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Questões de Concurso SEDU-ES – Aprova Concursos

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Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental, passando pelos PCN para o Ensino Médio (2000, 2002), pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e pelos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação, percebe-se na política curricular da Educação Física a influência das diversas tradições acadêmicas oriundas dos movimentos renovadores. Mais recentemente, na BNCC, observa-se que as instituições “filantrocapitalistas” exerceram influência na produção e legitimação, enquanto as editoras dos livros didáticos têm participado ativamente da implementação.
                                                                                          (Adaptado de: NOVAES, R. C. et al. Educação Física escolar S. A.: mudanças e subjetividades na norma corporativa. Educ. Soc.,Campinas, v. 42, e233849, 2021)

 

A partir do exposto, é correto afirmar:

Leia o excerto abaixo.

Tratar a educação física escolar como um “espaço” para vivência do lazer é tanto entender o lazer de uma maneira restrita, quanto desconsiderar os esforços que buscaram dar à educação física ao longo de complexas disputas, um lugar de respeito e produção de conhecimentos. Isso não quer dizer que o lazer não deva perpassar os saberes organizados dentro da configuração da educação física escolar, muito pelo contrário, as discussões e possibilidades de reflexão que se fará a partir dos conteúdos desenvolvidos são de fundamental importância para uma melhor compreensão da realidade e posicionamento diante da sociedade.
                                                                                                                                                                    (SILVA, T. F. Lazer, Escola e Educação Física Escolar. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.1, p. 01-17, mar/2011. p. 08-09)

A partir desse raciocínio, embora comuns, são INADEQUADAS as seguintes abordagens do lazer nas aulas de Educação Física:

Leia o excerto abaixo.

Pensar a Educação Física na área das Linguagens implica tomar a cultura corporal como um sistema de representação com uma forma específica de linguagem: a linguagem corporal e que é diferente em cada prática. Ela é enredada em meio à cultura mais ampla e à história e seus sistemas de representação, que impõem significados. Inexiste, portanto, um sentido único, imutável e universal para cada prática corporal. Por ser arbitrária, a definição dos seus significados está totalmente sujeita à negociação de sentidos em um determinado momento social e histórico. Com isso, pode-se dizer que as suas representações (prática e praticantes) estão sempre abertas à mudança.
                                                                                                                                                                                                                           (NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas
                                                                                                                                                                                                                          de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A.
                                                                                                                                                                                                                          (Orgs.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40. p. 26)

O raciocínio acima permite afirmar que

A partir da compreensão do currículo e da escola como um mecanismo que atua na fabricação de corpos e certos tipos de pessoas, a pedagogia pode ser concebida como um saber que atua na formação de sujeitos obedientes, dóceis, e as práticas pedagógicas na Educação Física, ao estabelecerem relações com o corpo, acentuam e propiciam uma ação mais incisiva com o disciplinamento dos sujeitos ou pedagogização dos corpos. [...] O governo dos corpos é, portanto, um exercício complexo de poder cuja ação incide sobre os outros na forma de governo sapiente e legal operado por procedimentos, técnicas, práticas, instituições, regras, disciplinas, prescrições, cálculos, estatísticas, legislações, normas, etc., e que, articulado com o conjunto de forças, objetiva a obediência da criança e o exercício inquestionável da autoridade do adulto.
                                                                                                                                                  (Adaptado de: COSTA, A. R.; KUHN, R.; ILHA, F. R. S. O governo dos corpos e a regulação das liberdades infantis. Porto Alegre:
                                                                                                                                                   Movimento, v. 25, e25083, p. 08-09, 2019)

De acordo com o excerto acima, é correto afirmar que o

Uma partícula em movimento retilíneo possui velocidade dada por v(t) = 5 + 3t2, com unidades no Sistema Internacional de Unidades. No instante t = 0, a partícula encontrava-se a 15 m da origem, no sentido positivo. A aceleração e a posição da partícula no instante t = 4 segundos são, respectivamente, em m/s2 e m:

Entre as transformações históricas ocorridas na sociedade medieval europeia no período conhecido como Baixa Idade Média (do século XI ao século XV) tem-se:

Considere as afirmações sobre as grandes navegações iniciadas no século XV:

I. As grandes navegações atlânticas foram estimuladas pela busca de novas rotas para as Índias e para o Oriente, visando combater o monopólio das cidades italianas e as dificuldades impostas pelos Otomanos.

II. O pioneirismo dessas navegações coube à Espanha e à França, cujas monarquias, temporariamente unidas por elos da Dinastia Bourbon, estiveram vivamente empenhadas na

III. O conhecimento científico e a técnica presentes nas navegações portuguesas tiveram relação com as trocas culturais decorrentes da ocupação árabe da Península Ibérica, o processo de formação do Estado nacional português e a expertise no comércio de especiarias.

IV. A Inglaterra, com sua tradição de pirataria, esteve entre as potências que lideraram as grandes navegações, sendo responsável pela descoberta e exploração do norte do continente americano, além da primeira circum-navegação do globo, com Francis Drake.

Está correto o que se afirma APENAS em

O Movimento Abolicionista foi resultado de uma grande mobilização social pelo fim da escravidão no Império do Brasil, e pode ser caracterizado como um movimento

Se a Ilíada e a Odisseia podiam ser devidamente consideradas como fontes essenciais da história da Grécia Antiga, em contrapartida,
negava-se todo valor à tradição oral africana, essa memória dos povos que fornece, em suas vidas, a trama de tantos
acontecimentos marcantes. Ao escrever a história de grande parte da África, recorria-se somente a fontes externas à África,
oferecendo uma visão não do que poderia ser o precursor dos povos africanos, mas daquilo que se pensava que ele deveria
ser.
(M’BOW, Amadou-Mahtar. Prefácio. In: MOKHTAR, Gamal (ed). História Geral da África: África antiga. Brasília: Unesco, 2010, v. 2, p. XXI)

O trecho acima

Preenche corretamente a lacuna II em You can an afternoon familiarising yourself… :

No texto, the broader term refere-se a

Here is ...... surface map showing the advancing cold air moving across the country. Preenche corretamente a lacuna:

Have you met Steve? He’s an old friend ...... . Preenche corretamente a lacuna:

De acordo com a teoria da tectônica de placas há cerca de uma dúzia de grandes placas e uma série de outras menores. Muitas feições geológicas desenvolvem-se por meio da interação das placas em seus limites. Em um dos tipos de limites denominados convergentes, as placas

Sobre o carvão mineral, é correto afirmar:

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