Em 1962, Thomas Kuhn publicou A Estrutura das Revoluções
Científicas, obra em que refuta a concepção tradicional da ciência
como acumulação progressiva de novas descobertas e propõe os
conceitos de “paradigma” e de “revolução científica”.
Com relação a esta conceituação, assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.
( ) Um paradigma entra em crise quando uma teoria é invalidada
mediante o seu confronto direto com fatos e observações
que conduzem ao seu abandono, resultando na ampliação do
conhecimento científico.
( ) Uma revolução científica implica tanto a mudança de
problemas a serem propostos para a investigação científica,
quanto de critérios com os quais se estabelece o que se
considera um problema admissível.
( ) O paradigma é um modelo que determina quais são os
problemas e os métodos legítimos, portanto, fornece origem
e tradição para a pesquisa científica.
As afirmativas são, respectivamente,
As alternativas a seguir apresentam aspectos do conceito durkheimiano de fato social, à excecão de uma. Assinale-a:
No final do século XIX, o sociólogo francês Émile Durkheim demonstrou, em sua obra O suicídio (1897), que os suicídios são fortemente influenciados por forças sociais, tendo motivações de natureza coletiva, e não estritamente individuais.

A partir do gráfico, assinale a alternativa que indica corretamente uma assertiva deste estudo sociológico pioneiro.
Max Weber identificou o processo de racionalização da sociedade como o aspecto que melhor qualifica a experiência da modernidade. Este processo consiste em uma transformação radical, mediante a qual os métodos de produção, as relações sociais e as estruturas culturais tradicionais são substituídos por procedimentos sistemáticos, precisos e calculados racionalmente. A burocracia, fenômeno tipicamente moderno, resulta deste processo de racionalização.
Assinale a alternativa que indica corretamente os elementos constitutivos do tipo ideal de burocracia formalizado por Weber.
Analise a tabela a seguir.

Com relação aos dados da tabela sobre as atividades de estudo e trabalho dos jovens no Brasil, analise as afirmativas abaixo.
I. Menos de um quinto dos jovens brasileiros se mantém na condição de apenas estudante após os 17 anos, acarretando uma inserção precária no mercado de trabalho, com pouca qualificação e baixa remuneração.
II. Apesar de as mulheres representarem o carro-chefe da elevação das taxas de escolarização do segmento juvenil, o percentual de jovens do sexo feminino que não estuda e nem trabalha é maior do que o do sexo masculino.
III. À medida que cresce a faixa etária, a sociedade concede aos jovens uma espécie de "moratória social", isto é, os libera do trabalho para poderem se dedicar aos estudos e ao lazer.
Assinale:
A charge a seguir populariza um tema caro ao debate sociológico: o dilema da modernidade e do atraso na sociedade brasileira.

Assinale a alternativa que identifica corretamente a interpretação teórica da brasilidade ilustrada na charge.
As alternativas a seguir referem‐se, corretamente, aos métodos quantitativos frequentes na pesquisa sociológica, à exceção de uma. Assinale‐a.
Em resposta às diversas críticas dos cientistas sociais ao evolucionismo, o pensamento evolucionista mais recente vem respondendo de maneira geral aos problemas levantados. Um exemplo dessa postura é a
Leia o fragmento a seguir. “O interacionismo simbólico, ramo da sociologia _____, tem um conceito básico de _____ que enfatiza o caráter simbolicamente _____, conferindo às relações sociais um caráter de dependentes de constante aprovação em comum”. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas acima.
Conforme as concepções de Max Weber, o que distingue ação social de relação social é
Uma prova empírica irrefutável que estimulou o reexame das interpretações socioecológicas sobre a vida social urbana norte‐ americana realizadas pela Escola de Chicago, foi
De maneira estrita, associa‐se à medida institucional específica para a transmissão de conhecimentos e habilidades e, em uma visão mais geral, é percebida como um conjunto de práticas que se pretendem tipos particulares de formação no contexto da ideia de socialização. Na teoria social, o conceito aqui considerado é o de
De uma forma geral, a realidade nos mostra que a relação existente entre os processos de industrialização e urbanização é consolidada por movimentos migratórios denominados
Sobre a constituição das classes sociais e as teorias sociológicas que a envolve, assinale a alternativa correta.
Sobre a ética, a cidadania e o convívio em sociedade, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Organização das Nações Unidas, em 1948, promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, na qual são reconhecidas 3 dimensões dos direitos do homem: direitos civis, direitos sociais e direitos da humanidade.
( ) Há, hoje, grande atenção por parte dos educadores quanto à questão do respeito pela diferença de gênero, de cultura, de religião, de ideologia, de condições econômicas, de etnia etc. ( ) Enquanto a ética está relacionada a valores, os quais devem orientar o comportamento das pessoas em sociedade, a moral vincula-se ao aspecto mais prático relativo ao comportamento e algumas convenções sociais.