A anatomia muscular fornece subsídios importantes para que o Educador Físico possa prescrever exercícios físicos tanto para profilaxia de lesões como para melhorar as capacidades físicas de seus alunos atletas. Em ambos os objetivos (profilaxia ou melhora das capacidades físicas), o conhecimento da origem e da inserção dos músculos esqueléticos favorecerá para que as prescrições tenham sucesso. Sendo assim, marque a alternativa que indica corretamente os pontos de fixação óssea e a(s ) ação(ões) do músculo reto do abdome:
Adolescentes muitas vezes seguem modismos de
treinamento que encontram em sites não técnicos.
Adriel, obeso, 15 anos, foi um desses. Ao abrir um
blog, resolveu seguir a orientação de um leigo
sobre treinamento de corrida para emagrecimento.
Com quinze dias de treinamento, sentindo fortes
dores no pé, procurou seu professor de Educação
Física para saber quais os nomes dos ossos do seu
pé que se encontravam doloridos. O professor de
Adriel constatou que as dores estavam na região do
tarso. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que
apresenta os ossos do tarso:
“Diferenças, distinções, desigualdades... A escola
entende disso", diz LOURO (2003, p. 57). É nela
também que os constructos históricos - e culturais -
são trabalhados e levados à educação de meninos e
meninas. Os estudos de gênero vêm, no entanto,
buscar compreender as construções culturais que se
firmaram, por meio da sociedade, quando esta
estabeleceu normas ao convívio social.
É desafiador “criar reflexões sobre as barreiras
culturais promovidas pela sociedade, em relação às
construções de corpos femininos e masculinos, que,
por se fixarem como “naturais", tornaram-se parte
da educação de crianças e jovens, no ambiente
escolar. E, por se tratar de uma instituição
indispensável no cotidiano social, a escola se
transforma em uma das grandes protagonistas
produtora de distinções de gênero".
Em relação à história, é importante observar que
também a educação física escolar tem sido
problematizada sob uma perspectiva de gênero por
diversas pesquisas. SOUSA (1994) desenvolveu
uma pesquisa pioneira na área, intitulada “Meninos
a marcha, meninas a sombra". Nesse trabalho, por
meio de uma abordagem histórica, a autora analisa
as construções dos gestos femininos e masculinos e
a relação destes com os fatores sociais que se
instalaram na sociedade. Isto é, entende que a
educação física “explicita valores sacralizados pelo
patrimônio cultural de nossa sociedade", segundo
ela, articulados por instituições e organizações, tais
como a Igreja, o Estado, a Escola, a Medicina, a
Família e a Indústria Cultural (1994).
Sobre o processo histórico da Educação Física e a
discussão de gênero é correto afirmar:
I. A trajetória de inserção das mulheres nos
esportes modernos revela um longo processo de
proibições. Essa trajetória também indica
disputas e contestações de regras e normas
legais que vetam a aquisição de práticas
corporais específicas voltadas para o bom
desempenho feminino nos esportes. Trata-se de
um desafio a ser também enfrentado pelas
escolas diante da esportivização da educação
física escolar.
II. É importante levar as discussões de gênero mais
profundamente nas aulas de educação física,
bem como na escola como um todo, uma vez
que é também neste local que o corpo e o
caráter, vistos e produzidos de formas únicas,
estarão representando, sob o mesmo palco, as
atribuições e acomodações que lhes couberam,
permitindo conflitos e possibilidades entre as
diferenças.
III. A educação corporal diferenciada por gênero,
disseminada na vida social, separa meninos e
meninas em suas práticas corporais, revelando
relações de poder que atravessam as
experiências de jogo e a ocupação dos espaços
escolares.
IV. A ocupação generificada dos espaços escolares
e o esporte como expressão da dominação
masculina são fortes exemplos de
enfrentamentos masculinos da ordem e das
normas presentes na escola.
Dentre as diversas alternativas de tratamento de resíduos sólidos, marque a alternativa incorreta:
Avalie as afirmativas a seguir: I.O Booster na distribuição de água é instalado em uma tubulação com o objetivo de aumentar a pressão à jusante, auxiliando o escoamento e procurando manter a pressão constante em toda a rede de distribuição de água. II. as válvulas de retenção são empregadas para evitar o fluxo contínuo em sistemas adutores, servindo também para o controle de vazão. III. De acordo com a disposição das canalizações principais e o sentido de escoamento nas tubulações secundárias, as redes de distribuição de água são classificadas como: ramificadas, malhadas e mistas. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
“Ogum, que conhecia o segredo do ferro,
não tinha dito nada até então. Quando todos os
outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu
facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
Os orixás, admirados, perguntaram a Ogum
de que material era feito tão resistente facão. Ogum
respondeu que era de ferro, um segredo recebido de
Orumilá.
Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha
dito nada até então. Quando todos os outros orixás
tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de
ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
Os orixás invejaram Ogum pelos benefícios
que o ferro trazia, não só a agricultura, mas como à
caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo os
orixás importunaram Ogum para saber o segredo do
ferro, mas ele mantinha o segredo só para si.
Os orixás decidiram então oferecer-lhe o
reinado em troca de que ele lhe ensinasse tudo
sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a
proposta.
Os humanos também vieram a Ogum pedirlhe
o conhecimento do ferro. E Ogum lhes deu o
conhecimento da forja, até o dia em que todo
caçador e todo guerreiro tiveram suas lanças de
ferro. [...]
Apesar de Ogum ter aceitado o comando
dos orixás, antes de mais nada ele era um
caçador.[...]
Os humanos que receberam de Ogum o
segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de
dezembro, celebram a festa de Uidê-Ogum. [...]
Ogum é o senhor do ferro para sempre.”
(disponível em:
http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?HC
D_chave=63, acesso em 1º de agosto de 2016).
A Lei n.º 10.639/03, ao alterar a Lei de Diretrizes e
Bases (Lei 9.934/96), tornou obrigatório o ensino
da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em
todas as áreas e em todos os níveis da educação.
Nesse sentido, a possível abordagem de um conto
da mitologia africana, como o apresentado acima,
atenderia aos seguintes objetivos, exceto:
Os irmãos Graco, que governaram Roma no século II a.C., estabeleceram algumas medidas na intenção de responder às tensões sociais geradas pela insatisfação da plebe romana. Indique abaixo a alternativa que apresenta uma dessas medidas:
Em 1968, na Tchecoslováquia, desenvolveu-se o movimento denominado “Primavera de Praga”, que possuía como suas principais reivindicações:
A Resolução CONAMA 404 / 2008 estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos. Analise as afirmativas abaixo: I.São considerados aterros sanitários de pequeno porte aqueles com disposição diária de até 20t (vinte toneladas) de resíduos sólidos urbanos. II.Os aterros de pequeno porte serão dispensados da apresentação de EIA/RIMA. Contudo, o órgão ambiental competente, verificando que o aterro proposto é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, exigirá o EIA/RIMA. III. Nos aterros de pequeno porte, poderão ser dispostos os resíduos da construção civil e dos serviços de transportes. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
A História da disciplina de história no currículo
nacional é marcada por idas e vindas, avanços e
retrocessos, continuidades e descontinuidades.
Neste sentido o debate historiográfico sobre a
disciplina de História(1), e o “estado da arte” têm
elucidado momentos da História onde as
perspectivas políticas, econômicas e socioculturais
interferem na relevância do componente curricular
e nas suas intencionalidades.
Tendo em vista o exposto, História da História no
currículo brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
Quando se aborda o tema “História e diversidade e
gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário
compreender que conceitos sobre
heterossexualidade, homossexualidade, entre
tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus,
precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se
promove a dignidade da pessoa humana, tal qual
está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988, a partir do
momento em que a visão de nossas construções
socioculturais do presente estão ligadas a outras
tantas que já existiram no passado, continuaram e
se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a
alternativa incorreta:
A influência africana no processo de formação da
cultura afro-brasileira começou a ser delineada a
partir do tráfico negreiro, quando milhões de
africanos "deixaram" forçadamente o continente
africano e despontaram no Brasil para exercer o
trabalho compulsório.
Sobre esta temática é correto afirmar que:
Leia o texto a seguir:
Não obstante a grande obra de Marx ser
a crítica ao modo de produção
capitalista, sua análise não se faz apenas
pelo aspecto econômico. Sua teoria
considera a economia como parte da vida
social, parte da história que é a produção
da existência humana. Falamos, assim,
sobre as classes sociais decorrentes da
divisão social do trabalho, falamos da
vida de homens e mulheres que não
apenas trabalham. Eles comem,
reproduzem-se, vivem em sociedade,
relacionam-se, constroem laços de
amizade e de colaboração e de
competição, pertencem a diferentes
grupos, têm ideologias, afetos, filiação
religiosa etc. E constroem sua história
em espaços-tempos determinados.
Ciavatta, M. Da Educação Politécnica à
Educação Integrada: Como se escreve a
história da educação Profissional.
Disponível em: <
https://www.fe.unicamp.br> Acesso em 20
ago. 2016
Analise as alternativas a seguir e assinale a que
estiver em desconformidade com o desdobramento
do texto:
Gladis Perlin é uma autora surda muito conhecida nacionalmente, principalmente por difundir e defender a Cultura Surda. Em 2005, um dos capítulos do livro “A Surdez: um olhar sobre as diferenças”, de Carlos Skliar, foi dela. Nesse capítulo, ela explica sobre os vários tipos de Identidades Surdas e entre elas cita a Identidade Híbrida. Segundo a autora, essa identidade é definida como:
Segundo o art 1º da Lei 10.426/02, a Língua Brasileira de Sinais é: