o uniforme escolhido são:

O cronista relata uma série de eventos ocorridos no passado. Um evento anterior a esse tempo passado está indicado pela forma verbal sublinhada em:

Para encorajar a autonomia em crianças frequentando a pré-escola, os professores devem

Nos projetos pedagógicos escolares a ideia de trabalho como um princípio educativo aparece frequentemente vinculada à preparação para o mundo do trabalho. É preciso muito cuidado para que essa aproximação de ideias não esvazie a noção formativa do conceito “trabalho” no Ensino Médio. Para tanto, é preciso ter clareza que a compreensão de trabalho como um princípio formativo implica

A desigualdade educacional, no que concerne ao acesso, à permanência e à qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, é uma situação existente em nosso país há muito tempo, apontando a necessidade de se promover a equidade para superação da exclusão histórica que atravessa a escolarização básica brasileira. Para superar essa desigualdade, os professores precisam

De acordo com o Artigo 32 da Resolução CNE no 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica. Para atender a este quesito, os professores devem

Em relação ao Ensino Médio, a Resolução CNE no 03/2018, ao tratar da elaboração da proposta pedagógica das unidades escolares que ofertam essa etapa, estabelece que as escolas devem abarcar, dentre outros:

1. A aprendizagem como processo de apropriação significativa dos conhecimentos, superando a aprendizagem limitada à memorização.
2. A valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.
3. Estudo e desenvolvimento de atividades socioambientais, conduzindo a educação ambiental como uma prática educativa integrada, contínua e permanente.

 

Nesse contexto, considere, ainda, algumas possibilidades de atividades:

I. Desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente, envolvendo todas as disciplinas do currículo.
II. Elaborar atividades que promovam a problematização dos objetos estudados e o consequente debate em sala de aula.
III. Envolver os professores de Ciências Humanas na elaboração e aplicação de atividades de leitura e escrita.
IV. Organizar projetos anuais que tenham como tema principal as questões relacionadas ao meio ambiente.
V. Promover a leitura e a escrita em todas as disciplinas, por meio de gêneros textuais próprios de cada área.
VI. Elaborar atividades que ajudem os alunos a lembrar conceitos fundamentais de cada disciplina/área.

A correta associação entre os três itens da Resolução (1, 2 e 3) e as possibilidades de atividades é

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