Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 258 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q700533

Sendo o policiamento ostensivo a pé uma das modalidades de policiamento mais associadas à filosofia de Polícia Comunitária, tendo como referência o POP nº 102 (Policiamento ostensivo a pé) assinale a alternativa CORRETA:




Carregando...
Q700595

De acordo com a Diretriz de Procedimento Permanente nº 037/2015/CMDO G, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q700658

A Lei nº 11.343/06 (Lei do SISNAD), conhecida no meio Policial, como Lei de Drogas, em seu art. 28, qual trata da posse de drogas para consumo pessoal, elenca algumas penas que poderão ser submetidos quem for flagrado na posse de drogas para essa finalidade. Assim, após analisar as hipóteses abaixo elencadas, assinale a alternativa CORRETA que abranja todas as penas previstas para esse crime: I. Advertência sobre os efeitos das drogas. II. Prestação de serviços à comunidade. III. Detenção de 6 (seis) meses a 1(um) ano. IV. Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Carregando...
Q700538

De acordo com o que nos ensinam “Celso Cunha e Lindley Cintra, na obra “Nova gramática do português contemporâneo", no que diz respeito à classe, estrutura e formação das palavras, assinale a alternativa INCORRETA:


Carregando...
Q700540

Conforme o livro Curso Prático de Gramática, do autor Ernani Terra, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA.

I. Elipse: consiste numa alteração de significado baseada em traços de similaridade entre dois conceitos.

II. Pleonasmo: consiste na omissão intencional de um termo facilmente identificável pelo contexto.

III. Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca.

IV. Hipérbole: consiste em exagerar uma ideia com finalidade enfática.

V. Metáfora: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.

Carregando...
Q700660

Todo Policial Militar, deve saber que as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Assim, conforme dispõe os artigos 301, 302 e 303 do Decreto Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941, Código de Processo Penal, com relação à prisão em flagrante, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q700711

0O Capítulo IV do Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina trata das Técnicas de Busca Pessoal e Uso de Algemas. Considerando os ensinamentos presentes no referido Capítulo, leia as definições abaixo e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:

No intuito de identificar a presença de armas ou de outros objetos perigosos em entradas de eventos desportivos e culturais, utiliza-se normalmente a modalidade Busca _________.

A Busca _________deve ser realizada em local reservado, em recinto fechado, a fim de evitar constrangimento ao cidadão abordado, pois nesta modalidade o abordado será despido para a revista.

A Busca _________é utilizada quando do encarceramento de presos ou quando a Busca _________não foi capaz de dissipar uma fundada

suspeita.

A busca utilizada para efetuar prisão em flagrante, ou cumprir um mandado de prisão, ou para averiguar

fundada suspeita é denominada Busca_________.

Carregando...
Q700634

De acordo com a Lei nº 16.773, de 30 de novembro de 2015, que dispões sobre as formas de cumprimento da jornada de trabalho e o banco de horas no âmbito das instituições militares estaduais, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q700709

A seleção correta de Abrigos e Coberturas durante um confronto armado é fundamental para a segurança do Policial Militar. O desconhecimento do PM sobre a capacidade que alguns materiais possuem para resistir a disparos de arma de fogo pode fazer com que sua escolha de abrigo seja inadequada e seu equívoco lhe custe a vida. Considerando o Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina, assinale, sobre Abrigos e Coberturas, a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q700684

Sobre as características dos direitos humanos fundamentais, segundo a obra Direitos Humanos Fundamentais, de Alexandre de Moraes, são características dos direitos humanos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA.:

Carregando...
Q700599

Sua guarnição é acionada para atender uma ocorrência de uso de drogas. No local da ocorrência, depara-se com Bob e Marley. Os dois são maiores de idade e foi constatado que Bob estava consumindo maconha, enquanto que Marley não apresentava qualquer sinal de uso de drogas. No entanto, ao revistar Marley, foi encontrado um cigarro de maconha no seu bolso. Bob afirma que assina o termo de comparecimento, caso seja necessário. Já Marley, diz que não assina termo de comparecimento nenhum. Diante deste caso, de acordo com o Manual de POPs da PMSC, assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q700594

Quanto ao POP PMSC 304.7, relativo ao atendimento de ocorrência de posse de drogas para consumo, assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q700532

A Polícia Militar de Santa Catarina - PMSC através do Procedimento Operacional Padrão 103, estabelece como técnica de resolução dos problemas de segurança pública o Método IARA (Identificação, Análise, Resposta e Avaliação). Assinale, quanto ao método, IARA a alternativa CORRETA:




Carregando...
Q700657

De acordo com previsto no Decreto-Lei nº 3.689/41 (Código de Processo Penal) sobre a Prisão, assinale a alternativa CORRETA:


Carregando...
Q700688

Sobre direitos humanos e atividade policial, segundo a obra Polícia Militar & Direitos Humanos, de José Lauri Bueno de Jesus, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. Os policiais militares, antes de serem policiais, são cidadãos, e como tais têm direitos e deveres que lhes são inerentes como pessoas humanas.

II. O policial militar tem autorização legal para o uso da força e de armas de fogo, o que lhe dá uma destacada autoridade para a construção social ou para sua devastação, onde o impacto sobre a vida das pessoas é sempre extremado e simbolicamente

referencial para o bem ou para o mal-estar da sociedade.

III. A polícia militar não pode se eximir de intervir, preventivamente ou tecnicamente na sociedade, porque democracia nenhuma se sustenta sem a contenção do crime.

IV. Ao exercer a hierarquia sobre os policiais militares subordinados, os superiores devem fazê-lo com observância da lei, podendo causar, nos policiais militares, um estresse psicológico desnecessário, o que será desgastante para a corporação, ao cidadão

e aos próprios policiais militares.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889