O MS Excel permite personalizar a formatação de uma célula utilizando códigos de formatação. Assinale a alternativa que contém o código de formatação de célula personalizado que possibilita exibir o mês em uma célula no formato abreviado (Jan a Dez).
Assinale a alternativa correta
De acordo com o calendário de vacinação de 2018, o Ministério da Saúde disponibiliza a segunda dose da vacina contra a varicela para crianças:
Em relação ao registro dos dados antropométricos nos gráficos de crescimento, para as crianças de risco ou não, até os 2 anos de idade, são recomendáveis para todas as consultas:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Considere as afirmações abaixo.
I. O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1º parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.
II. Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.
III. Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera.
Está correto o que se afirma APENAS em
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Considere as afirmações abaixo a respeito da crônica de Ruy Castro.
I. Em Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias (1º parágrafo), os tempos verbais indicam, respectivamente, uma ação que estava se processando e outra anterior a ela.
II. A partir da afirmação de que Vinícius tinha prática nesses assuntos (2º parágrafo), depreende-se que ele já havia escrito poemas sobre tais questões, de modo que pôde enfrentar a perda de Maria com serenidade.
III. Com o comentário detalhe insignificante (2º parágrafo), o autor refere-se, com humor, à grande distância entre o Rio e Paris.
Está correto o que se afirma APENAS em
A figura a seguir exibe uma tubulação de água que se divide em outras três de diâmetros menores, sendo que as setas indicam o sentido do fluxo de água em cada tubulação.
Sabe-se que o fluxo de água primário se divide de forma proporcional às áreas das seções transversais das tubulações de diâmetros menores e que a soma dos fluxos nessas tubulações é igual ao fluxo primário. Se o fluxo de água primário for de 300 litros por minuto e as áreas das seções transversais das tubulações menores forem de 5 cm2, 6 cm2 e 9 cm2, respectivamente, então o fluxo de água na tubulação de menor área da seção transversal será de
Uma pessoa decide dividir todo seu patrimônio entre seus 3 filhos ainda em vida. Analisando a situação atual de cada um, conclui que a filha mais velha deve receber 1/5 de seu patrimônio, ao passo que o filho do meio deve receber R$ 500.000,00 e o filho mais novo, 30% do total do patrimônio. No ato da transferência, cada filho deve pagar ao governo um imposto de 2% do valor recebido.
Dessa forma, a filha mais velha deverá pagar um imposto relativo ao valor por ela recebido de
Considere as operações a seguir:
I. Desinstalar ou alterar programas do computador.
II. Alterar fuso horário.
No Painel de Controle do Windows 10, em português, configurado para exibição por ícones pequenos, essas operações são realizadas, respectivamente, acionando-se as opções
No ambiente escolar, ocorrem diferentes tipos de acidentes conforme a idade e o estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e dos adolescentes. Ressalta-se que a criança apresenta interesse em explorar situações que ocorrem no entorno da escola, para as quais nem sempre está preparada, o que facilita a ocorrência de acidentes. Para tanto é fundamental conhecer os acidentes mais frequentes em cada faixa etária, para elaborar medidas a serem adotadas para sua prevenção.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Segundo a Política Nacional de Assistência Social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o serviço que deve ser oferecido de forma obrigatória pela equipe de referência do CRAS.
O escorregamento de um motor de indução de quatro polos, alimentado por uma fonte de tensão em 60 Hz é de 2%. A rotação em rpm deste motor é
O amplificador operacional da figura abaixo é ideal.

O valor da tensão de saída Vo, em Volts, para as entradas indicadas é:
Considere no circuito abaixo que os amperímetros indicam A1 = 5A e A2 = 7A.
