Calheiros e Soares (2007) destacam que a linguagem oficial de diversos segmentos dos sistemas judiciário e sócio- educativo trata o termo ato infracional de maneira contaminada por um determinismo que desqualifica a pessoa por sua origem biológica, social, pelo local de residência e por outros dados biográficos considerados determinantes da conduta antissocial. As autoras denominam tal concepção de
De acordo com Netto (2006), o denominado projeto ético- político do Serviço Social conquistou hegemonia no âmbito da categoria na década de 90 do século XX. Contudo, o autor sinaliza que tal hegemonia vem sendo colocada em xeque a partir da influência:
De acordo com Costa (2006), o assistente social se insere, no interior do processo de trabalho em saúde, como um elo orgânico entre os diversos níveis do SUS. A autora conclui que o principal produto do assistente social é assegurar:
De acordo com Almeida (2006), o esforço de sistematização do trabalho do assistente social, de modo implícito ou explícito, informa uma dada concepção de
Além dos ritos e rituais, os mitos e as histórias, também, constituem importantes elementos de veiculação cultural. Na análise da cultura organizacional, os mitos podem ser de?nidos como histórias que:
O treinamento é um processo organizacional contínuo, composto das seguintes fases consecutivas:
Para que haja um melhor gerenciamento no serviço público, faz-se necessário que determinadas práticas de gestão de pessoas sejam implementadas; entre essas práticas, pode ser destacada:
O princípio constitucional da e?ciência na administração pública exige que a atividade administrativa seja exer cida com presteza, perfei- ção e rendimento funcional, para obtenção de resul tados positivos ao serviço público e atendimento das necessidades da comuni dade e de seus membros.Tal exigência apresenta alguns desa? os para a gestão de pessoas no setor público, principalmente, no que diz respeito à implementação de políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos. Esses desa?os, entretanto, carregam, em seu bojo, premissas e tendências do desenvolvimento das organizações públicas contemporâneas. A partir da consideração dos pressupostos apresentados, destaca-se como uma tendência para as organizações públicas, o seguinte fato:
As reuniões servem a vários propósitos organizacionais. Em um sentido mais amplo, elas podem ser vistas como muito mais do que simplesmente o comportamento grupal por si. As reuniões, também, podem ser analisadas como rituais e metáforas sociais e mantenedoras do status quo. A respeito da sua função de home- ostase, uma reunião pode incorrer nas seguintes possibilidades antagônicas:
Embora tenha morrido muito cedo e não tenha completado sua obra, Vygotsky deixou alguns princípios aos seus seguidores. Em um de seus princípios, ele observa que:
Os neoliberais reconhecem, entretanto, que a participação do Estado na economia é essencial. Entre as funções essenciais desempenhadas pelo Estado podemos destacar:
Considere os seguintes dados das Contas Nacionais do Brasil (valores hipotéticos, em milhões de reais):
Produto Interno Líquido a preços de mercado: 10.000
Depreciação de capital ? xo: 500 Impostos indiretos: 1500
Subsídios: 100
Renda líquida recebida do exterior: 100
Com base nesses dados, pode-se concluir que o Produto Nacional Bruto a custo de fatores é igual a:
De acordo com a teoria da produção,se a quantidade de insumos de uma empresa aumentar numa dada proporção e a produção também aumentar na mesma proporção, teremos a ocorrência de rendimentos classi? cados como:
O termo milagre econômico se justi?ca em razão de duas relações macroeconômicas bastante conhecidas, que são:
Dentre as retas indicadas abaixo, a que apresenta melhor ajuste em uma regressão linear para esses pontos, segundo o critério de menor erro médio quadrático, é: