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Questões de Concurso MP-PA – Aprova Concursos

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O administrador de banco de dados utiliza alguns comandos que o ajudam a impor determinadas restrições. Um exemplo é o comando GRANT, que serve para conceder privilégios aos usuários em objetos de banco. A cláusula do comando GRANT, que permite ao usuário que recebeu determinado privilégio poder conceder o privilégio recebido para outros usuários, é:

Maria era casada com João quando este veio a óbito. O casal tinha dois filhos. Maria terá direito a herança, em concorrência com os descendentes se casada em:

Moisés e Judas figuram como réus em uma ação de indenização por danos morais e são representados por procuradores de escritórios distintos. O processo não tramita em autos eletrônicos. Ao final do processo, o juiz da causa julga procedente o pedido do autor apenas em face de Judas. Considerando o caso hipotético, se Judas impetrar recurso contra a decisão judicial:

O Brasil, país capitalista periférico, possui graves problemas educacionais e, historicamente, tem procurado resolvê-los, importando modelos e reflexões pedagógicas desenvolvidos em países centrais com características sociais e em estágios de desenvolvimento econômico completamente diversos dos seus. Passos importantes foram dados no sentido de ampliar a oferta da educação pública, ainda que por força de Lei, que torna o direito à educação um direito subjetivo do cidadão. Para considerar uma real democratização da escola pública, devemos concebê-la como uma instituição que:

(  ) Transcende o acesso das camadas mais pobres da população sem condições mínimas que a assegurem, e mesmo a mudança nos processos de decisão no âmbito do sistema escolar, sendo preciso democratizar o conhecimento.
(  ) Ajuda os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos estudos, a dominarem o saber escolar; ajuda na formação de sua personalidade social e na sua organização enquanto coletividade.
(  ) Proporciona aos alunos o saber e o saber-fazer críticos como pré-condição para sua participação em outras instâncias da via social, inclusive para melhoria das suas condições de vida.
(  ) Deve ser entendida como ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica; aprimoramento da prática educativa escolar visando à elevação cultural e cientifica das camadas populares.
(  ) Contribui, ao mesmo tempo que amplia as oportunidades educacionais das camadas mais pobres, para responder às suas necessidades e aspirações mais imediatas e à sua inserção em um projeto coletivo de mudança da sociedade.

A sequência está correta em

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia apenas com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova, pois, até quase o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Neste caminho “brasileiro” da educação, há um contexto político que o sustenta que podemos explicar dessa forma: a evolução da estrutura do poder passou por fases que se estenderam desde o predomínio quase absoluto do poder local até a supremacia do poder central, com hipertrofia do executivo. Nessa evolução, é possível vislumbrar épocas em que um equilíbrio mais ou menos estável foi detido graças às múltiplas concessões entre o poder local e o poder central – tal como se deu, por exemplo, com o pacto coronelista da política dos governadores – e momentos em que os conflitos entre uma esfera e outra se tornaram evidentes – como, por exemplo, aconteceu na época da queda da mineração. Mas, em quase todo o curso da história brasileira, as bases políticas assentaram-se mais no poder real dos donos da terra, nos interesses do latifúndio e em uma minoria aristocrática agrária. Dentro desse contexto, a ilustração dada pela escola servia também para qualificar o representante político do poder local nas esferas mais altas. O monopólio da cultura letrada dada pelas escolas era garantia de nível mais elevado de atuação, quer relativamente à prática, quer relativamente à esfera administrativa. Nexte contexto, no decorrer da História da Educação do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, até o final da década de 1920, as camadas dominantes, com o objetivo de servir e alimentar seus próprios interesses e valores, conseguiram organizar o ensino de forma fragmentária, tomado o país como um todo, e ideal, considerado o modelo proposto de educação. Isso se deu mesmo quando essas camadas deixaram de as únicas a procurar a educação escolar.

II. Em épocas mais recentes, o remanejamento das forças na estrutura do poder ocasionou, também, certas mudanças na organização do ensino. Essas mudanças, todavia, obedeceram ao jogo dos interesses representados de forma heterogênea na política. Nos períodos em que o legislativo funcionou, as facções nele presentes utilizaram-se sempre de mecanismos tradicionais de fortalecimento de posições, quais sejam os da política de alianças. Nesse sentido, interesses conservadores conseguiram aliar-se contra interesses mais liberais e democráticos, obtendo mais vitórias.

III. Nos períodos em que se evidenciou a hipertrofia do executivo, este ditou as regras da política educacional, segundo o modelo que se pretendeu adotar, quer na política, quer na economia, quer, enfim, em ambos os setores.

IV. Nesses diferentes períodos, a organização escolar passou a organizar-se não mais de forma fragmentária por causa do avanço e do fortalecimento do regime centralizador, mas de forma que refletisse as contradições próprias de um sistema político responsável mais pela metamorfose das formas tradicionais de controle de poder do que pela criação de formas novas.

Está correto o que se afirma em

São garantias que compõem o parágrafo único deste artigo, EXCETO:

Acerca da interpretação da Lei penal, assinale a afirmativa correta.

Sobre a utilização do Sistema Operacional Microsoft Windows 10 e o aplicativo de e-mail Thunderbird versão 91, ambos com configuração padrão e idioma Português-Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Para remover um nome de usuário e senha armazenados no servidor, deve-se abrir o gerenciador de senhas, selecionar a linha do servidor na lista e clicar no botão Remover.

II. Para adicionar uma assinatura padrão de texto simples, deve-se clicar em Ferramentas | Configurações de Conta; no painel esquerdo, selecionar a conta desejada e, em seguida, efetuar o preenchimento do campo Texto da assinatura e clicar no botão OK.

III. O aplicativo permite a criação de uma lista de bloqueio de e-mails, realizando uma exclusão automática das mensagens recebidas de endereços dessa lista. Uma lista de bloqueios pode ser alterada através do menu Ferramentas | Lista de bloqueios.

Está correto o que se afirma em

Luvannor, analista do Ministério Público do Pará, ao revisar nota técnica elaborada por outro servidor, se deparou com algumas passagens que dizem respeito ao regulamento constitucional acerca da família, da criança, do adolescente, do idoso e dos indígenas; analise-as.

I. A Constituição prevê a possibilidade de remoção dos grupos indígenas de suas terras em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, atendidos os requisitos estabelecidos.

II. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

III. Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em casa de albergado ou estabelecimento adequado, mantido pelo Estado.

IV. A Constituição, no capítulo relativo ao tema, adota a prioridade absoluta dos direitos da criança, do adolescente e do jovem, assim como estabelece a isonomia entre os filhos, havidos ou não da relação do casamento.

Após detida análise, Luvannor concluiu corretamente que

Sobre a competência no processo penal brasileiro, é correto afirmar que:

Uma entidade elabora a sua Demonstração do Valor Adicionado de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado. Assinale, a seguir, a alternativa que indica um item classificado como valor adicionado recebido em transferência nesta demonstração:

Determinada empresa que presta serviços de perícia costumava receber os valores devidos de seus clientes em 90 dias. No ano de X0, a empresa considerava taxa de inadimplência de 2%. No ano seguinte, os contadores da empresa julgaram ser mais próximo da realidade considerar taxa de inadimplência de 5%, uma vez que a situação financeira de seus clientes estava piorando. De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, o aumento na porcentagem considerada como taxa de inadimplência de X0 para X1 é considerada:

As análises horizontal e vertical são duas ferramentas utilizadas para avaliar a situação financeira de uma entidade.

Assinale, a seguir, a afirmativa que indica uma diferença entre a análise horizontal e a análise vertical.

Missão organizacional, a declaração do alcance da organização em termos de produto e de mercado, se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida. Deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer algum produto ou serviço; por isso, deve contemplar os seguintes aspectos, EXCETO:

De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas se baseiam em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente. Charles Perrow está entre os que acreditam que o tipo ideal de Weber nunca é alcançado, porque as organizações são essencialmente sistemas sociais, feitos de pessoas; e as pessoas não existem apenas para as organizações. Os funcionários não são seres exclusivamente burocráticos e as organizações refletem as imperfeições dos seres humanos vistas pelas disfunções da burocracia. Diante do exposto, NÃO apresenta uma disfunção da burocracia:

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