É correto afirmar que a corrente eficaz, em A, fornecida pelo gerador é
A norma regulamentadora 6 − NR 6 trata de EPI − Equipamento de Proteção Individual. Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora − NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual − EPI todo dispositivo ou produto de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Quanto ao EPI do funcionário, é correto afirmar que
A correta proteção do gerador elétrico que atue diante da perda de carga é a proteção contra
A CIPA de uma empresa, assessorada pelo próprio SESMT, identificou os riscos ambientais no processo de trabalho de uma indústria. No setor da Manutenção e de acordo com o Mapa de Riscos estavam apontados os agentes nocivos aos trabalhadores: (I) ratos e escorpiões, (II) fumos metálicos no ambiente de trabalho e (III) iluminação com intensidade de 100 Lux. As classificações desses riscos ocupacionais, de acordo com a sua natureza, respectivamente, são risco
Um funcionário, Josinaldo, sofreu um acidente ao iniciar o acabamento da solda em tubulação. Ao utilizar uma ferramenta elétrica portátil (retificadora), sofreu uma descarga elétrica. O seu ajudante, Francinildo, ao perceber o choque, desligou a máquina da extensão elétrica que a alimentava, mas o colaborador acidentado faleceu antes de chegar ao hospital. Se Francinildo tivesse uma capacitação em Suporte Emergencial à Vida − SEV, ou RCP para socorrista leigo treinado, ele poderia realizar
No exercício de suas atividades laborais desenvolvidas em função de um contrato de trabalho no regime CLT, Arnaldo executa cotidianamente tarefas de maneira contínua que compreendem o levantamento e a deposição da carga, além do transporte de materiais cujo peso da carga é suportado inteiramente e somente por ele. De acordo com as disposições da NR-17, Arnaldo realiza transporte manual de cargas caracterizado como
Foi solicitada a um técnico de segurança do trabalho a elaboração de um relatório técnico de inspeção na saída de emergência da empresa. Após a realização da inspeção, ele relatou o seguinte: “Da forma como estão as saídas adequadamente dispostas e em quantidade suficiente permitem o abandono do local de trabalho de forma rápida e eficiente. Existe sinalização luminosa que indica as saídas, vias de passagem e aberturas, bem como suas direções, que envolvem o percurso completo de abandono. Como a última porta de saída de emergência representa o acesso à calçada externa à edificação, por motivo de segurança, ela é mantida fechada à chave durante a jornada de trabalho, cuja chave fica localizada em uma caixa próxima ao local, devidamente sinalizada por meio de placa luminosa. Todas as portas do percurso de saída de emergência são equipadas com dispositivos de travamento, os quais são de fácil abertura pelo ambiente interno do estabelecimento”. Analisando esse relato, para que o sistema de abandono da edificação atenda às disposições da NR-23
A atenção aos aspectos ergonômicos exige que os profissionais de segurança e saúde do trabalho fiquem atentos a aspectos que envolvem o funcionamento do ser humano, como a preferência pela escolha livre de sua postura, pelo uso alternado de sua musculatura corporal e não somente determinados segmentos corporais, intolerância por tarefas cujo tempo é imposto por uma máquina, pela gerência ou pelos clientes, dentre outros. De acordo com a NR-17, as condições ambientais de trabalho devem estar adequadas a essas características, que são identificadas como
Considere as palavras abaixo sublinhadas no texto: propagação - isenta - apuradas - tática - apreço. A sequência que melhor substitui as palavras destacadas, sem prejuízo de significado e com os devidos ajustes de concordância, é:
Considere as afirmativas abaixo.
1.–2 > –1 e 1⁄3 > 1⁄2
2.–2 > –1 ou 1⁄3 > 1⁄2
3.–2 < –1 ou 1⁄3 < 1⁄2
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estima-se que a densidade demográfica do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado. Qual era em 2010, segundo o IBGE, a densidade demográfica (em habitantes por quilômetro quadrado) de Águas de Chapecó?
Ao navegar pela internet, determinados endereços podem requerer o emprego de portas HTTP específicas, no lugar da porta padrão HTTP. Para tanto, deve-se acrescentar o número da porta ao endereço desejado. Assinale a alternativa que contém o caractere especial que deve ser utilizado após o endereço de modo a informar a porta desejada ao navegador.
Sobre a organicidade do SUAS, é correto afirmar:
Quanto aos objetivos, é possível classificar a pesquisa como:
Sobre as Conferências de Políticas Públicas é correto afirmar:
A determinação dos sólidos que constituem todas as substâncias que permanecem na cápsula após a total secagem de um determinado volume de amostra de água, em estufa (105 ± 2 °C) até peso constante, refere-se aos sólidos
Um resistor de resistência elétrica igual a 20 Ohm é percorrido por uma corrente elétrica de 4 amperes. A tensão elétrica, em volts, gerada nesse sistema é