No século XIX, a maioria dos estudos da cultura baseava-se em ideias e visões de mundo racistas e etnocêntricas. De acordo com esses estudos, as culturas se encontravam em estágios de desenvolvimento diferenciado, sendo umas mais perfeitas e outras menos. A perspectiva teórica que orientava os estudiosos da cultura à época era o:
O Estado moderno emergiu em países da Europa ocidental a partir do século XIV. É correto afirmar que o ordenamento estatal moderno:
Uma das instituições sociais mais antigas e presentes em quase todos os tipos de sociedade é a família. Em relação ao tema da família na maioria das sociedades ocidentais, é correto afirmar que:
Nas décadas de 70 e 80, irrompeu, na Europa e nos Estados Unidos, grande número de movimentos sociais. Entre os principais atores envolvidos nos “novos movimentos sociais”, NÃO figuram:
A fome e a desnutrição são problemas antigos enfrentados pela humanidade, e fazem parte do campo de interesse e estudo da Sociologia desde as origens dessa ciência no século XIX. Nessa perspectiva é correto afirmar que:
Em meados dos anos 1960, a juventude, ligada especialmente aos ideais de contracultura, desafiou as normas sexuais existentes, com slogans do tipo “Paz e amor” e “Faça amor, não faça guerra”. É correto afirmar que a partir daí:
Bauman, em “O mal-estar da pós-modernidade”, aponta que na pós-modernidade a defi nição de religião importa em um exercício de:
Weber mostrou que certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um signifi cado moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por Weber denomina-se:
Em “A Teoria Social Hoje”, no capítulo ‘Estruturalismo, pósestruturalismo e a produção da cultura’, Anthony Giddens aponta que a diferenciação saussuriana entre “langue” e “parole” refl ete a ideia de famoso sociólogo segundo a qual as qualidades dos todos sociais são mais que a soma de suas partes. Trata-se do seguinte sociólogo autor dessa idéia:
Boaventura Santos, na obra “Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade”, afirma que, do ponto de vista sociológico, a década de 1980 é para ser esquecida, devido à:
O estruturalismo é um campo e um programa de pesquisa em
Ciências Sociais que se constituiu na primeira metade do século
XX, com importantes contribuições para as Ciências Humanas
de maneira geral.
Com relação à aplicação do conceito de estrutura proposto pela
Antropologia Estrutural, analise as afirmativas a seguir.
I. “É porque estavam agrupados que os homens puderam
agrupar as coisas; [assim], a unidade desses primeiros
sistemas lógicos apenas reproduz a unidade da sociedade,
[pois] as categorias essenciais do pensamento podem ser
produto de fatores sociais”.
II. “Um sistema de parentesco não consiste nos elos objetivos
de filiação ou consanguinidade dados entre os indivíduos; só
existe na consciência dos homens, é um sistema arbitrário
de representações, não o desenvolvimento espontâneo de
uma situação de fato”.
III. “Nas sociedades, apreendemos mais que ideias ou regras,
apreendemos homens, grupos e seus comportamentos.
Vêmo–los moverem–se como em mecânica se movem
massas e sistemas (...). Percebemos quantidades de
homens, forças móveis, que flutuam em seu ambiente e em
seus sentimentos”.
Assinale:
As afirmativas a seguir reproduzem trechos da obra de Karl Marx. Assinale a opção que corresponde ao conceito marxista de alienação do trabalho no processo de produção capitalista.
Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.
Para Karl Marx, todo processo de trabalho se realiza sob relações de produção historicamente determinadas e, por isso, varia segundo a complexidade maior ou menor das sociedades. Assinale a opção que identifica corretamente aspectos da divisão do trabalho, segundo Marx.
Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura.
Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
I. Avatar (personagem virtual em 3D).
II. Conviver com outras pessoas.
III. Festas Virtuais.
( ) Lugar de sociabilidade
( ) Identidade.
( ) Socialização.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.