Tendo em conta o Acordo Ortográfico de 1990, assinale a afirmativa CORRETA.
Durante um dia do carnaval, 120 pessoas foram monitoradas sobre o meio de transporte utilizado para a participação em um bloco no centro da cidade. A tabela abaixo mostra o meio de transporte utilizado na ida e na volta por essas pessoas. Por exemplo, o número 7 na tabela indica que 7 pessoas utilizaram táxi na ida e carona na volta.
Dentre as monitoradas, quantas pessoas utilizaram meio de transporte na volta diferente do meio de transporte que utilizaram na ida?
Leia o texto a seguir:
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), adolescente é a pessoa que tem
De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).
Diante do texto, analise as asserções a seguir:
I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
PORQUE
II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.
Está CORRETO o que se afirma em:
A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.
Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:
I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.
II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.
III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.
IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.
V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retrospectiva em Miami, em 2016 e em São Paulo, em 2017-18. A mostra com o título, Julio Le Parc: da Forma à Ação, trouxe obras que caminham pela op art, passa pela arte cinética e se desdobra em grandes instalações luminosas.
De acordo com a obra do artista e dos conhecimentos sobre a op art, identifique uma de suas características.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, que
Analisar o que chamamos de tecnoarte, ou arte produzida com o auxílio de uma máquina, é uma tarefa que deve considerar dois aspectos que extrapolam a criação artística pura e tradicional: o potencial produtivo da máquina e a
A instalação Jardim de Narcizo, de Yayoi Kusama, que fica no Inhotim, conta com 500 esferas de aço inoxidável que, ao flutuarem sobre um espelho d'água, refletem a natureza exuberante do lugar e o próprio espectador.
A instalação é um tipo de arte experimental. Esse fazer artístico produz obras que
No início da cultura humana, a dança estava mais ligada a lógicas místicas e religiosas, mas, com o tempo, foi adquirindo mais significados e seguindo rumos expressivos na vida das pessoas em diversas culturas. Hoje, a dança é considerada movimento expressivo. É a expressão artística que se dá por meio
Na Rua Leonídia Leite, 68, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, ocupado temporariamente pelo grupo Kaza Vazia, o artista retira com cuidado um dente da frente implantado e coloca um separador de lábios que deixa à mostra sua arcada incompleta. Assim, com a boca escancarada, percorre o caminho até o centro da cidade, parte a pé, parte de ônibus. Durante um tempo, permanece na Praça 7 de setembro, onde realiza malabares com a língua e o fragmento de dente que tem em sua boca, essa boca aberta impossibilitada de falar. [...] concomitantemente, distribui o panfleto Dente de elefante (2007) dedicado aos desdentados. Nele, o artista começa rastreando a origem da palavra banguela, e continua numa enunciação vertiginosa de narrativas que aliam à possibilidade de rir ou sorrir, própria de homens e macacos, a escravidão, a extração do ouro, a dificuldade de falar sem ter dentes, a epopeia de Tiradentes, as torturas na ditadura militar, a extração dos dentes do elefante para usá-los como material de arte. Texto do catálogo do artista Paulo Nazareth, lançado pela Editora Cobogó, em 2012.
Paulo é um artista contemporâneo e nesse trabalho ele utilizou a linguagem do (a)
Se a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela provocou também o surgimento de uma grande massa de trabalhadores vivendo nas cidades em condições precárias e trabalhando em situações desumanas. Surge então a chamada “pintura social", denunciando as desigualdades entre a pobreza dos trabalhadores e a riqueza da burguesia.
Nesse contexto, encontramos a pintura realista do século XIX, que se caracteriza pelo princípio de que o artista deve
A figura abaixo representa uma charge intitulada “Se as organelas pudessem falar", produzida com base em funções e/ou características próprias de cada uma delas.
NÃO está correto o que se afirma em:
A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O" pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O". Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.
Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.
Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente.
Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA.