Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
Critérios contaminados referem-se àqueles que foram afetados por elementos que não fazem parte do desempenho real e prejudicam as medidas de avaliação de desempenho.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.
Durante um atendimento a paciente com parada cardiorrespiratória, o médico que estava na liderança não conseguia entubar o paciente, e a enfermeira que o acompanhava, que tem o domínio da técnica de entubação, resolveu realizar o procedimento.
Considerando os aspectos legais envolvidos nessa situação, julgue o item seguinte.
A enfermeira deveria chamar outro médico para realizar a entubação do paciente.
À luz da norma regulamentadora NR 32, que dispõe sobre os princípios de biossegurança, julgue o item que se segue.
A higiene de mãos com água e sabão é mais eficaz que o uso de álcool 70% quando se apresenta sujidade visível.
No que se refere às metas internacionais de segurança do paciente, julgue o item a seguir.
A meta número 5 de segurança do paciente garante a administração segura de medicamentos.
Acerca dos cuidados de enfermagem para evitar queda intra-hospitalar, julgue o item subsequente.
A escala de Morse é utilizada para mensuração do risco de quedas dos pacientes internados em hospitais.
De acordo com o protocolo de cirurgia segura, julgue o item a seguir.
Entre todos os itens de segurança que devem ser checados no tempo sign in, alguns deles são conferência do nome completo do paciente, conferência do sítio cirúrgico e revisão da hemostasia.
No que concerne à passagem de informações no modelo SBAR, julgue o item a seguir.
O modelo SBAR deve conter detalhadamente informações relativas a toda a equipe que será responsável pelo transporte do setor de origem ao setor destino.
A nutrição enteral (NE) e a nutrição parenteral (NP) são mecanismos utilizados para oferecer ao paciente a quantidade adequada de nutrientes e medicamentos por meio de entubação gastrintestinal e de infusão venosa, respectivamente. Acerca da assistência de enfermagem aos pacientes em uso desses métodos, julgue o item que se segue.
Trocar a fórmula administrada por uma fórmula fresca a cada 4 h e substituir o recipiente da alimentação por sonda e o equipo a cada 24h / 72 h são medidas de controle para evitar a proliferação de bactérias em um sistema de NE aberto.
A respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com complicações urológicas, julgue o item subsequente.
Denomina-se urina residual à quantia de urina que fica retida após cada micção: em um adulto saudável, com menos de sessenta anos de idade, a quantidade de urina que costuma ficar retida é de 50 mL a 100 mL.
A respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com complicações urológicas, julgue o item subsequente.
Visando estimular a autonomia e uma melhor percepção da imagem corporal dos pacientes portadores de bexiga neurogênica, o autocateterismo intermitente deve ser incentivado, ainda que se utilize técnica limpa — não estéril.
No cuidado de paciente em que a integridade tissular tenha ficado comprometida por queimadura, exigem-se do enfermeiro conhecimentos e habilidades durante todos os estágios do tratamento. Isso assegura a qualidade do cuidado e melhora o prognóstico e a qualidade de vida do paciente. A respeito da assistência de enfermagem ao paciente queimado, julgue o seguinte item.
A quantidade de líquidos que um paciente queimado precisa receber nas primeiras 24 h pode ser determinada utilizando-se como base de cálculo o peso corporal do paciente e o percentual da área da superfície corporal total queimada. O valor obtido deve ser administrado da seguinte forma: 50% do volume nas primeiras 8 h e o restante, nas 16 h subsequentes.
Tendo como referência esse fragmento de texto, julgue o item seguinte a respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios vasculares e problemas de circulação periférica.
O sangramento espontâneo constitui a principal complicação da terapia anticoagulante com heparina; hematúria, sudorese, dor abdominal intensa e elevação da temperatura são, com frequência, os primeiros sintomas que indicam dosagem excessiva. Para reverter os efeitos da heparina, em situações assim, pode-se administrar protamina IV.
De acordo com o método START ( simple triage and rapid treatment), usado para classificar e identificar múltiplas vítimas, julgue o item a seguir.
Na avaliação da respiração, vítima com frequência respiratória superior a 30 mvm deverá ser classificada e identificada com a cor amarela.
As alterações circulatórias representam desequilíbrios na homeostase dos fluidos corporais e se relacionam com distúrbios que acometem a circulação sanguínea, podendo levar o indivíduo à morte. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
A cateterização umbilical é um procedimento realizado nos recém-nascidos com a finalidade de monitorar a PA, coletar sangue para exames, infundir medicamentos ou transfusão. A embolia gasosa representa uma complicação na manipulação inadequada do cateter umbilical.