No tocante às relações interpessoais, julgue os itens que se seguem. I Para ser bem‐sucedido como líder, o gestor deve saber lidar com aspectos relativos à motivação, à comunicação, às relações interpessoais, ao trabalho em equipe e à dinâmica de grupo. II As relações interpessoais influenciam um grupo e podem afetar um ambiente, transformando‐o em um ambiente agradável e estimulante, neutro e monótono ou desagradável e aversivo. III A ausência de acordos e expectativas explícitas e claras favorece a existência, em um grupo, de boas relações interpessoais. Assinale a alternativa correta.
Segundo a lição de Zabala (A Prática Educativa: como ensinar), nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. Esses esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num determinado momento de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento. Durante a vida, tais esquemas são revisitados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.
Nesse contexto, pode-se afirmar que a situação de aprendizagem pode ser concebida:
Nas alternativas abaixo, assinale aquela que é um tipo de custo indireto em um orçamento de obras:
Nas afirmações abaixo, assinale “V” se forem verdadeiras e “F” se forem falsas, e, em seguida, marque a alternativa correta: ( ) O efeito da variação de temperatura nas rochas poderá causar deformações elásticas, que, contudo, não podem ser facilmente observadas. A formação de dobras, falhas e diáclases são exemplos das deformações plásticas e de rupturas. ( ) O método mais comum para investigação geológica quando a fundação é rochosa, ou parcialmente rochosa é o de sondagem à percussão com circulação de água, acompanhado pelo ensaio normalizado de penetração (SPT) ou sondagem de simples reconhecimento do solo (Normas ABNT). ( ) A eficiência de fundações de aterros para estradas se dá, em geral, na construção de aterros sobre argilas moles ou terrenos pantanosos, onde não há a incidência de recalques e rupturas da fundação. ( ) Solos Residuais são concentrações de solos constituídas pela ação da água ou vento, sendo que os materiais mais comuns encontrados neste tipo de depósito são as areias, argilas e cascalhos.
A argamassa colante a ser utilizada para o assentamento de revestimento cerâmico depende da absorção de água da placa cerâmica e do local a ser revestido. Em função destes fatores, a NBR 14081-1/13 classifica argamassas colantes em diferentes tipos. Assinale a alternativa que caracteriza a argamassa do tipo AC II:
Com exame físico bem feito, prováveis alterações na estrutura de alguns órgãos internos, sobretudo os localizados no tórax e abdome, podem ser identificadas. O enfermeiro tem autonomia para realizar anamnese e exame físico em pessoas que estejam sob seus cuidados.
Considerando a sensibilidade do exame físico, é possível verificar bexigoma pela __________________________ do abdome de um jovem de 25 anos, 70Kg, sem câncer, não renal dialítico, mas com retenção urinária há vários dias.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
O cateter venoso de extremidade distal próxima ao átrio direito é utilizado por pessoas com doença renal crônica dialisante, na fase pré-implantação de fístula arteriovenosa. Assim, os cuidados devem ser voltados para prevenir infecção no sítio, sobretudo, as primárias de corrente sanguíneas.
Considerando que um usuário esteja em uso prolongado desse tipo de cateter, o enfermeiro tem de
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre os recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:
No contexto educacional, em que tendência pedagógica a “aprendizagem” é “baseada no desempenho”?
São temas referentes ao município de Caxias, o que trata a Lei Municipal nº 2.156/2014, exceto:
Sobre Hidrólise, podemos afirmar, exceto:
Com relação à potenciometria, marque a alternativa incorreta.
Em colorimetria, para a aferição da cor, temos, exceto:
A imagem abaixo representa:
De acordo com o Manual de Ouvidorias do SUS (2014), sobre a importância do sigilo e da ética no funcionamento das Ouvidorias do SUS, analise as assertivas a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Ouvidoria do SUS deve ter sua autonomia assegurada para manter a confidencialidade de denunciantes quando isso for necessário.
( ) Em nome da transparência, deve haver publicidade sobre a identidade de servidores que sejam objeto de manifestação, a fim de garantir que o processo de investigação transcorra sem privilégio e especulação.
( ) A Ouvidoria do SUS deve manter o sigilo da fonte quando o interessado solicitar a preservação de sua identidade. Porém, deve-se esclarecer ao(à) cidadão(ã) sobre a possibilidade da quebra do sigilo por seu consentimento ou por determinação judicial.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
De acordo com o Manual de Ouvidorias do SUS (2014), sobre o público-alvo das Ouvidorias do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O público interno das ouvidorias são os gestores e os servidores do órgão/entidade integrante do SUS.
( ) As demandas do público externo devem receber tratamento prioritário e diferenciado em relação às demandas recebidas do público interno.
( ) O público externo das ouvidorias é formado pelos(as) cidadãos(ãs) e pelas entidades civis, desde que sejam usuários dos serviços prestados pelo órgão ou entidade integrante do SUS.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Para o engajamento nas modalidades de terapia de grupo, assim como outras modalidades de psicoterapia, é necessário que os pacientes apresentem algumas condições. Bechelli e Santos (2005) destacam como importantes a disciplina e que os pacientes aceitem as regras propostas.
Concomitantemente, outras condições imprescindíveis à psicoterapia grupal são:
A partir das contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) sobre a elucidação e o entendimento da depressão, as distorções cognitivas apresentam centralidade no quadro depressivo, entendidas, então, como erros sistemáticos na percepção e no processamento de informações. Em tal quadro, os pacientes apresentam uma tendência em estruturar suas experiências de forma absolutista e inflexível, ocasionando erros de interpretação quanto ao desempenho pessoal e ao julgamento das situações externas (POWELL et al, 2008).
Considerando as distorções cognitivas comumente encontradas em pacientes deprimidos, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Tendência em hipervalorizar os atributos pessoais.
( ) Tendência do paciente em escolher evidências de seu mau desempenho.
( ) Tendência em apresentar conclusões cognitivas meticulosas e com muitas evidências.
( ) Tendência a considerar que um evento ou desempenho negativo ocorrerá outras vezes.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“Em crianças e adolescentes, o transtorno ________________ é mais prevalente em famílias nas quais o cuidado da criança é perturbado por uma sucessão de cuidadores diferentes ou em famílias nas quais são comuns práticas agressivas, inconsistentes ou negligentes de criação dos filhos. [...] A característica essencial do transtorno é um padrão frequente e persistente de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou de índole vingativa. Não é raro, indivíduos com o transtorno _______________ apresentarem características comportamentais do transtorno na ausência de problemas de humor negativo. Entretanto, as pessoas com o transtorno que apresentam sintomas de humor raivoso/irritável costumam também demonstrar características comportamentais" (APA, 2013, p. 463).
A alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do trecho acima é
“A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde" (BRASIL, 2018, p. 1). Os chamados indicadores de saúde possuem papel fundamental neste cenário.
Em relação aos indicadores de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A mensurabilidade de um indicador se refere à sua capacidade de medir o que se pretende.
( ) A confiabilidade de um indicador se relaciona à sua capacidade de detectar somente o fenômeno analisado.
( ) Os indicadores de saúde devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.
( ) As informações geradas pelos indicadores de saúde contribuem para o estabelecimento de políticas e prioridades melhor ajustadas às necessidades de saúde da população.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A operacionalização do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) depende de um conjunto de estratégias que garantam a sua implementação de forma efetiva. Tais estratégias são definidas pela Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2013).
Em relação à implementação do PNSP, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A elaboração de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente compõe o conjunto de estratégias para implementação do PNSP.
( ) O engajamento dos profissionais de saúde com ênfase na responsabilização individual se constitui em estratégia fundamental para implementação do PNSP.
( ) É recomendada a articulação com o Ministério da Educação, enquanto estratégia para qualificar os profissionais de saúde no tema segurança do paciente.
( ) A vigilância e o monitoramento de incidentes na assistência à saúde são irrelevantes neste cenário, por serem atribuições específicas da vigilância epidemiológica.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A reflexão sobre a Saúde Coletiva enquanto campo de conhecimentos e práticas é fundamental para que possamos compreender as múltiplas dimensões que configuram este campo e que somente se verificam a partir de uma realidade histórico-social (NUNES, 2012).
Em relação ao campo da Saúde Coletiva, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O surgimento da Saúde Coletiva reforça a concepção de Saúde Pública, fortalecendo o monopólio do discurso biológico.
( ) Ao se aproximar de conceitos das ciências sociais e humanas, a Saúde Coletiva termina por reduzir a utilização dos conceitos quantitativos da epidemiologia.
( ) A presença das ciências sociais e humanas contribuem para uma maior compreensão de aspectos como os processos da vida, do trabalho, do adoecimento e da morte.
( ) O campo da Saúde Coletiva contempla diferentes áreas e formações disciplinares, que incluem as ciências sociais e humanas, a epidemiologia e a política, e o planejamento.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta: I. A Geodésia e a Topografia têm os mesmos objetivos, diferindo nos fundamentos matemáticos em que se baseiam, a geodesia apoiada na trigonometria esférica e a topografia, na trigonometria plana. II. Latitude geodésica é o arco de meridiano contado desde o equador até o ponto considerado, sendo, por convenção, positiva no hemisfério Norte e negativa no hemisfério Sul. III. Uma das características do sistema de projeção utilizado em Topografia é que eixo das abcissas é a referência azimutal, que, dependendo das particularidades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada como importante.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao conceito de declinação magnética?
Assinale a alternativa que corresponde às definições descritas abaixo sobre a configuração de um terreno: I. Mudança brusca da direção de uma vertente. II. Linha formada pela interseção de 2 planos das vertentes (vertente e contra-vertente).
Qual método topográfico de levantamento planimétrico é utilizado quando se deseja determinar as coordenadas de pontos de detalhes, a um sistema de referência, por meio da medição de uma distância e de uma direção (azimute)?
_______________ de trinta dias, _______________ os atendimentos na Policlínica.
De acordo com a norma culta, a alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é
Ao utilizar o Word 2010, no grupo Fonte, o botão
tem como função
“A Departamentalização decorre da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades" (CHIAVENATO, 2014, p. 195).

O tipo de departamentalização apresentado na figura 1 é