
As duas imagens tratam do tema do consumismo na sociedade contemporânea. Assinale a alternativa que indica corretamente os aspectos do consumismo contemporâneo abordados nas duas imagens.
Um dos elementos do processo de construção do Estado é o monopólio legítimo e a centralização dos meios de coerção e violência, eliminando outras autoridades e identidades, dentro e fora do Estado. Com relação às contribuições teóricas sobre este processo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Hermann Heller, em A teoria do Estado, identifica como característica do Estado moderno,a concentração dos instrumentos de mando, militares, burocráticos e econômicos, que se fixam em uma forma de poder centralizada,
(...) Charles Tilly, em Coerção, capital e Estados europeus, afirma que o Estado moderno resulta da combinação entre a guerra, para pacificação interna, e a criação de uma burocracia, para maximizar o empreendimento militar.
(...) Michel Foucault, em Vigiar e Punir, analisa a instituição da administração burocrática e militar do Estado moderno, que lhe garante o controle e a instrumentalização exclusiva da soberania, da violência e da legalidade. As afirmações são, respectivamente,
Considerando os principais debates e autores no âmbito da Sociologia do Conhecimento e da Teoria do Conhecimento, assinale a afirmativa correta.
Sociólogo norte‐americano, expoente da teoria funcionalista, escreveu um pequeno e famoso artigo no qual conseguiu o mérito de estabelecer os fundamentos de uma teoria geral da anomia (posteriormente revisto e transformado em sua obra clássica Teoria e Estrutura Social). O texto se refere a
As alternativas a seguir indicam autores cujos nomes são irremediavelmente associados ao estruturalismo, à exceção de uma. Assinale‐a.
Considerando as interpretações sociológicas sobre a ação social, analise as afirmativas a seguir. I.Ações são conclusões práticas derivadas de intenções e crenças. II.Ação e racionalidade têm sido tomados como conceitos inter‐ relacionados. III.Ações sociais são parte de sistemas mais amplos e de processos de compreensão intersubjetiva. Assinale
Leia o fragmento a seguir. “É ______ dizer que a modernidade nega a história, na medida em que o contraste com o passado (...) permanece como um ponto de referência necessário. Mas é ______ que a modernidade sente que o passado não tem lições para ela: seu impulso é constantemente em direção ao futuro” (KUMAR. K. Modernidade. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p.473). Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas acima.
O modo de ação coletiva que caracteriza os movimentos sociais engloba um tipo específico de relação socialmente conflitiva. Embora o tipo clássico tenha sido o movimento operário nas sociedades industriais do século XIX e início do XX, novos movimentos foram incorporados à realidade de inúmeros países. No caso brasileiro, por exemplo, entre as manifestações que se pautam na luta contra as mazelas mais gerais promovidas pela globalização, é correto indicar
Sobre a questão da constituição da sociologia e do saber
sociológico desde seu surgimento, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre a segunda metade do século XIX e início do
XX, houve recorrente tentativa de conferir às
ciências sociais métodos que permitissem uma
aproximação com as chamadas ciências naturais.
( ) Através do conceito de Verstehen [compreensão], os
cientistas sociais alemães buscaram uma
aproximação dos métodos utilizados pelas
concepções positivistas de ciência.
( ) A partir do século XIX, a hermenêutica passou a ser
utilizada para além do âmbito da teologia, como
forma de compreender objetivamente qualquer tipo
de texto ou expressão humana.
Analise as assertivas abaixo sobre ética e cidadania.
I. Ter em consideração o contexto em que um
ambiente escolar se insere (o bairro, a comunidade,
o ambiente) é fundamental para tratar de questões
referentes à construção de uma cidadania efetiva.
II. A extensão dos princípios democráticos para o
ambiente escolar implica a extinção da noção de
autoridade e a plena liberdade do aluno.
III. Organizações como grêmios estudantis e
assembleias escolares, em instituições públicas ou
privadas, são fundamentais para o enfrentamento
dos problemas cotidianos e a construção de noções
de ética e cidadania.
É correto o que se afirma em
Sobre a questão da desigualdade no contexto da
globalização, marque V para verdadeiro ou F para falso e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) Se entendida como um fenômeno que possibilitou a
interação entre dois ou mais modelos culturais
vigentes em diferentes territórios, a chamada
globalização é um fenômeno peculiar aos séculos
XX e XXI.
