Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A figura a seguir representa diluições de uma solução aquosa básica de Ca(OH)2 a partir da solução inicial A.

Entende-se que, após o preparo da solução A, coletou-se 50mL do frasco A para o frasco B, completando-o com água

destilada até que o menisco inferior do nível do líquido tangenciasse a linha de aferição do gargalo do balão. Após

homogeneização, coletou-se 50mL de B e passou-se para C, completando C com água destilada até a linha de aferição.

Diante do exposto, assinalar a alternativa CORRETA:

Dados: Ca = 40,078g/mol; O = 15,999g/mol; H = 1,008g/mol.

Com relação à segurança no laboratório, assinalar a alternativa CORRETA:

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 7:

ENTÃO, ADEUS!

(Lygia Fagundes Telles)

Isto aconteceu na Bahia, numa tarde em que eu visitava

a mais antiga e arruinada igreja que encontrei por lá, perdida na

última rua do último bairro. Aproximou-se de mim um padre

velhinho, mas tão velhinho, tão velhinho que mais parecia feito

de cinza, de teia, de bruma, de sopro do que de carne e osso.

Aproximou-se e tocou o meu ombro:

— Vejo que aprecia essas imagens antigas — sussurroume

com sua voz débil. E descerrando os lábios murchos num

sorriso amável: - Tenho na sacristia algumas preciosidades. Quer

vê-las?

Solícito e trêmulo foi-me mostrando os pequenos

tesouros da sua igreja: um mural de cores remotas e tênues como

as de um pobre véu esgarçado na distância; uma Nossa Senhora

de mãos carunchadas e grandes olhos cheios de lágrimas; dois

anjos tocheiros que teriam sido esculpidos por Aleijadinho, pois

dele tinham a inconfundível marca nos traços dos rostos severos

e nobres, de narizes já carcomidos... Mostrou-me todas as

raridades, tão velhas e tão gastas quanto ele próprio. Em

seguida, desvanecido com o interesse que demonstrei por tudo,

acompanhou-me cheio de gratidão até a porta.

— Volte sempre — pediu-me.

— Impossível — eu disse. — Não moro aqui, mas, em todo

o caso, quem sabe um dia... — acrescentei sem nenhuma

esperança.

— E então, até logo! — ele murmurou descerrando os

lábios num sorriso que me pareceu melancólico como o destroço

de um naufrágio.

Olhei-o. Sob a luz azulada do crepúsculo, aquela face

branca e transparente era de tamanha fragilidade, que cheguei a

me comover. Até logo?... "Então, adeus!", ele deveria ter dito. Eu

ia embarcar para o Rio no dia seguinte e não tinha nenhuma ideia

de voltar tão cedo à Bahia. E mesmo que voltasse, encontraria

ainda de pé aquela igrejinha arruinada que achei por acaso em

meio das minhas andanças? E mesmo que desse de novo com

ela, encontraria vivo aquele ser tão velhinho que mais parecia um

antigo morto esquecido de partir?!...

Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida,

tão poucas que poderia enumerá-las nesta breve linha. Porém,

uma certeza eu tive naquele instante, a mais absoluta das

certezas: "Jamais o verei." Apertei-lhe a mão, que tinha a mesma

frialdade seca da morte.

— Até logo! - eu disse cheia de enternecimento pelo seu

ingênuo otimismo.

Afastei-me e de longe ainda o vi, imóvel no topo da

escadaria. A brisa agitava-lhe os cabelos ralos e murchos como

uma chama prestes a extinguir-se. "Então, adeus!", pensei

comovida ao acenar-lhe pela última vez. "Adeus."

(...)

Durante o jantar ruidoso e calorento, lembrei-me de

Kipling. "Sim, grande e estranho é o mundo. Mas principalmente

estranho..."

Meu vizinho da esquerda quis saber entre duas garfadas:

— Então a senhora vai mesmo nos deixar amanhã?

Olhei para a bolsa que tinha no regaço e dentro da qual

já estava minha passagem de volta com a data do dia seguinte.

E sorri para o velhinho lá na ponta da mesa.

— Ah, não sei... Antes eu sabia, mas agora já não sei.

http://www.releituras.com/lftelles_entaoadeus.asp - acesso em 11/01/2017

No trecho “Jamais o verei", o pronome oblíquo “o" está

proclítico, isto é, atraído para antes do verbo. Assinale a

alternativa que apresenta outro pronome proclítico atraído

pela mesma razão que o termo acima.

As entradas de um estádio de futebol contam com seguranças que revistam os torcedores para que não entrem com objetos proibidos. Os organizadores calculam que cada segurança precisa de 20 segundos para revistar corretamente cada torcedor. Considerando que são 48 seguranças divididos em 2 entradas do estádio, que foram vendidas 17.280 entradas para o jogo e que todos os seguranças mantêm a velocidade e a quantidade constante de revistas durante todo o tempo, são necessários para revistar todos os torcedores

Um dentista começa o atendimento em seu consultório às 7:00 e finaliza os atendimentos às 17:00, parando apenas para almoçar das 11:00 às 13:00. Considerando que ele atende 16 pacientes por dia sem trabalhar mais horas que a estipulada, ele demora para atender cada paciente

Um paciente precisa tomar dois remédios algumas vezes ao longo do dia. Um dos remédios ele toma a cada 4 horas e o outro remédio ele toma a cada 6 horas. Se ele tomou os dois remédios às 6h, ele tomará os remédios juntos novamente às

De acordo com a Lei Municipal nº. 770 de 2016, o Gabinete da Presidência da Câmara Legislativa será composta pelos seguintes servidores, EXCETO pelo

Uma fábrica de embalagens está estudando um novo modelo para disponibilizar ao mercado. Observe a medida das embalagens: Embalagem 1 – 10 cm de comprimento x 15 cm de altura x 30 cm de profundidade; Embalagem 2 – 25 cm de comprimento x 5 cm de altura x 15 cm de profundidade; Embalagem 3 – 40 cm de comprimento x 10 cm de altura x 10 cm de profundidade; Embalagem 4 – 10 cm de comprimento x 25 cm de altura x 15 cm de profundidade. A embalagem que possui o maior volume, em centímetros cúbicos, é a

As fontes mais utilizadas para a formatação de documentos

oficiais e acadêmicos no aplicativo MS-Word são Arial e

Times New Roman. Assinale a alternativa que apresenta

respectivamente textos formatados com as fontes acima

mencionadas.

Considerando o aplicativo MS-Outlook, assinale a alternativa que apresenta o atalho no teclado a ser executado quando se deseja responder uma mensagem selecionada.

Uma pessoa, disposta a recuperar sua forma física, resolveu retomar suas caminhadas diárias. Para isso, estabeleceu a seguinte meta: começar caminhando 2 km no primeiro dia e ir aumentando, de maneira constante, nos dias seguintes, para que no trigésimo primeiro dia já esteja caminhando 8 km. Nessas condições, quantos metros ela deve aumentar por dia, a partir do segundo dia, para atingir seu objetivo?

Um terreno na forma triangular, com vértices nos pontos A, B e C, tem as seguintes propriedades: o lado BC mede 40 metros, a distância do vértice A ao lado BC é de 30 metros e o lado AB faz um ângulo de 60º com o lado BC. Deseja-se construir nesse terreno uma quadra retangular, inscrita no triângulo ABC, cujo maior lado está sobre o lado BC e tenha área igual à metade da área do triângulo ABC. Considerando os dados apresentados, o perímetro, em metros, da quadra retangular será igual a:

Há teóricos que imaginam sistemas organizacionais funcionalmente tão perfeitos que o ser humano nem precisa mais ter autonomia. Tais teóricos focam suas análises no aperfeiçoamento das regras e nas estruturas internas da organização. Para eles, a partir do momento que a organização tem estruturas adequadas que funcionam bem e otimizam a produção, todos os outros problemas se resolvem, incluindo aqueles relacionados ao comportamento humano e à competitividade. Tais teóricos acreditavam que o aperfeiçoamento cada vez maior dos sistemas e dos métodos de produção garantiriam por si só os resultados desejados, pois trabalhava-se com o pressuposto da racionalidade absoluta.
Pode-se considerar que tais teóricos pertenciam ao denominado movimento de administração:

Na administração de conflitos, quando cada parte envolvida no conflito abre mão de alguma coisa de valor, ocorre um processo denominado:

É uma das responsabilidades da administração da produção:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282