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Questões de Concurso IF-TO – Aprova Concursos
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A anatomia muscular fornece subsídios importantes para que o Educador Físico possa prescrever exercícios físicos tanto para profilaxia de lesões como para melhorar as capacidades físicas de seus alunos atletas. Em ambos os objetivos (profilaxia ou melhora das capacidades físicas), o conhecimento da origem e da inserção dos músculos esqueléticos favorecerá para que as prescrições tenham sucesso. Sendo assim, marque a alternativa que indica corretamente os pontos de fixação óssea e a(s ) ação(ões) do músculo reto do abdome:

Adolescentes muitas vezes seguem modismos de treinamento que encontram em sites não técnicos.
Adriel, obeso, 15 anos, foi um desses. Ao abrir um blog, resolveu seguir a orientação de um leigo sobre treinamento de corrida para emagrecimento.
Com quinze dias de treinamento, sentindo fortes dores no pé, procurou seu professor de Educação Física para saber quais os nomes dos ossos do seu pé que se encontravam doloridos. O professor de Adriel constatou que as dores estavam na região do tarso. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que apresenta os ossos do tarso:

“Diferenças, distinções, desigualdades... A escola

entende disso", diz LOURO (2003, p. 57). É nela

também que os constructos históricos - e culturais -

são trabalhados e levados à educação de meninos e

meninas. Os estudos de gênero vêm, no entanto,

buscar compreender as construções culturais que se

firmaram, por meio da sociedade, quando esta

estabeleceu normas ao convívio social.


É desafiador “criar reflexões sobre as barreiras

culturais promovidas pela sociedade, em relação às

construções de corpos femininos e masculinos, que,

por se fixarem como “naturais", tornaram-se parte

da educação de crianças e jovens, no ambiente

escolar. E, por se tratar de uma instituição

indispensável no cotidiano social, a escola se

transforma em uma das grandes protagonistas

produtora de distinções de gênero".

Em relação à história, é importante observar que

também a educação física escolar tem sido

problematizada sob uma perspectiva de gênero por

diversas pesquisas. SOUSA (1994) desenvolveu

uma pesquisa pioneira na área, intitulada “Meninos

a marcha, meninas a sombra". Nesse trabalho, por

meio de uma abordagem histórica, a autora analisa

as construções dos gestos femininos e masculinos e

a relação destes com os fatores sociais que se

instalaram na sociedade. Isto é, entende que a

educação física “explicita valores sacralizados pelo

patrimônio cultural de nossa sociedade", segundo

ela, articulados por instituições e organizações, tais

como a Igreja, o Estado, a Escola, a Medicina, a

Família e a Indústria Cultural (1994).

Sobre o processo histórico da Educação Física e a

discussão de gênero é correto afirmar:

I. A trajetória de inserção das mulheres nos

esportes modernos revela um longo processo de

proibições. Essa trajetória também indica

disputas e contestações de regras e normas

legais que vetam a aquisição de práticas

corporais específicas voltadas para o bom

desempenho feminino nos esportes. Trata-se de

um desafio a ser também enfrentado pelas

escolas diante da esportivização da educação

física escolar.

II. É importante levar as discussões de gênero mais

profundamente nas aulas de educação física,

bem como na escola como um todo, uma vez

que é também neste local que o corpo e o

caráter, vistos e produzidos de formas únicas,

estarão representando, sob o mesmo palco, as

atribuições e acomodações que lhes couberam,

permitindo conflitos e possibilidades entre as

diferenças.

III. A educação corporal diferenciada por gênero,

disseminada na vida social, separa meninos e

meninas em suas práticas corporais, revelando

relações de poder que atravessam as

experiências de jogo e a ocupação dos espaços

escolares.

IV. A ocupação generificada dos espaços escolares

e o esporte como expressão da dominação

masculina são fortes exemplos de

enfrentamentos masculinos da ordem e das

normas presentes na escola.

Dentre as diversas alternativas de tratamento de resíduos sólidos, marque a alternativa incorreta:

Avalie as afirmativas a seguir: I.O Booster na distribuição de água é instalado em uma tubulação com o objetivo de aumentar a pressão à jusante, auxiliando o escoamento e procurando manter a pressão constante em toda a rede de distribuição de água. II. as válvulas de retenção são empregadas para evitar o fluxo contínuo em sistemas adutores, servindo também para o controle de vazão. III. De acordo com a disposição das canalizações principais e o sentido de escoamento nas tubulações secundárias, as redes de distribuição de água são classificadas como: ramificadas, malhadas e mistas. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).

“Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
Os orixás, admirados, perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão. Ogum respondeu que era de ferro, um segredo recebido de Orumilá.
Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno. Os orixás invejaram Ogum pelos benefícios que o ferro trazia, não só a agricultura, mas como à caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo os orixás importunaram Ogum para saber o segredo do ferro, mas ele mantinha o segredo só para si. Os orixás decidiram então oferecer-lhe o reinado em troca de que ele lhe ensinasse tudo sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a proposta.
Os humanos também vieram a Ogum pedirlhe o conhecimento do ferro. E Ogum lhes deu o conhecimento da forja, até o dia em que todo caçador e todo guerreiro tiveram suas lanças de ferro. [...]
Apesar de Ogum ter aceitado o comando dos orixás, antes de mais nada ele era um caçador.[...]
Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de dezembro, celebram a festa de Uidê-Ogum. [...] Ogum é o senhor do ferro para sempre.” (disponível em:
http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?HC D_chave=63, acesso em 1º de agosto de 2016).
A Lei n.º 10.639/03, ao alterar a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.934/96), tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as áreas e em todos os níveis da educação. Nesse sentido, a possível abordagem de um conto da mitologia africana, como o apresentado acima, atenderia aos seguintes objetivos, exceto:

Os irmãos Graco, que governaram Roma no século II a.C., estabeleceram algumas medidas na intenção de responder às tensões sociais geradas pela insatisfação da plebe romana. Indique abaixo a alternativa que apresenta uma dessas medidas:

Em 1968, na Tchecoslováquia, desenvolveu-se o movimento denominado “Primavera de Praga”, que possuía como suas principais reivindicações:

A Resolução CONAMA 404 / 2008 estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos. Analise as afirmativas abaixo: I.São considerados aterros sanitários de pequeno porte aqueles com disposição diária de até 20t (vinte toneladas) de resíduos sólidos urbanos. II.Os aterros de pequeno porte serão dispensados da apresentação de EIA/RIMA. Contudo, o órgão ambiental competente, verificando que o aterro proposto é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, exigirá o EIA/RIMA. III. Nos aterros de pequeno porte, poderão ser dispostos os resíduos da construção civil e dos serviços de transportes. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).

A História da disciplina de história no currículo nacional é marcada por idas e vindas, avanços e retrocessos, continuidades e descontinuidades.
Neste sentido o debate historiográfico sobre a disciplina de História(1), e o “estado da arte” têm elucidado momentos da História onde as perspectivas políticas, econômicas e socioculturais interferem na relevância do componente curricular e nas suas intencionalidades.
Tendo em vista o exposto, História da História no currículo brasileiro, assinale a alternativa incorreta:

Quando se aborda o tema “História e diversidade e gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário compreender que conceitos sobre heterossexualidade, homossexualidade, entre tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus, precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se promove a dignidade da pessoa humana, tal qual está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a partir do momento em que a visão de nossas construções socioculturais do presente estão ligadas a outras tantas que já existiram no passado, continuaram e se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a alternativa incorreta:

A influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira começou a ser delineada a partir do tráfico negreiro, quando milhões de africanos "deixaram" forçadamente o continente africano e despontaram no Brasil para exercer o trabalho compulsório.
Sobre esta temática é correto afirmar que:

Leia o texto a seguir:
Não obstante a grande obra de Marx ser a crítica ao modo de produção capitalista, sua análise não se faz apenas pelo aspecto econômico. Sua teoria considera a economia como parte da vida social, parte da história que é a produção da existência humana. Falamos, assim, sobre as classes sociais decorrentes da divisão social do trabalho, falamos da vida de homens e mulheres que não apenas trabalham. Eles comem, reproduzem-se, vivem em sociedade, relacionam-se, constroem laços de amizade e de colaboração e de competição, pertencem a diferentes grupos, têm ideologias, afetos, filiação religiosa etc. E constroem sua história em espaços-tempos determinados.
Ciavatta, M. Da Educação Politécnica à Educação Integrada: Como se escreve a história da educação Profissional. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br> Acesso em 20 ago. 2016
Analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver em desconformidade com o desdobramento do texto:

Gladis Perlin é uma autora surda muito conhecida nacionalmente, principalmente por difundir e defender a Cultura Surda. Em 2005, um dos capítulos do livro “A Surdez: um olhar sobre as diferenças”, de Carlos Skliar, foi dela. Nesse capítulo, ela explica sobre os vários tipos de Identidades Surdas e entre elas cita a Identidade Híbrida. Segundo a autora, essa identidade é definida como:

Segundo o art 1º da Lei 10.426/02, a Língua Brasileira de Sinais é:

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