( ) No que diz respeito ao âmbito da economia, a
globalização nem sempre foi sinônimo de maior
abertura e flexibilidade por parte dos países
envolvidos.
( ) A globalização tem como prioridade a integração
econômica entre os países de diferentes regiões do
planeta e a diminuição da desigualdade entre eles.
Sobre a constituição do saber sociológico e sua relação com outras ciências sociais, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a Sociologia e sua relação com a área da
comunicação, marque V para verdadeiro ou F para falso e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) Os estudos sociológicos sobre os meios de
comunicação, hoje, procuram também levar em
conta a autonomia dos indivíduos, não meramente
como sujeitos passivos sobre os quais se pode
exercer influência unilateral.
( ) A Escola de Frankfurt foi uma das principais escolas
de estudos sociológicos e filosóficos sobre a questão
da comunicação no século XX.
( ) A Escola de Frankfurt criticava as abordagens
existencialistas e psicanalísticas em voga na época
de seu surgimento.
Sobre a questão étnica no Brasil, analise as assertivas abaixo. I. Durante a primeira metade do século XX, alguns sociólogos sustentavam que no Brasil não havia preconceito racial como o existente em outros países escravistas – inclusive, a escravidão existente na América Portuguesa, segundo esses intérpretes, teria sido mais branda. A essa interpretação das relações raciais no Brasil deu-se o nome de democracia racial.
II. Para emancipar-se do regime tutelar, o índio brasileiro não precisa integrar-se à cultura brasileira. III. Dos povos africanos trazidos para o Brasil enquanto a escravidão esteve vigente, alguns, de origem muçulmana, eram alfabetizados.
É correto o que se afirma em
Uma questão relevante para Weber, entre outras, é o método individualizante ou histórico. A busca da regra geral ou da lei tende a apagar-se para deixar em evidência a unicidade qualitativa do devir. Trata-se, neste caso, de compreender, o mais objetivamente possível, o sentido das ações humanas: como os homens avaliam, apreciam, utilizam, criam e destroem as diversas relações sociais. A partir do pensamento de Max Weber, julgue as assertivas a seguir: I - O método de Weber é o Verstehen (compreensão). Podemos destacar dois momentos importantes do método compreensivo: 1) cabe ao cientista social o papel de intérprete da ação dos atores, individuais ou coletivos; 2) esta interpretação deve estar relacionada a uma relação causal. Weber entende “ação” como um comportamento humano, seja ele um fazer externo (conversar com alguém), seja ele interno (como o ato de fazer uma oração sozinho), e isto “sempre que e na medida em que o agente ou os agentes o relacionem com o sentido subjetivo”. II - Na perspectiva weberiana, o tipo ideal é um simples recuso metodológico para a pesquisa social, histórica e econômica. Podemos dizer que é uma ferramenta do pesquisador, um conceito puramente abstrato, um quadro de pensamento coerente logicamente, cujas características são retiradas do material histórico de acordo com a conveniência do pesquisador, seus valores etc. A partir daí, o pesquisador exagera, isto é, promove uma “acentuação unilateral” de “um ou vários pontos de vista”, promovendo comparações e imputações causais. III - Para a concepção de “possibilidade objetiva” e causa adequada, assim como a ideia de “imputação causal”, Weber buscou inspiração no jurista Johannes von Kries e seus seguidores, criminalistas e juristas. Não é possível atribuir a um evento, por mais simples que seja, uma causa única. Para Weber, não é possível, a partir de um conjunto de linhas causais, dizer qual delas possui um peso maior na determinação do conjunto. IV - O processo de racionalização pode ser entendido como o processo de fragmentação das várias esferas de ação e a possibilidade de um agir racional (relação meios e fins) referente a cada esfera tomada separadamente. A racionalização é um processo encontrado apenas nas sociedades ocidentais. Como exemplos temos “as racionalizações da vida econômica, da técnica, da pesquisa científica, do treino militar, do direito e da administração”. V - A especificidade do capitalismo no Ocidente é que ele “identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional”. Aqui o capitalismo é considerado enquanto uma forma de ganho aquisitivo privado efetuado de maneira disciplinada, controlada, é uma necessidade de ganhar dinheiro de forma moderada, mas que nunca cessa. É correto afirmar que: