Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/ 96) , os conteúdos e metodologias e formas de avaliação no ensino médio organizar-se-ão de maneira que o estudante demonstre:
I. Domínio de princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
IV. Capacidade de intercambiar áreas de conhecimento de maneira recíproca, gerando exegese dos conhecimentos e
enriquecimento pessoal.
Considere que um gás ideal é submetido aos processos nos quais a pressão final é pf , volume final é vf, pressão inicial pi e o volume inicial é dado por vi. O processo 1 mostrado na figura abaixo é isotérmico, no processo 2 a pressão é constante e, então, o volume permanece constante. Qual das expressões abaixo representa a razão entre o trabalho W1 realizado sobre o gás no primeiro processo e W2 realizado no segundo processo?
De acordo com a Constituição de 1988 o dever do estado com a educação será efetivado mediante garantias. Dentre elas pode-se citar:
I - Oferta do ensino noturno regular, adequado a realidade do educando.
II - Atendimento educacional especializado aos educandos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
III - Ensino fundamental obrigatório e gratuito, sendo oferecido inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade apropriada.
IV - Oferta do ensino fundamental obrigatório e médio facultativo aos alunos menores de idade.
Dentre os itens acima mencionados, estão corretos:
A Lei de Regulamentação da profissão (Lei nº. 8.662 de 07 de Junho de 1993) dispõe como atribuições privativas do Assistente Social:
I – coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.
II – fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais. III – ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
IV – treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo que correspondam aos eixos estruturantes para a gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS:
I – Matricialidade sociofamiliar.
II – Vigilância social.
III – Qualificação de recursos humanos.
IV – Defesa social e institucional.
Assinale a alternativa correta:
É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional − especialmente nos seus aspectos sócio–econômicos e culturais. Tem sido utilizado nas mais diversas áreas da intervenção do Serviço Social. O processo metodológico descrito acima, se refere:
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:
I – Reserva de 5% (cinco por cento) das unidades residenciais para atendimento aos idosos.
II – Eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso.
III – Implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso.
IV – Critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.
Assinale a alternativa correta:
Na contemporaneidade o Estado realiza parcerias com a sociedade civil para a execução de políticas sociais. Essas organizações da sociedade civil podem ser denominadas de organizações do Terceiro Setor que possuem como características:
O Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993), descreve como o valor ético central da profissão:
A conexão entre Política Social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via dos processos de modernização conservadora. (BEHRING, 2003). Essa expansão do papel do Estado, em sintonia com as tendências mundiais, ocorre no Brasil:
“...Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica, inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive. Controle social, na visão crítica, é uma contribuição e uma ajuda para a contestação e a resistência à ideologia veiculada por intermédio dos currículos escolares”. (Ilma Passos A. Veiga).
A definição em destaque refere-se:
Embora seja um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação, o currículo vem sendo encarado como um elemento de pouca importância. Em quase todas as discussões que envolvam questões relacionadas à educação não se menciona o currículo escolar como elemento relevante. Só é dada alguma importância ao currículo escolar quando se discute a inserção ou a eliminação de uma disciplina em um currículo já existente. Portanto, o currículo escolar é entendido como:
Quando uma escola se diz partidária deste método ou daquela teoria, é preciso distinguir as diferenças entre ambos. Existem teorias da aprendizagem, hipóteses e modelos de como o ser humano aprende, e métodos pedagógicos, isto é, maneiras de proceder nesta e naquela situação. Dentre os métodos e teorias pedagógicas utilizadas no Brasil destacam-se: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Mais recentemente as idéias do norteamericano Howard Gardner (inteligências múltiplas) começaram a ser difundidas. Neste sentido é correto afirmar que:
Entre aquelas que poderiam ser chamadas de “modalidades especiais de Educação”, destinadas a atender a características particulares e específicas de determinados grupos de educandos, a lei 9394/96 (LD(B) determina que:
As questões 49 e 50 devem ser respondidas com base no texto abaixo:

Sobre o início do ano letivo nesta escola, a pedagoga juntamente com a direção, deve tomar algumas atitudes. As afirmativas abaixo correspondem às atitudes que devem ser tomadas por ela, para a efetivação de um trabalho significativo. Exceto: