De acordo com a Lei nº 10.871/2004, a data de publicação no Diário Oficial da União do ato de fixação das metas de desempenho institucional constitui o marco temporal para o
De acordo com a Lei nº 8.666/1993, o prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento para concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral, ou quando a licitação for do tipo “melhor técnica” ou “técnica e preço”, será de
Para os fins da Lei nº 8.666/1993, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a
I. estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos.
II. desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no País.
III. assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias.
É correto o que está contido em
Acerca dos Estudos Ecológicos e suas utilidades, julgue os itens a seguir em Verdadeiros ( V ) ou Falsos ( F ), e, julgue qual a alternativa com a Sequência CORRETA:
( ) Detectam territórios com excesso de doenças
( ) Geram hipóteses acerca da etiologia de males da saúde
( ) Testam hipóteses em diferentes bancos de dados, com métodos diferentes
Qual deve ser o correto descarte, quando o ACS/AE, numa visita domiciliar, se depara com vários remédios com validade vencida?
Durante uma visita, o ACS/AE se depara com uma criança de 2 anos, com vômito e diarreia, residente numa micro área de risco. Coincidentemente, o filho da vizinha, na semana anterior, teve o mesmo problema, mas, tomou um remédio e ficou bom. Logo, a mãe ficou de pegar o que restou de tal medicamento e dar para seu filho. O que o ACS/AE deve fazer, nesse caso?
O Esquema abaixo está relacionado com que importante meio de Higiene Pública, que nos últimos decênios tem sido responsabilizado pela elevação constante dos índices de condições de vida e até mesmo da expectativa de vida da população, em diversos Continentes?

O “Mapa do Crime" on-line é uma ferramenta de registro de delitos lançada pela campanha Paz Sem Voz É Medo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). O registro pode ser feito via internet (web), e funciona segundo os princípios de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). A intenção do “Mapa do Crime" é aproximar cada vez mais as estatísticas criminais da realidade.
Assinale a alternativa correta sobre o tipo de produto cartográfico descrito.
Sobre o conservacionismo no Brasil e/ou a preservação da flora e da fauna, assinale a alternativa correta.
No Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Alagoas), de grande importância socioeconômica, foi coletada uma amostra de água e determinou-se a presença apenas dos seguintes íons: K+, CleSO4-2M/sup> Se, nesta solução, as concentrações dos íons K+ e SO4-2M/sup>, são respectivamente, 1,95 g dm-3e 0,96 g dm-3, a concentração, em mol L-1, de íons Clserá:
Considere as assertivas:
Assinale a alternativa com as assertivas VERDADEIRAS:
A primeira comunicação oral de Dalton, a respeito de sua teoria, foi lida por ele na Sociedade
Literária e Filosófica de Manchester, em 21 de outubro de 1803. Sua publicação deveu-se
inicialmente a seu amigo Thomas Thomson (1773 - 1852) que, após ouvi-la do autor em 1804,
decidiu apresentá-la, com o devido crédito, em seu livro System of Chemistry, publicado em
1807 . Thomson, em sua detalhada descrição da teoria de Dalton, usa a palavra átomo e
também os símbolos inventados por ele para representar os átomos de sua teoria. Esta veio a
ser publicada pelo próprio Dalton em sua obra principal, saída à luz a partir de 1808, o New
System of Chemical Philosophy (Quimica Nova na Escola, n.20, 2004). Dalton fez muitas
medidas da razão das massas dos elementos que se combinavam para formar compostos e
foi capaz de detectar razões de massas consistentes que o levaram a desenvolver sua
hipótese atômica.
A seguir considere as assertivas:
I. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos.
II. Os átomos de diferentes elementos têm massas diferentes.
III. Um composto é uma combinação específica de átomos de mais de um elemento.
IV. Em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos mas trocam de
parceiros para produzir novas substâncias.
Assinale a alternativa com as assertivas VERDADEIRAS:
Considere a reação entre o dióxido de enxofre e o oxigênio produzindo trióxido de enxofre todos no estado gasoso. Estabelecido o equilíbrio temos as concentrações, em mol L-1, dos reagentes iguais e a do produto com valor igual a 0,00750. Sabendo que a constante de equilíbrio é igual a 0,0422, calcule o valor da concentração dos reagentes.
Um prego de ferro pesando 2,0 gramas é imerso num copo de béquer contendo solução aquosa de ácido clorídrico. Após certo tempo observa-se a dissolução do prego e a formação de bolhas gasosas sobre a superfície metálica. Supondo que durante o tempo em observação 40% do prego sofreu oxidação. Calcule o volume aproximado de gás hidrogênio formado, admitindo-se que a temperatura é mantida constante e igual a 25 oC e que a base do béquer está posicionada ao nível do mar.
Os metais alcalinos são sólidos metálicos maleáveis. Todos têm propriedades metálicas características, como brilho metálico prateado e altas condutividades térmicas e elétricas. Os metais alcalinos reagem violentamente com água, produzindo gás hidrogênio e soluções de hidróxidos de metais alcalinos. Supondo que 0,50 g de sódio metálico sejam adicionados dentro de um béquer e reaja completamente com exatos 30cm3 de água. A concentração aproximada em quantidade de matéria, em mol L-1, da solução básica remanescente é: