De acordo com a Política de Saúde Mental, analise as
assertivas e assinale a alternativa CORRETA:
Na Libras, os sinais são formados a partir dos
parâmetros: configuração de mãos, movimento,
orientação e ponto de articulação, que podem ser
comparados a “pedacinhos" de um sinal. Contudo, o
processo de formação de alguns sinais pode ocorrer
por meio da modificação por adição à raiz, modificação
interna da raiz, por derivação ou por composição. Com
relação à modificação por adição à raiz é CORRETO
afirmar que:
I.São modificações que aparecem como
sufixo, elas se incorporam em alguns
verbos: a raiz, que possui um determinado
movimento em um primeiro momento,
finaliza-se com um movimento contrário, que
caracteriza a negação incorporada; como
nos verbos: QUERER / QUERER-NÃO;
GOSTAR / GOSTAR-NÃO.
II.São modificações que aparecem como flexão
que, por meio da direcionalidade, marca as
pessoas do discurso fazendo com que a raiz
se inverta ou até adquira uma forma em arco.
III.São modificações que aparecem como
acréscimo de um marcador de concordância
de gênero que, por meio de configurações de
mãos (classificadores), especifica a coisa:
objeto plano vertical/horizontal, redondo etc.
IV.São modificações que aparecem como
infixo, ela se incorpora simultaneamente à
raiz por meio do movimento ou expressão
corporal: TER / TER-NÃO; PODER / PODERNÃO.
As pessoas que têm boa fluência em Libras fazem uso
de um recurso dessa língua para classificar o
substantivo, estabelecer concordância, ou ainda, para
atribuir qualidade a alguma coisa. Este recurso é
chamado de CLASSIFICADOR. Analise as alternativas
abaixo e assinale aquela que explica o verdadeiro
significado desse recurso:
A Administração sofreu influência no pensamento
administrativo e nas formas de organização até então
existentes, EXCETO:
Considere V (verdadeiro) e F (falso). Sobre o equilíbrio
macroeconômico, pode-se afirmar que:
( ) A renda (produto) de equilíbrio é
determinada quando a oferta agregada
iguala a demanda agregada de bens e
serviços.
( ) Isso pode ocorrer abaixo do pleno
emprego, significando que a produção
agregada, apesar de abaixo de sua
capacidade potencial, atende às
necessidades da demanda.
( ) O objetivo da política macroeconômica é
fazer com que o equilíbrio entre oferta e
demanda agregada ocorra no nível de
pleno emprego.
( ) O impulso na demanda agregada não
provoca aumento no nível geral de preços
em momento algum, dada uma curva de
oferta agregada sempre horizontal.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Considere V (verdadeiro) e F (falso). Sobre o Plano
Real, pode-se afirmar que:
( ) O Plano Real dividiu o ataque ao
processo inflacionário em três fases: (i )
ajuste fiscal; ii) indexação completa da
economia – Unidade Real de Valor (URV);
e iii) reforma monetária – transformação
da URV em reais (R$).
( ) O ajuste fiscal iniciou em 1993 e seus
principais elementos foram: Plano de
Ação Imediata (PAI); criação do Imposto
Provisório sobre Movimentações
Financeiras (IPMF) e aprovação do Fundo
Social de Emergência (FSE).
( ) Durante o segundo semestre de 1994, a
taxa de câmbio sofreu uma forte
desvalorização, provocando queda das
importações brasileiras.
( ) Uma característica que diferenciou o
Plano Real dos planos anteriores foi a
ausência total do congelamento de
preços.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Para redução dos acidentes de trabalho e prevenção
de doenças profissionais, é recomendado o uso de
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O EPI é
todo dispositivo de uso individual destinado a proteger
a integridade física do trabalhador. Dado esse
contexto, relacione a coluna da esquerda com a direita,
de acordo com os EPIs que devem ser utilizados nas
diversas atividades da UAN:

Assinale a alternativa que contém a associação
CORRETA:
A realização de assessoria e consultoria pode se constituir em um espaço de trabalho para o assistente social, sendo que a Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social, com relação à assessoria e consultoria, nos artigos 4º e 5º, refere-se às competências e atribuições do profissional: Art. 4º Constituem competências do assistente social: VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo; IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; Art. 5º Constituem atribuições privativas do assistente social: III - assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social (CFESS, 2011, pp. 44-46). Sobre o tema assessoria em serviço social, é CORRETO afirmar:
A Lei nº 10.216 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental traz que: é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais. Desta forma, é CORRETO afirmar que:
As normas sobre fiscalização contábil, financeira e orçamentária referentes ao Tribunal de Contas da União, previstas no art. 71 da Constituição Federal, aplicam-se aos Tribunais e Conselhos de Contas dos Estados, Municípios e Distrito Federal. Assim, é correto afirmar que qualquer um dos Tribunais de Contas existentes deverá, no respectivo âmbito de atuação,
Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do procedimento administrativo.
Assinale a alternativa correta em relação às previsões constantes da Lei Complementar n.º 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Luiz deseja submeter-se a concurso público para ingressar no
serviço público estadual. Em matéria de disposições gerais da
Administração Pública, a Constituição da República prevê que
Rodrigo obteve, de um Município da Região dos Lagos, autorização de uso para instalar seu quiosque particular em espaço público, para venda de lanches, sem prazo determinado. Um ano depois, a municipalidade revogou o ato, porque resolveu construir no local uma pista para ciclistas. Inconformado, Rodrigo buscou assistência jurídica, ocasião em que foi informado de que a autorização de uso é ato administrativo
Jorge, prefeito de cidade do interior do Estado, contratou seu irmão Valdir, proprietário de um outdoor localizado no centro da cidade, para veicular propaganda. Tal contratação foi paga exclusivamente com verba particular de Jorge, sem o uso de qualquer verba pública. Valdir, conhecido político local que à época não ocupava qualquer cargo público, era o provável sucessor de Jorge nas eleições vindouras para a chefia do Executivo local. Em comum acordo, Jorge e Valdir providenciaram a elaboração do conteúdo e publicaram a seguinte propaganda, com foto dos irmãos: “Feliz Páscoa!!! Jorge acaba de construir 30 escolas e 10 postos de saúde, e Valdir fará muito mais! Nas próximas eleições, queridos amigos, não se esqueçam de prestigiar nosso velho amigo Valdir, que ainda pode fazer muito por nossa cidade, dando prosseguimento ao nosso trabalho. Com carinho, Valdir e Jorge”. Em tema de improbidade administrativa, é correto afirmar que