A respeito dos números complexos, julgue o item a seguir.
Se q é um número real diferente de zero e se ω é uma das raízes da equação zn = q, então as raízes dessa equação são: q1/n; ω; ω2; …; ωn-1.
Julgue o item que se segue, relativo a matrizes e sistemas lineares.
Um sistema linear escrito na forma matricial PX = -X, em que P é uma matriz n × n de coeficientes constantes e X é a matriz das incógnitas, n × 1, tem solução única se, e somente se, a matriz P + I for inversível (I é a matriz identidade n × n).
A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.
Em virtude de necessidades contábeis da época, os egípcios tinham a preferência pela utilização das frações unitárias, isto é, aquelas em que o número 1 é o numerador. Parte do Papiro de Rhind, um importante registro matemático dos egípcios, trata da decomposição de frações a partir de frações unitárias. As frações unitárias na forma 1/n sempre podem ser decompostas em exatamente duas frações unitárias, por exemplo, Nesse contexto, é correto afirmar que as únicas decomposições da fração unitária
são
Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa
tende a funcionar melhor quando o professor evita práticas de classificação bem como comentários que comparem o desempenho dos alunos.
Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa
deve ser desenvolvida em contexto e integrada aos processos de ensino, com a participação ativa dos alunos.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.
A resolução de problemas possibilita a avaliação de aspectos originais e criativos do pensamento dos alunos.
Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.
Nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, os temas que serão estudados e possibilitarão o desenvolvimento das competências e habilidades almejadas são divididos em apenas dois grandes eixos: álgebra e geometria.
Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
O Romantismo no Brasil apresentou postura de combate a conjunturas adversas, como na luta em favor do abolicionismo, representada tanto no poema de Castro Alves como no romance Inocência, de Visconde de Taunay.
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
O fragmento apresentado é predominantemente descritivo, dada a preocupação do narrador em detalhar suas próprias características.
Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
Dada a preocupação com os problemas regionais, o autor do texto considera Graciliano Ramos e Euclides da Cunha escritores do Naturalismo, estética literária cujo expoente maior no Brasil foi Aluísio Azevedo.
Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
O poema estabelece explícita intertextualidade com a obra I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, poeta do Romantismo brasileiro.
Julgue o item seguinte, a respeito do texto precedente.
Infere-se do terceiro verso do poema que o eu lírico considera-se um homem incompleto.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na expressão “dose padrão" (R.16), o vocábulo “padrão" foi empregado como sinônimo de análogo.
No que se refere ao texto precedente e às ideias nele veiculadas, julgue o item subsequente.
Conforme as pesquisas citadas no texto, o brasileiro não sabe ler.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
Para o autor do texto, o ser humano, apesar da condição de “caniço", é superior ao universo, porque detém a faculdade do pensamento.