A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas
sociais, julgue os itens que se seguem.
Sendo um campo de conhecimento e de prática social
dinâmico, o direito se renova à mesma velocidade com que as
mudanças sociais ocorrem.
Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais
efetiva no Brasil, julgue os itens seguintes.
A ideia de tornar a justiça mais efetiva deve ser entendida
como um problema concreto e específico, independentemente
da eliminação de eventuais obstáculos à tutela processual dos
direitos, como, por exemplo, fatores econômicos, sociais ou
políticos
Acerca da atuação tradicional das instituições que compõem o
chamado Sistema de Justiça Criminal na incorporação do princípio
constitucional da igualdade, julgue os itens que se seguem.
A afirmação constitucional de igualdade de todos perante a lei
ocorreu paralelamente à diminuição das desigualdades e ao
enfraquecimento da hierarquia em grande parte das interações
sociais nos espaços públicos.
Acerca do papel do Poder Judiciário no sistema político brasileiro,
julgue os itens subsequentes.
O Poder Judiciário é inerentemente passivo e o grau com que
ele é invocado para servir como árbitro nos conflitos entre as
forças ou instituições políticas depende, além da força dos
tribunais, dos padrões da disputa política.
O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes
do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter
final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue os
próximos itens.
Judicialização consiste na transferência, para as instituições
judiciais, do poder originalmente atribuído a instâncias
políticas tradicionais como os partidos, os sindicatos e os
movimentos sociais.
O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que
Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como
campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história
humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos
sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da
ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes
a um processo dotado de uma ordenação específica.
As afirmativas são, respectivamente,
Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e
buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando
a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou:
“(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes
doutrinários, porque no entendimento e na explicação
positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de
sua negação, de sua morte inelutável”.
Esse trecho se refere ao conceito marxiano de
Analise os fragmentos a seguir.
“Amigos, aí é que está: - o sujeito que quiser conhecer o Brasil
terá que olhar o escrete. Não há nada mais Brasil do que Pelé. E
repito: - todo o Brasil estava no goal que Pelé marcou, de
cacetada, contra o País de Gales. Também a desgraça venta no
futebol. Pior do que Canudos foi a vergonha épica de 50. No
Maracanã inaugurado, o uruguaio Obdulio Varela venceu, no
palavrão, o escrete e toda a nação.”
(Nelson Rodrigues. O Brasil em campo.
Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 14)
“Evidentemente, existe “verdade” na literatura, mas é a verdade
da literatura – da mesma forma que existe uma verdade da
ciência, embora ela só possa ser a verdade da ciência. Em ambos
os casos, as verdades de que estamos falando afirmam seu valor
de verdade porque seguiram fielmente o código de procedimento
prescrito. Não é uma questão de marcar pontos na mesma liga
dos que se dedicam à busca da verdade, mas de competir em
diferentes ligas para ganhar diferentes troféus. Em última
instância, é a compreensão que cada um tem da vocação
sociológica que determina sua escolha, e não a superioridade
intrínseca de rivais e competidores na mesma corrida e na mesma
pista.”
(Zygmunt Bauman. Para que serve a sociologia?
Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 30-31)
Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da
metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as
afirmativas a seguir.
I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol
como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar
sentimentos e ações coletivas.
II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o
futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao
imaginário coletivo.
III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar
a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos
do cotidiano.
Está correto o que se afirma em
As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.
Maria da Vila Matilde
(Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!)
Cadê meu celular?
Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo
Se você se aventurar (...)
E quando o samango chegar
Eu mostro o roxo no meu braço
Entrego teu baralho
Teu bloco de pule
Teu dado chumbado
Ponho água no bule
Passo e ofereço um cafezim
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim (...)
Mão, cheia de dedo
Dedo, cheio de unha suja
E pra cima de mim? Pra cima de muá? Jamé, mané!
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim.
(Samba-de-breque com arranjo distorcido gravado
por Elza Soares [A Mulher do Fim do Mundo, 2015])
Após o estudo do tema “gênero”, o professor de sociologia
propõe uma atividade sobre o problema da violência doméstica
no Brasil hoje a partir da apreciação e da análise da música
“Maria da Vila Matilde”, da leitura e compreensão da legislação
brasileira recente que trata da violência doméstica e da
construção coletiva de uma campanha contra a violência
doméstica a ser realizada na escola, em colaboração com outros
alunos e professores.
As opções a seguir descrevem corretamente os objetivos e os
métodos dessa atividade, em sintonia com os textos dos PCNsEnsino
Médio, à exceção de uma.
Assinale-a.
Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:
“Se houve alguma transformação na economia
política do capitalismo do final do século XX,
cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental
pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais
e marcas de modificações radicais em processos de
trabalho, hábitos de consumo, configurações
geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do
Estado etc.” (HARVEY, David. “Condição PósModerna”.
São Paulo: Ed. Loyola, 2001 pg.118)
Como estratégia de adaptação a essas mudanças,
vários países adotaram conjuntos de politicas
econômicas sob a égide do chamado
Neoliberalismo. No Brasil, essa influência pode ser
percebida em diversas decisões governamentais a
partir, principalmente, do governo Collor (1990-
1992). Nesse sentido, destacam-se:
I. Um maior controle do mercado financeiro por
parte do Estado e pouca autonomia para os
bancos, sejam eles privados ou estatais;
II. Privatização de grande parte das Empresas
Estatais e abertura do mercado para o Capital
estrangeiro;
III. Fortalecimento das leis trabalhistas, além de
garantias consolidadas, como um sistema
previdenciário mais forte;
IV. Diminuição do papel do Estado em todas as
áreas, inclusive na Educação com a expansão
do setor privado.
Sobre a forma como o Neoliberalismo foi
absorvido pelo Estado brasileiro nos últimos
governos, é correto no que se afirma nos itens:
Em Repensando a Antropologia, o antropólogo britânico Edmund Leach afirmou que existem dois tipos de antropólogos. Segundo ele, o “protótipo do primeiro foi Sir James Frazer (1845-1941), autor de The Golden Bough.(...) homem de saber monumental que não tinha experiência direta com a vida dos povos primitivos sobre os quais escreveu (...) O protótipo do segundo passou boa parte de sua vida acadêmica analisando dados colhidos em sua experiência de campo”. Neste caso, Leach está fazendo referência ao estudioso que inovou os estudos antropológicos com o chamado trabalho de campo, na verdade o inventor dele. Tal antropólogo é:
Entre os gregos antigos não havia uma palavra que
correspondesse ao que chamamos de trabalho. Cada
atividade era definida conforme a finalidade a qual
visava o trabalho de determinado profissional.
Nesse sentido, conforme Arendt, os gregos usavam
as concepções labor, poiesis e práxis para definir as
relações do ser humano com a transformação do
mundo. Assinale a alternativa que representa a
poiesis no contexto contemporâneo