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Um veículo faz o percurso ABCD mostrado, aumentando o valor da velocidade no trecho ABC e mantendo velocidade constante no trecho CD. Indique em qual (quais) trecho(s) o veículo possui aceleração centrípeta.

Uma balança comum, como as de banheiro ou as que encontramos nas farmácias, mede a compressão que um corpo faz sobre ela.

Um objeto de massa m é colocado sobre a mesma balança em duas situações diferentes. Em um primeiro momento, o bloco está na balança situada em um plano inclinado. Em outro momento, este mesmo bloco é colocado na mesma balança, só que agora, situada em outro plano inclinado de maior inclinação. Observe as figuras e considere o bloco em repouso.

Considerando α os ângulos entre os planos e a superfície horizontal e sabendo-se que α, na situação I, é menor que α,na situação II, podemos afirmar que o(s)

Observe a sequência a, b, c e d mostrada na figura.

O(s) nome(s) do(s) tipo(s) de eletrização, experimentada pelos corpos A e B, inicialmente neutros, é (são)

Observe a figura abaixo. Uma bola maciça de chumbo está presa ao teto por meio de um barbante. Uma pessoa puxa o barbante de baixo de duas maneiras - rapidamente e lentamente - e obtém os seguintes resultados:

A lei que melhor podemos associar ao 1º resultado da experiência é a

Dentro de um calorímetro de capacidade térmica desprezível, são misturados 200 g de esferas de ferro à temperatura de 100°C e 500 g de água à temperatura de 20°C. O sistema é fechado e, após um determinado tempo, podemos afirmar que a temperatura de equilíbrio vale, aproximadamente:

Dados: Calor específico da água: 1 cal/g°C; calor específico do ferro: 0,11 cal/g°C.

As grandes metrópoles do mundo, sejam elas localizadas em países desenvolvidos ou mesmo em nações pobres, com toda a sua complexidade, parecem conter exemplos bastante interessantes e variados de territórios e territorialidades urbanas que podem ser amplamente utilizados pelos professores, em sala de aula, como forma de discutir essa categoria tão importante nos estudos da Geografia, em especial da Geografia Política. Nesses casos, é interessante destacar o território como um campo de forças, uma teia de relações sociais que, em sua complexidade, pode indicar limites que identificam espaços da identidade coletiva, onde se estabelece uma oposição ou rejeição aos indivíduos ou grupos que passam a ser vistos como estranhos, os de fora.

Entre esses exemplos, podem ser consideradas como expressões muito claras das territorialidades urbanas geradoras de tensão e conflitos em muitas das metrópoles brasileiras, todas as situações descritas abaixo, EXCETO:

A respeito dos mapas, analise as afirmativas abaixo.

I. Mapa é uma representação codificada fidedigna de um determinado espaço real.

II. Através dos mapas, é possível compreender a distribuição e a organização dos espaços, tal como ter uma visão de conjunto, mostrando a interligação com espaços mais amplos.

III. Todo mapa representa política e ideologicamente as ideias do cartógrafo que o elaborou.

Está CORRETO o que se afirma em:

Observe a imagem a seguir.

A foto do menino resgatado com vida sob escombros após um bombardeio em Aleppo, em 2016, viralizou nas redes sociais e jornais de todo o mundo. Arrastando-se desde 2011, o conflito na síria possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução. Nas aulas de Geografia, a temática “Espaço e Poder", principalmente, na perspectiva do Oriente Médio, torna a Guerra Civil na Síria um tema imprescindível, já que esta já é considerada um dos maiores desastres humanitários dos últimos anos.

A partir deste conflito, diversos são os temas que o professor de Geografia pode desenvolver em suas aulas. A seguir, são apresentados alguns temas e suas respectivas relações. A única alternativa que apresenta uma incongruência é:

A figura abaixo representa os domínios morfoclimáticos do Brasil definidos pelo Prof. Aziz Ab Saber (1965). Cada domínio morfoclimático possui características de relevo e vegetação que lhe conferem identidade e refletem a longa história de evolução das paisagens brasileiras.

Sobre as paisagens de cada um dos domínios morfoclimáticos, é CORRETO afirmar:

“O rendimento domiciliar per capita do Brasil ficou em R$ 1.268 em 2017, conforme levantamento divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua). [...] De acordo com o IBGE, o rendimento domiciliar per capita é o resultado da soma dos rendimentos recebidos por cada morador, dividido pelo total de moradores do domicílio. Essas estimativas servem como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar nº 143, de julho de 2013. [...]". Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2018.

O rendimento médio domiciliar per capita por Unidade da Federação, em reais (R$), é apresentado na tabela abaixo.

Com base nessas informações e em outros conhecimentos, analise as afirmações a seguir.

I. No período de 2014 a 2017, o maior rendimento domiciliar per capita sempre foi observado no Distrito Federal e o menor, no Maranhão. Ainda que ambos tenham apresentado crescimento da renda domiciliar per capita nesse período, nota-se que houve também um aumento na diferença entre essas duas Unidades da Federação.

II. Em 2017, o rendimento domiciliar per capita do Brasil foi maior do que o rendimento domiciliar per capita de aproximadamente 70% dos estados brasileiros, indicando que o valor apresentado pela reportagem, além de não significar a média do rendimento domiciliar per capita das UFs, não é representativo, apesar de corroborar na denúncia das desigualdades do Brasil.

III. Praticamente a metade dos estados brasileiros apresentaram, em 2017, rendimento domiciliar per capita abaixo do salário mínimo nacional em 2017, que era R$ 937,00.

IV. O rendimento domiciliar per capita dos maranhenses, dos paraenses, dos capixabas, dos mato-grossenses e dos paranaenses foi o menor das regiões Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, respectivamente.

Está CORRETO o que se afirma em:

Leia o fragmento de texto a seguir e observe a tabela ao lado.

Analise as afirmações a seguir.

I. Num mapa, as cores que designam as linhas de metrô podem ser usadas como variável visual na representação.

II. Ao se elaborar retas que representem as linhas de metrô de Moscou, na escala de 1:100.000, a Linha 1 (Vermelha) medirá 13,1 cm, a Linha 5 (Marrom) medirá 9,65 cm e a Linha 9 (Cinza) medirá 20,75 cm.

III. A escala cartográfica de representação da Linha 11 por meio de uma reta medindo 34 cm é maior que a escala cartográfica de representação da Linha L1 (“Light Rail") por meio de uma reta medindo 55 cm.

Está CORRETO o que se afirma em:

É um erro gravíssimo afirmar, como faz um livro didático de História para 8ª série, que nos “séculos XVI [sic] e XVII [sic], desenvolveu-se uma forma de pensamento, baseada na razão, denominada iluminismo". Mas talvez seja apenas sinal de intolerância, má vontade ou mesmo incompreensão do avaliador do livro [...]. (MUNAKATA, Kazumi. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In. FREITAS, Marcos (Org). Historiografia Brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2000, p. 273).

No trecho acima, Munakata faz citação a uma série de artigos, publicados em abril de 1994, pela Folha de S. Paulo, sobre os trabalhos de uma comissão de professores universitários de todo o país que avaliava os livros didáticos e apontava distorções e erros.

Sobre o livro didático de História, é CORRETO afirmar:

A criança e o adolescente que se identificam e são identificados como brancos têm muito a ganhar com um ensino qualificado das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Se um menino que se identifica como branco se acha no direito de xingar um colega de classe identificado como negro por causa de sua raça ou cor, esse menino necessita de tanta ajuda quanto seu colega que sofre o preconceito [...] (ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In.: PEREIRA, Amilcar Araujo, MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 28)

No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas são obrigatórios. Primeiro, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório em todas as escolas do país o ensino de história e cultura da África e afro-brasileira e, posteriormente, a Lei 11.645/08, que acrescentou a essa obrigatoriedade o ensino de história e cultura indígena.

Tomando como base o trecho e o conhecimento da Lei, é CORRETO afirmar:

Sobre a Educação Patrimonial, é CORRETO afirmar:

O trecho acima, que também trata dos manifestantes de 2013, trata-se de uma análise de João Sicsu, colunista da Carta Capital e professor do Instituto de Economia da UFRJ.

No trecho em destaque sobre o nacionalismo, só é CORRETO afirmar:

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