Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1478 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue

os próximos itens.

Uma das principais contribuições da antropologia jurídica aos

estudos do direito consiste em demonstrar que os costumes,

mais que as leis positivas, animam as relações sociais.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas

sociais, julgue os itens que se seguem.

As análises de Roberto Kant de Lima, um dos mais conhecidos

estudiosos do sistema de justiça criminal no Brasil,

orientam-se, fundamentalmente, pela ideia de que as estruturas

jurídico-políticas, em sua atuação concreta, oferecem

tratamento jurídico igualitário e contribuem efetivamente para

a promoção da igualdade e da plena cidadania no Brasil.

Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais

efetiva no Brasil, julgue os itens seguintes.

No Brasil, o acesso à justiça, constitucionalmente previsto no

capítulo que trata dos direitos e garantias individuais e

coletivos, é formulado da seguinte forma: “A lei não excluirá

da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".

Acerca da atuação tradicional das instituições que compõem o

chamado Sistema de Justiça Criminal na incorporação do princípio

constitucional da igualdade, julgue os itens que se seguem.

A partir do século XIX, polícia e justiça passaram a se

preocupar com os limites do exercício do poder do Estado e a

defender o exercício da cidadania como eixos fundamentais de

sua atuação, com vistas à construção de um efetivo Estado

democrático de direito.

Acerca da atuação tradicional das instituições que compõem o

chamado Sistema de Justiça Criminal na incorporação do princípio

constitucional da igualdade, julgue os itens que se seguem.

Historicamente, as instituições que compõem o Sistema de

Justiça Criminal se vinculam exclusivamente à defesa do

exercício dos direitos políticos, especialmente por meio das

atribuições de controle e repressão das polícias.

O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes

do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter

final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue os

próximos itens.

A atuação expansiva do Poder Judiciário tem recebido,

historicamente, críticas de natureza política e ideológica.

Segundo uma dessas críticas, a judicialização funcionaria como

reação das elites tradicionais à democratização, como um

antídoto contra a participação popular e a política majoritária.

No Brasil, como em outras partes do mundo, os conflitos são

tratados em função de sua natureza: alguns são considerados

menores, produto de relações de proximidade (vizinhança,

parentesco, afinidade, amizade), outros são classificados no campo

jurídico como macrocriminalidades ou crime organizado. Acerca

desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os eventos classificados como macrocriminalidades

distinguem-se da criminalidade comum (assaltos, roubos,

furtos) por envolverem a incriminação de sujeitos que, antes,

não estavam inseridos no sistema criminal — como, por

exemplo, grandes empresários, políticos, funcionários

públicos. Esses indivíduos, normalmente, não recebem

quaisquer benefícios, sendo submetidos aos mesmos processos

de sujeição criminal que os criminosos comuns.

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a segurança das pessoas e das propriedades; para estender nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem, o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857) II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859) O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para produzir modelos explicativos sobre a interação entre os fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos trechos I e II.


A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido

às concepções de

“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade.
Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:

Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir. 1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

“A metrópole como símbolo do mundo moderno, centro onde a vida flui com incrível rapidez, impõe um ritmo alucinante aliado à banalização de tudo, como decorrência direta do processo de homogeneização. ‘Os habitantes da cidade se defrontam com a situação de que a metrópole parece estar destinada a ser sempre nova, com o fato de centralizar a economia e as finanças nacionais, apagando, com isso, os parcos vestígios do passado, para ser sempre o emblema da modernidade’.” (Gleser, 1993)
Em relação aos rumos e às consequências do processo de urbanização ainda em curso, principalmente nas grandes metrópoles contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas metrópoles enfatizam-se os aspectos desagregadores do processo tais como a crise do sistema de transporte, as deficiências do saneamento básico, a falta de moradia, o aumento dos índices de poluição, da violência.
II. A partir do advento das tecnologias, as cidades são hoje cenários marcados por uma feérica sucessão de imagens, resultado da superposição e conflitos de signos, simulacros e hábitos destituídos de cultura.
III. A concentração e desigual distribuição de renda, produção e bens, o aumento dos índices de poluição e outros conflitos urbanos surgem, entre outros fatores, da imposição de um novo modo de apropriação do espaço da cidade. IV. O acesso ao espaço na metrópole está preso e submetido ao mercado no qual a propriedade privada do solo urbano aparece como uma das características do desenvolvimento do capitalismo.
Estão corretas apenas as afirmativas


“Historicamente a palavra trabalho esteve vinculada a algo ruim, negativo. De certa forma, parte dessa visão ainda se

mantém. O termo TRABALHAR provém do românico tripaliare, que no latim se transformou em tripalium, aparelho de

tortura usado para extrair confissões dos condenados. Ou seja, em sua origem, o termo pode ser associado à ideia de

sacrifício. Na Idade Média a ideia de trabalho estava relacionada ao papel de cada um na sociedade."

(Kupper, 2014, p. 101)

Ao analisar a imagem e o texto e tendo em vista as ideias de Karl Marx sobre o trabalho, infere-se corretamente que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282