Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.
A sociologia de Pierre Bourdieu tem como o cerne a distinção entre diversas formas de capital: o principal objetivo do autor é identificar o modo como se correlacionam essas formas para constituir a mais importante entre elas, que ele denomina capital fundamental.
Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.
Para Bourdieu, a escola reproduz desigualdades sociais por ignorar as condições sociais desiguais de seus alunos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.
Na sociedade brasileira, a violência atinge a todas as mulheres de maneira uniforme, com índices semelhantes independentemente da raça ou condição econômica das vítimas e dos agressores.
No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.
No Brasil, os negros são vítimas recorrentes de violência institucional devido ao preconceito.
A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.
A interdependência do sistema internacional pressupõe alteração em soberanias nacionais, uma vez que decisões tomadas por um Estado nacional afetam o contexto interno de outro Estado nacional.
No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.
O aumento de casos de doenças infectocontagiosas frequentemente está associado ao processo de destruição e ocupação de áreas de vegetação nativa.
A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.
Para evitar abusos perpetrados pelos empregadores, o Estado atua como regulador e fiscal das relações de trabalho.
Julgue o item seguinte, relativos à diversidade cultural.
Políticas de ação afirmativa — como cotas para o ingresso de negros, indígenas e quilombolas nas universidades — visam diminuir desigualdades sociais da sociedade brasileira.
Émile Durkheim (1858-1917) se propõe a estudar o suicídio como um fato social, defendendo a ideia de que esse fenômeno possui causas sociais e suas motivações não residem exclusivamente no indivíduo. Em sua obra “O Suicídio”, Durkheim aplica seu método sociológico explicativo com o intuito de compreender as relações de causa e efeito que se encontram por trás de uma ação vista como individual. O autor diferenciou três tipos de suicídio: o egoísta, o altruísta e o anômico. Sobre o suicídio anômico, assinale a alternativa correta.
De um lado, o pensamento de Marx é analítico, pois tenta ver a realidade tal qual ela é, interpretando-a, fragmentando-a e reconstruindo-a a partir de novos conceitos para entendê-la melhor. De outro lado, Marx apresenta um pensamento normativo por pretender uma realidade que "deveria ser", construindo um sonho, uma utopia em nome da qual seria imperativa a ação para a transformação da realidade, que ele mesmo caracteriza como injusta e perversa. Para Marx, o fim da sociedade capitalista
"O antropólogo é o astrônomo das Ciências Sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das questões que estão imediatamente próximas do observador".
(LÉVY-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. p. 422).
Levy Strauss foi, junto com Marcel Mauss, um dos principais representantes da antropologia estruturalista francesa, destacando-se por seus estudos sobre vários povos ao redor do mundo. Esses estudos contribuíram significativamente para a ciência da sociedade. Sobre as contribuições da antropologia estruturalista, é correto afirmar que
A música “Caravanas" do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, lançada em 2017, retrata um problema social contemporâneo amplamente discutido. Nelas são feitas referências a regiões da periferia do Rio, como Arará, Caxangá e Chatuba.
Após observar um trecho da música, assinale a alternativa correta.
"[...] a violência não é o único instrumento de que se vale o Estado - não se tem a respeito qualquer dúvida -, mas é o seu instrumento específico. Na atualidade, a relação entre o Estado e a violência é particularmente íntima. [...] nos dias de hoje, devemos conceber o estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física."(WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2001, p. 60). Conforme Weber, o Estado, por ter seu poder fundado na lei, assume, na modernidade, o status de instituição política fundamental. No trecho acima, é possível notar as duas principais características dos Estados modernos. São elas
A análise empreendida por Antônio Octavio Cintra sobre o regime parlamentarista evidencia sua opinião sobre este regime e o atual modelo adotado no Brasil. Sobre essa percepção de Cintra assinale a opção que corresponde corretamente ao seu pensamento:
A partir dos modelos tradicionais da administração pública e sua teoria é CORRETO afirmar que o servidor público: