No debate atual, a expressão “sociedade civil” é frequentemente usada para designar o que não diz respeito ao Estado ou está fora deste. Um dos principais estudiosos da sociedade civil contemporânea é o sociólogo Jüger Habermas. Sobre esse autor é correto dizer que:
As teorias sobre os movimentos sociais se inscrevem sob diferentes rubricas. São elas: o neomarxismo, o estrutural-funcionalismo, o interacionismo simbólico, a teoria da mobilização de recursos e a sociologia da ação. É correto afirmar que os movimentos sociais:
A desigualdade econômica global se refere especialmente às diferenças de renda entre os países. É correto afirmar que:
Nos anos 1990, os sociólogos passaram a se interessar mais por novos temas relacionados à violência, como a violência conjugal, geralmente praticada pelos homens contra suas esposas. É correto afirmar que essa forma de violência:
Introduzida no currículo de Ensino Médio, com base na Lei nº 9.394/1996, a Sociologia vem contribuindo para a formação e desenvolvimento de jovens alunos. Acerca do ensino da Sociologia nas escolas secundárias, e de acordo com as “Orientações Curriculares para o Ensino Médio”, É INCORRETO afirmar que:
A partir do momento em que os europeus desembarcam em novos territórios, no século XVI, amplia-se o seu
mercado consumidor. A comercialização de produtos é então ampliada e diversificada. O trabalho, antes
artesanal, em que o fabricante tinha domínio de todo o processo de produção, dificulta a demanda por novos
produtos. Os trabalhadores passam a ser divididos em atividades específicas, tornando a produção mais ágil.
Os chamados clássicos da Sociologia discutem, em suas obras, a introdução da divisão social do trabalho,
mostrando os efeitos desse novo processo de produção introduzido pela modernidade.
Sendo assim, analise as seguintes frases abaixo:
I. Segundo Durkheim, na obra Da Divisão Social do Trabalho, a principal função da divisão social do trabalho
é aumentar simultaneamente a força produtiva e a habilidade do trabalhador. Ela é uma condição
necessária de desenvolvimento intelectual e material da sociedade, sendo, por esses motivos, uma
exigência da consciência moral das nações.
II. Na teoria marxista, a especialização do trabalho transformou a atividade produtiva numa atividade
monótona, repetitiva, sem criatividade, produzindo um estranhamento entre o produtor direto e o produto do
trabalho.
III. Na obra Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Max Weber afirma que a ênfase do significado
ascético de uma vocação fixa propiciou uma justificação ética para a moderna divisão do trabalho. Os filhos
passam então a ser designados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando por atividades
mais adequadas à obtenção do lucro.
A partir dessas frases, assinale a opção correta:
A obra mais conhecida de Max Weber é Ética protestante e o “espírito” do capitalismo, nela estabelece-se uma relação entre a ação dos indivíduos ligados ao calvinismo, o desenvolvimento do capitalismo e da racionalização da vida no Ocidente. Sobre o tema abordado, assinale a alternativa correta.
Respaldado por inovações tecnológicas ininterruptas e na velocidade dos meios de comunicação, a globalização vem cada vez mais se confirmando como uma realidade atual. Dessa forma, cada espaço local só é possível de ser explicado entendendo as intersecções dos processos econômicos, políticos e socioculturais. Para se entender um país como o Brasil, por exemplo, há que se entender o mundo, pois como dizia Milton Santos, cada lugar hoje é uma fração do espaço global. Segundo Bauman, as análises realizadas sobre a globalização pautam-se na crença de que esse é um destino irremediável do mundo, um processo irreversível, afetando a todos. Analise as seguintes frases sobre a globalização: I – Segundo Bauman, com o avanço da globalização pautado no avanço das tecnologias, houve a supressão do tempo e espaço, polarizando assim a sociedade. Nesse processo, quem tem mobilidade se exime das responsabilidades, restando aos localizados “lamber as feridas” desse fenômeno. II – Na visão de Bauman, a sociedade de consumo, característica da contemporaneidade, em que a interconexão entre os indivíduos é cada vez maior, tem produzido uma estagnação das identidades dos indivíduos. III- Diferentemente da visão de uma globalização como uma homogeneização da cultura, do sistema de valores, Milton Santos concebe que cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente. A partir da análise dessas frases, assinale a opção correta:
Os homens, ao longo dos tempos, foram deixando como padronização das suas ações as formas instintivas de vida e passaram a viver em coletividade. As relações sociais surgiram como necessidade da própria sobrevivência humana, especialmente em um período como a era primitiva, em que a vivência em grupo facilitava as relações com a natureza. Dessa forma, com o aumento da produtividade e o surgimento das formas de vida sedentária, os homens passaram a construir as suas relações sociais, vivendo em coletividade e formando grupos sociais, tendo a família como início desse convívio com o outro a partir de regras, normas, valores. As mudanças nas condições histórico-sociais produziram uma diversificação desses grupos sociais. A importância desses grupos sociais para a vivência humana é visível, pois se transformaram em objetos de estudo da sociologia, sendo explicado, resumidamente, como uma reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras e capazes de uma ação conjunta. Sobre essa questão, podemos afirmar corretamente que:
Sobre a Sociologia Brasileira, é incorreto afirmar que:
Podemos afirmar em relação aos agrupamentos sociais:
No final do século XIX e, especialmente, o século XX, com a abolição da escravatura e início da fase republicana brasileira, o Brasil inicia o processo de modernização do país, direcionado, especialmente, pelas mãos de uma nova classe ascendente, a burguesia brasileira. O capitalismo então se desenvolve em terras brasileiras e, com ele, surgem várias interpretações sobre a forma como ocorre essa modernização no Brasil. Apesar de a revolução burguesa, baseada nos pilares da industrialização, ter ocorrido desde o início do século XIX, foi apenas nas décadas de 50 e 60 que a indústria passa a ser de fato a principal atividade econômica no país. Sobre as interpretações sociológicas realizadas desse processo, destacam-se as contribuições de Florestan Fernandes. De acordo com o autor, podemos perceber diversas análises sobre a sociedade brasileira. Assinale a alternativa que não condiz com as interpretações realizadas pelo autor sobre o Brasil.
No século XIX, foi criada uma nova ciência da sociedade, que recebeu de Augusto Comte o nome de Sociologia – palavra derivada do latim e do grego . É INCORRETO afirmar que, àquela época, a Sociologia:
O tema da cidadania entrou na agenda de discussão das ciências sociais nos anos 1990 e continua, até hoje, provocando intensos debates. No âmbito das análises sobre o tema, é correto afirmar que a:
Já na sua origem, há mais ou menos dois séculos, a Sociologia se debruçou sobre o problema da desigualdade social. Desde então, não parou de crescer o número de estudos e análises sociológicas sobre as desigualdades, especialmente as de natureza econômica. Nesse sentido específico, é correto afirmar que: